Gaudiya Upasana


Gaudiya Upasya








Conclusão Sástrica sobre diferentes humores da adoração à diferentes Deidades (upasyas) de acordo com os Gaudiya Vaishnava Acharyas .


Muitos devotos tem dúvidas acerca das diferentes deidades adoradas em diferentes Gaudiya Maths e o humor devocional manifestado em cada deidade adorável (upasya). Certamente é um tema bastante complexo e tentarei esclarecer com a luz vinda Dos Acharyas prévios, quem são auto-refulgentes e também oniscientes e quem deliberaram sobre este assunto em seus livros e artigos acerca da natureza de Vraja Bhakti de acordo com os ensinamentos de Sriman Mahaprabhu e seus associados.

As perguntas mais freqüentes são: “Por que na maioria das Gaudiya Maths não adora-se Nityananda Prabhu ou Gour Nityananda?”

Primeiramente devemos compreender quem é Nityananda Prabhu. Gurudev costumava dizer que : ‘Nityananda Prabhu ke guru-tattva he.’ ‘Nityananda Prabhu é o princípio de sri guru tattva.’ Em outras palavras, Nityananda Prabhu é a personificação do nosso Guru Varga, todo nosso Guru Varga provém de Baladev Prabhu, quem é não diferente de Nityananda Prabhu, eles são Nitya siddhas que manifesta-se de Sri Baladev Prabhu em Golok Vrindavan. Por isso costumamos dizer ‘Jay Sri Sri Guru Gouranga”. Pode ser compreendido ‘Jay Nitai Gouranga’, pois Sri Guru é não diferente de Nitai.

Então, todos estão certos?

Srila Bhakti Raksak Sridhar dev Goswami Maharaj e Sri Gurudev falaram sobre isso. Eles disseram que para desenvolver o humor de Vraja, devoção por Radha Govinda em Vrindavan, a qual é a especialidade do prema distribuído por Mahaprabhu, Srila Bhaktissidhanta Prabhupad instalou em todas Gaudiya Math, apenas as deidades de Mahaprabhu e Radha Govinda. Porque? Nityananda Prabhu é Baladev Prabhu e Baladev Prabhu tem o humor de sakhya rasa e não madhurya rasa. Este é o ponto, Seria rasabhasa (incompatível) na linha de Mahaprabhu adorar Nitai e Gouranga Juntos.

Por que então Swami Prabhupad instalou Nitai Gouranga em seus templos, assim como Sita Ram, Jagannath Baladev Subhadra etc..?

Foi explicado pelos Acharyas prévios que para treinar os ocidentais no processo gradual de bhakti, Swami Maharaj instalou estas deidades, pois vraja prem não pode ser compreendido muito facilmentee os devotos ocidentais da época não eram familiarizados com a cultura védica. Eles também explicaram que no começo pode ser benéfico a adoração de Nitai Gouranga ou Sita Ram porém para obter vraja prem o praticante deve adorar apenas Mahaprabhu e Radha Govinda. Gurudev disse que se alguém deseja adorar Nitai Gouranga, então deve faze-lo em um altar separado ao de radha Govinda, se não ocorre rasabhasa (mistura de rasas, madhurya com sakhya) e isto é não positivo para bhakti-rasa.






Por que devemos concentrar apenas em madhurya rasa?

Foi dito por Visvanath Chakravarti Thakur, o protetor da nossa Sampradaya

Aradhyo bhagavan vrajesh tanayas
Tad dhama vrndavana
Ramyas kascid upasana
Vraja vadhu vargena ya kalpita

Srimad bhagavatam pramanam avalam
Prema pumartho mahan
Sri caitanya mahaprabhu matan idam
Tatradaro na parah

“Adoramos este Senhor Supremo. O filho do Rei Nanda, Krishna, o Senhor das vacas da simples vila chamada Vrindavana. O método mais perfeito de adoração á Krishna é o que foi adotado pelas vaqueirinhas de Vrindavana. O Srimad Bhagavatam é a literatura autoritativa suprema e evidencia esta afirmação. Krishna prema (amor puro por Deus) é a maior riqueza da vida humana, vai além da religiosidade mundana, desenvolvimento econômico, gratificação dos sentidos e liberação impessoal. Esta é a opinião de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Nós aceitamos apenas esta suprema conclusão. Não temos inclinação e nem respeitamos qualquer outra, enganadora opinião.”

Aqui fica claro que a especialidade de Mahaprabhu foi a distribuição de Vraja Bhakti. Tal elevada concepção Vaishnava foi causa do Aparecimento de Mahaprabhu nesta kali yuga. Krishna viu que à não ser que ele mesmo viesse na forma de devoto, ensinar o processo de adoração à radha krishna em Vrindavan, ninguém iria saber as glórias de radharani e Vrindava-dham. Maha Vishnu Advaita Acharya pode dar Vaikuntha Bhakti, devoção regulada, Nara Narayana pode dar devoção por Krishna, porém bhakti no humor das gopis, apenas Mahaprabhu pode dar e foi com este fim que ele veio à este mundo nesta mais afortunada Kali Yuga, a melhor das eras!

Então visando desenvolver nossa devoção por Radha Govinda em Vrindavan, os Acharyas vem proclamando as glórias de Srimat Radhika e Sri Vrindavanachandra Sri Krishna. Por isso eles nos incentivam a adorar unidirecionadamente, Sriman Mahaprabhu e Radha Krishna. Pela misericórdia de Sri Gurudev, isto pode ser possível um dia, que seguindo este processo, vraja prem manifesta-se em nossos corações e nossas vidas sejam coroadas com o amor devocional liderado por Srimati Radharani e suas associadas. A parte disso, não há outro objetivo para os Gaudiya Vaishnavas.

Foi declarado por Sri Bhaktivinod Thakur em suas canções.

‘dhamera svarup sphuribe nayane haibo radhara dasi’

Ó quando! Quando me tornarei um real varaja vasi e me tornarei uma serva de Sri Radhaji?

Tambem no Tulasi arati

‘seva adhikara diye, koro nija dasi ...


‘ Ó Tulsi devi, dê-me qualificação para me tornar uma dasi, uma serva de Sri Radha.’

É importante lembrar também, que tal elevado humor de adoração é muito raramente obtido até mesmo para Shiva e Brahma. O aspirante sincero não vai querer ‘pular no oceano sem antes aprender a nadar’ e mesmo sem qualificação, vai orar: “Ó Krishna, não sou qualificado, ainda sim desejo este vraja prem e radha dasya” este é meu único objetivo nesta vida e com a ajuda e proteção de meu Gurudev, um dia este sentimento elevado de devoção manifestará em meu coração pela Graça do meu afetuoso Guardião.



Baladeva Das Brahmachari

Nenhum comentário:

Postar um comentário