Unidade na Diversidade- Harmonia sem fanatismo.



Raios de Harmonia
Jornal mensal da Sri Keshavji Gaudiya Math (B.H) N: 41 – Líder Yuga Acharya Sri Srimad Bhaktivedant Narayan Goswami Maharaj – Tel: (31) 32259035 – nabadvip@gmail.com – baladev


Unidade na Diversidade - A visão não-fanática

  Este é o primeiro de uma série de artigos que resultará mais tarde em um livro onde vários versos e passagens de várias escrituras religiosas (Vedas, Bíblia, Korão e Toráh) e seus respectivos profetas serão citados visando compreender melhor o objetivo da fé, religião e harmonia que há entre elas, os quais não podem ser diferentes entre si, pois Deus é um só, não pode ser dois.
Para aqueles engajados em gratificação dos sentidos (desfrute mundano) é impossível obter compreensão lúcida de tais escrituras, por ter sido elas escritas por mensageiros de Deus fidedignos, os quais são transcendentais ao nosso material intelecto. Tais profetas e suas palavras estão além do material intelecto humano e por isso requer uma alma rendida e dedicada para se compreender e harmonizar os diferentes pontos de vista por eles citado. É necessário também para este fim, que o estudante sincero analise as aparentes contradições entre eles de forma não partidária, primeiramente com a tése, antítese e por fim síntese (harmonizando as aparentes contradições). Por esta razão, Jesus cristo disse que “Deus escreve certo por linhas tortas”. Infelizmente, movidos por desejos mundanos, vários falsos mestres e religiosos interpretam as escrituras da maneira que eles próprios desejam. O mensageiro do Vaishnavismo (religião mais conhecida na Índia), Srila Bhaktivinod Thakur escreveu o seguinte no seu livro Bhakti tattva vivek: “Várias idéias errôneas estão sendo pregadas em nome da devoção pura, simplesmente para satisfazer os desejos ocultos de algumas pessoas”. Aqui, separamos duas destas erradas pregações. A primeira cita como o fanatismo leva a pessoa a pensar que ela é melhor do que a outra simplesmente porque é vegetariana. Elas dão mais ênfase à alimentação do que propriamente a fé, que é a base de tudo. Sobre isto, após perceber a mentalidade de alguns ‘devotos’ Srila Swami Prabhupad escreveu o seguinte em uma carta a um dos seus discípulos:

"Por favor, não imprimam na nossa BTG nenhuma imagem que mostra como a vaca é morta. Não estamos aqui para mover o sentimento das pessoas contra a matança de animais. Não somos nem Budistas nem Jainistas cuja principal propaganda é ir contra a matança de animais. Até mesmo os assim chamados vegetarianos que não tomam Krishna prasada são tão pecaminosos quanto os não-vegetarianos. Nossa propaganda é diferente, é fazer com que as pessoas se tornem conscientes de Krishna, o que automaticamente faz com que qualquer pessoa se torne contrária a qualquer tipo de matança de animais. De acordo com o Srimad Bhagavatam, uma entidade viva subsiste de outra entidade viva, seja ela vegetariana ou não-vegetariana. Mas não somos nenhum destes dois. Não somos vegetarianos ou não-vegetarianos. somos transcendentais. Estamos interessados em krishna prasada (alimentos oferecidos a Krishna). Tentem popularizar Krishna prasadam como voçês mesmo aderiram. As pessoas automaticamente se tornarão vegetarianas sem nenhuma propaganda de cadáveres."
Srila Prabhupada- carta a Rayayama, 18 de Novembro de 1968
    Fica claro, pelas palavras de Srila Swami Prabhupad, que o objetivo maior referente a alimentação é a fé (pois evitar matança de animais se torna natural desde que haja fé e compaixão) e não simplesmente a alimentação por si só, mesmo que esta seja benéfica para a prática da devoção pura. Em várias escrituras védicas (Manu Smriti) e também na Bíblia, permite-se o consumo de carne em  certas ocasiões, para aqueles ainda não preparados para tal dieta. Estaria Jesus ou Manu errados ao criar tal concessão para os que não ainda preparados para tal? Ou estavam eles, com imensa compaixão, ajudando tais pessoas a progredirem rumo a Deus de forma gradual? Com certeza, a segunda opção é lógicamente correta. Assim, nunca devemos criticar aqueles que não são vegetarianos e nunca devemos tentar mudá-los radicalmente, mas sim devemos enfatizar que a fé é o elemento mais importante e que esta fé pode ser encontrada em qualquer pessoa ou religião, seja ela vegetariana ou não. Por isso, Jesus uma vez disse: “O mais importante é o que sai da boca, e não o que entra” Com isso ele não estava pregando a matança de animais, e sim enfatizando que a fé, atitudes e a intenção são mais importantes. Que nunca devemos usar nossa boca para criticar ninguém, seja ela religiosa ou não. Sobre isso, Srila Gurudev escreveu: “ Seja muito cuidadoso. Não critiquem devotos ou não-devotos. Primeiro, veja sua própria condição e então tente se purificar. Há alguma luxúria em você? Há coisas ruins em você ou não? Preocupe apenas com isso; não se preocupe com os outros. Deus é responsável por eles. Você não pode fazer nada para ajuda-los, então você não tem o direito de criticá-los.” Pelas declarações da Bíbia e dos Vedas, fica claro que a fé  e as atitudes (corporais ou verbais) é o principal na vida religiosa. A matança de animais é permitida para certa classe de homem em certas circunstancias e rituais, coisa que também não é praticada pela maioria dos assim chamados ‘cristãos’. É devido ao mau exemplo dado por estes ‘religiosos’ que hoje há guerras entre os povos. Um não respeita a religião do outro, as regras das outras e seus profetas fidedignos. São fanáticos e sectários a ponto de afirmar “Apenas a minha religião é verdadeira”. Com um pouco de sinceridade e dedicação, não é difícil pensar diferente e ver a harmonia que há entre elas e seus mensageiros. O bom religioso nunca se empenhará a mudar a religião do outro pois sabe que Deus é um e que os profetas de cada uma delas, é fidedigno (Pregaram de acordo com a necessidade do tempo). Qualquer religião fidedigna (Cristianismo, Islamismo, Vaishnavismo ou Judaísmo) se seguida de forma estrita e sincera, dará um resultado bom, não há dúvida. Na passagem abaixo, cita-se passagens Bíblicas que comprovam a importância da fé acima de tudo:

