Chegando ao objetivo.

  Hoje em dia, há várias concepções sobre o processo no qual podemos ser felizes. Cada indivíduo pensa ser o mais inteligente e o processo por ele adotado para o caminho da paz ser o mais indicado. Porém, quase sempre o resultado é o inverso e neste artigo vamos relatar o porque do resultado oposto de acordo com a perfeita palavra dos Vedas. No plano transcendental, nas literaturas sagradas e nos devotos puros de Deus, não há engano, imperfeição ou lamentação. Alí o resultado de uma prática seguida com sinceridade e em acordância com as escrituras é só um - paz mental e êxtase-felicidade interna.

   Partindo do plano mais grosseiro de vida, encontramos aqueles que procuram a felicidade em coisas mundanas como riqueza, desfrute do sexo oposto e fama. Estes são chamados no Bhagavad Gita de karmis, mais precisamente na grande maioria das vezes praticam vikarma (ações pecaminosas que não se apoiam nas escrituras e tem como objetivo o desfrute pessoal).
Tais pessoas se julgam muito inteligente principalmente quando conseguem ficar ricas, tem um bom e bonito parceiro (a) ou conseguem ficar famosas. Infladas pelo orgulho pessoal não conseguem perceber que a cada dia a morte está mais perto e que a tão sonhada paz fica cada vez mais longe. Gita -Verso 39 Cap.3 " Ó Arjuna, o verdadeiro conhecimento da entidade viva é coberta pelo seu eterno inimigo na forma da luxúria (desejos materiais). Este desejo queima como fogo e jamais pode ser saciado". As vezes, se sentido desoladas e insatisfeitas, elas procuram refúgio nos momentos 'felizes' e descontraídos que as drogas proporciona, porém como tudo neste mundo tem um começo e um fim, o resultado também é negativo após a 'onda boa' vem a depressão, cansaço e lamentação. Ainda sim, devido a ausência de verdadeira humildade para com a Verdade Suprema, a não realização da atual e caótica situação neste mundo e desejando manter uma certa posição social, buscam desesperadamente o desfrute mundano na esperança de um dia se tornar feliz. Basta olharmos para as pessoas ao nosso redor para vermos que aqueles que trilham este caminho, tem o resultado justamente inverso ie. insatisfação, tristeza, vazio e aflição. No final de suas vidas, lamentarão a ausência de discriminação entre o que é certo ou errado, pois o Superintendente da Morte estará os esperando para aplicar a punição necessária para a evolução do ser infiel.Gita verso 7 Cap.16 diz: "Aqueles que tem propensão demoníaca não compreende o benefício das atividades piedosas e também não controlam seus vícios." Gita verso10 Cap.16 diz: "Direcionados pelo insaciável desejo e cheios de hipocrisia, orgulho e arrogância, estas pessoas iludidas sempre anseiam por objetos temporários." e Gita verso 19 Cap16: "Porque invejam as pessoas santas, eu perpetuamente prendo estas pessoas cruéis e degradadas que performam os mais inauspiciosos atos, na mundana existência do inferno nas várias espécies de vida demôníaca".

   No domínio do karma (karma-yoga-bom karma) também temos aqueles que performam  todas as suas atividades em acordância com alguma escritura divina ie.- (Bíblia, Toráh, Korão ou Vedas) e não desejam os frutos do próprio trabalho. O Bhagavad Gita diz que tal trabalho (karma) é benéfico pois qualquer atividade feita para satisfazer Deus sem esperar por nada em troca há ta,bém um pouco de devoção (Bhakti- karma-misra-bhakti- karma com um pouco de bhakti). Seguindo este caminho, gradualmente a pessoa se qualificará para um dia praticar bhakti-yoga pura (Suddha-Bhakti). O maior problema hoje, é que a maioria das pessoas se dizem seguidoras de Jesus, Maomé etc.., porém não seguem estritamente suas instruções e também criticam a outra religião, considerando que 'só a minha salva'. Nos Vedas aprendemos que devoção significa seguir a palavra do mestre. Devoção onde não se segue a ordem divina e apenas pratica-se o que 'me convém' , na verdade é auto-enganação e não trará resultado algum. Não só as pessoas comuns, mas vários ditos 'mestres' de hoje se auto-enganam e enganam os outros. O destino de tais impostores e seus cegos seguidores é apenas o inferno segundo todas as escrituras autorizadas. yadi vaisnava aparadha uthe hati mata upade va cinte tar sukha yaya patha (Padma Purana).