Novamente, Deus deu à humanidade permissão para comer carne depois do Dilúvio (Gênesis 9:3). Na Lei do Velho Testamento, a nação de Israel foi comandada a não comer certos tipos de comida (Levítico 11:1-47), mas nunca foi proibida de comer carne. Jesus declarou que todas as comidas, incluindo todos os tipos de carne, tinham sido purificadas (no altar sacrificial) (Marcos 7:19). Como com qualquer outra coisa, cada Cristão deve orar e pedir a Deus por direção quanto ao que Deus quer que comam. Qualquer coisa que tal pessoa decida comer é aceitável a Deus contanto que agradeçam a Ele por ter providenciado alimento (1 Tessalonicenses 5:18). 1 Coríntios 10:31 declara: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." (Jesus também não permitiu que vários tipos de animais sejam mortos e comidos sem oferecê-los no altar de sacrifícios juntamente com outras regras)

  A passagem da história de Cain e Abel também é muito interessante. Cain ofereceu alimentos vegetarianos a Deus e Abel ofereceu um animal. Deus aceitou o cordeiro e rejeitou a oferenda vegetariana de Abel. Por quê? Porque para Deus, a intenção por trás da ação é o mais importante. É a fé que move montanhas e não apenas hábitos externos ‘puros’. Isto não significa também que nenhuma regra deva ser seguida. Deve-se seguir, porém com a intenção interior pura, e sem fanatismo. De fato, alguns usarão deste argumento para manter seus maus hábitos audaciosamente declarar que: “Não importa meus hábitos, minha intenção e meu amor é puro de coração”. Porém, Deus está dentro de cada um de nós como super-alma, não há como enganá-lo.

   O segundo assunto a ser tratado, é a errônea interpretação de um dos versos do Bhagavad Gita. Srila Gurudev explicou em detalhes sobre este verso:

  [Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Alguns devotos me disseram que quando eles leem o Srimad Bhagavatam, e especialmente os significados dados por Srila Bhaktivedanta Swami Maharaj, eles perdem a fé na consciência de Krishna por que os significados nos leva a entender que mulheres são inferiores e as pessoas negras são todas sudras e que bhakti não pode ser dada a eles pois não são qualificados para receber bhakti. Muitas pessoas que foram da iskcon largaram tudo por causa disto.

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Sobre isto, quero dizer a todos vocês que na Bhagavad Gita está dito:

Nesta hora, Srila Narayan Goswami Maharaj chama Padmanabha Maharaj para ler a tradução do Bhagavad Gita, edição de 1972 de Srila Prabhupad, o qual contém certos versos e significados que alguns devotos tem dúvidas.

[Padmanabha Maharaja: É dito no capítulo 9, verso 32 do Bhagavad Gita:

mam hi partha vyapasritya
ye 'pi syuh papa-yonayah
striyo vaisyas tatha sudras
te 'pi yanti param gatim

Krishna diz: “Ó filho de Partha, Arjuna, aqueles que se refugiam em mim, mesmo que sejam de baixo nascimento – mulheres, vaisyas (comerciantes) e sudras (trabalhadores) – ainda sim eles podem obter o destino supremo.”

(A mudança da entonação da voz de Padmanabha Maharaj indicando um ponto depois da palavra ‘nascimento’ e antes da palavra ‘eles’ indica que as mulheres, vaisyas e sudras estão entre os ‘papa yonis’ pessoas de nascimento baixo.) Ouvindo isso, Srila Narayan Goswami Maharaj disse:

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Isto está errado. O que você explicou está completamente errado. Por isto eles estão confusos e cheio de dúvidas.

[Madhava Maharaja:] Foi editado novamente pelos discípulos.

[“No outro dia, Srila Narayan Maharaj explicou porque a edição do Bhagavad Gita como ele é, do ano de 1972 foi editada incorretamente. Ele disse: “Gostaria de explicar algo sobre minha aula de ontem. Na Gita, Sri Krishna fez um estatuto sobre as mulheres. ‘mam hi partha vyapasritya ...’ Qual é o significado? Srila Swami Maharaj escreveu: “Ó filho de Pritha, qualquer pessoa que tomar refúgio em mim, não importa se seja mulher, mercador ou nascida em família baixa, ainda sim pode alcançar o destino Supremo.” Esta é a tradução do Bhagavad Gita como ele é - edição 1968. Tudo está claro aqui. Então, na edição de 1972, a tradução foi modificada e se tornou “Gita como ele não é.”]

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Mam hi partha vyapasrtya - Depois da palavra ‘papa yoniya’ (espécies pecaminosas) deveria haver uma vírgula. A idéia é que quando há um grupo de palavras dentro de um traço - entende-se que todas as palavras do grupo se encontra na mesma categoria. Por exemplo, “Lá existe várias árvores -palmeiras, macieiras, pêra- e todas são muito bonitas.” Todas as palavras depois do traço ou travessão são espécies de árvores. Então, colocando um traço ao invés de vírgula depois da palavra ‘papa-yoniya’; mulheres, sudras e vaisyas também se tornam papa-yoni. Colocando uma vírgula depois de ‘papa-yoni’, colocaria mulheres, sudras e vaisyas em suas próprias categorias separadamente.

Stri. Mulheres, não são ‘papa yoni’. Sudras também não são ‘papa yonis’. Quem são papa yonis?

O Srimad Bhagavatam explica isto:

“Kirata, Huna, Andhra, Pulinda, Pulkasa, Abhira, Sumbha, Yavana, membros da raça Khasa e até mesmo outros viciados em atividade pecaminosas podem ser purificados por tomar refúgio nos devotos de Deus, devido ao Seu poder Supremo. Eu ofereço minha respeitosas reverências a Ele.” (S.B – 2.4.18)

Kirata, Andra, Huna – estes são papa yoni, porque eles não tem consciência de Krishna. Eles comem ovos e carnes, e eles bebem muito vinho e alchool. Eles fumam e engajam-se em várias outras atividades pecaminosas. Estes sim, são papa yonis.

Para stri – mulheres;  apenas foi dito que elas tem um período mensal de impureza (menstruação). Elas não são inferiores. Papa-yoni não tem o significado que pensamos que tem.

Quem é Narada Rsi? Em qual classe ele nasceu? Narada era um dasi-putra, o filho de uma serva (empregada). Era ele de classe baixa? Srila Vyasadeva também nasceu do ventre de uma mãe sudra, Prahlada, era filho de demônio ateu e Vidura também nasceu de uma mãe sudra e há tantos outros como eles. Devemos rejeita-los?

[Srila Narayana Gosvami Maharaja Olha o Gita de 1967 novamente, o qual contém os versos e significados que alguns devotos tiveram dúvidas.]

No Srimad Bhagavatam, 1.9.48, no livro que contém o verso e significado originais, nada disso foi escrito – que mulheres são menos inteligentes, ou que elas não podem performar bhajana ou que elas são luxuriosas e os homens não. Homens também são luxuriosos. É a alma que vem a este mundo eum uma forma de homen ou mulher, então todos são iguais (almas).

[No dia anterior Srila Narayan Goswami Maharaj explicou mais sobre isto: “Se mulheres são de consideradas ‘classe baixa’ e de inferiores em inteligência, como põde as gopis vencer até mesmo Krishna em jogo de palavras, esportes e até mesmo em artes marciais? Porque nosso Guru-Parampara começando por Brahma e Narada adoram as gopis? Por que Sri Chaitanya Mahaprabhu, quem é o próprio Krishna, adotou o sentimento de Radhika? Radhika sempre ganha de Krishna em inteligência, beleza e em todos outros aspectos. Se mulheres são piores, por que os Gaudiya Vaishnavas querem se tornar gopis? Queremos servir Krishna e Radhika em forma femininas, não em forma masculina. Como então pode ser possível que a forma feminina é inferior? Não pense isto.”

 (Aqueles que realmente desejam trilhar o caminho da devoção ou religião pura, deve inquirir sobre a Verdade com o sincero intuito de compreensão lúcida das escrituras. Sem tal compreensão é impossível a prática religiosa ou espiritual. Um cego não consegue trilhar nenhum caminho sozinho. E se um cego guia outro cego então o resultado é ainda pior)




Nenhum comentário:

Postar um comentário