   Avançando um pouco, encontra-se aqueles que procuram Deus através do conhecimento sagrado ou especulativo da Divindade. Infelizmente, a maioria procura compreender Deus de acordo com seu próprio intelecto e mente, os quais apesar de serem sutís são também materiais e vulnerável a falha e imperfeição. Nem sempre o que pensamos ser real, realmente é. Através da percepção direta de algo ou algum assunto espiritual ou religioso é muito difícil chegar a conclusão verdadeira. Por exemplo: As vezes uma pessoa vê um casal da mesma idade andando na rua. Pela percepção direta ela pensa muito certa que 'Oh, olha o casal'. Porém, pode ser que após um tempo através de alguém ou alguma situação ela vem a saber que as duas pessoas eram irmão e irmã, e não um casal de namorado. Assim, se até mesmo para coisas materiais, nossa percepção é falha, o que dizer de assuntos e tópicos transcendentais, os quais não pode-se sequer 'ver' o objeto diretamente! Tais pessoas são chamadas nos Vedas de jnanis (ghyanis) ou especuladores mentais. Eestes tentam compreender a Verdade Suprema de acordo com o próprio intelecto. O resultado sempre é o inverso-compreendem por fim que Deus é apenas um vazio ou uma luz- ou seja, se tornam ateu, não acreditam que Deus é uma pessoa e que este mesmo Deus é o criador de tudo e de todos. Entre eles estão os budistas e impersonalistas. O destino deles é lamentável pois nunca serão capazes de ver a Suprema Personalidade de Deus em pessoa e sentir a felicidade provinda da associação com a Entidade Divina Suprema. Serão deprivados do reino de Deus. Se analizamos bem, vemos que tudo que é ensinado no ocidente hoje, tem como base esta filosofia- seja na ciência, cosmologia, geografia etc... A base ensinada hoje é que Deus não existe em pessoa, o mundo foi criado através de explosões e a vida veio da combinação de elementos materias. Embora os cientistas ainda continuem enganando o povo dizendo que 'estamos tentando, em breve criaremos vida em laboratório e acabaremos com a morte', ainda sim, como há milhões de anos, as pessoas continuam nascendo, adoeçendo, ficando velhas e morrendo! A lei de Deus é imutável e autocrata: todos que nascem aqui terão que morrer e sofrer o resultado das más ações. Gita- Verso 4 Cap.14 diz: "Ó filho de Kunti, esta imensa natureza (criação) material é a mãe da qual todas as espécies de vida nascem de seu ventre, tais como os semi-deuses e animais, e Eu sou o pai-aquele que dá a semente". e Gita verso 19 Cap16: "Eu perpetuamente prendo estas pessoas cruéis e degradadas que performam os mais inauspiciosos atos, na mundana existência do inferno as colocando nas várias espécies de vida demôníaca".

   Ainda relacionado com o conhecimento, existe uma maneira autorizada de obtê-lo sem que sejamos iludidos por falsas concepções, como? É simples, basta aceitar a palavras das escrituras através de um mestre auto-realizado nesta ciência. Uma criança sozinha não pode falar com certeza quem é seu pai. Sua mãe vem e fala 'Aqui está seu pai'. Então ela aceita o fato através de uma autoridade no assunto. A autoridade Suprema do conhecimento divino é o próprio Deus, se alguém aceita esta autoridade, sem muito esforço compreenderá o que é este mundo, quem somos e como é o mundo espiritual. No Gita -Verso 34. Cap.4 o Senhor Deus instrui seu discípulo querido a como compreender da maneira correta: "Tenta compreender este conhecimento transcendental oferecendo reverência (se esticando ao solo) ao mestre espiritual fidedigno. Fazendo-lhe perguntas relevantes com uma atitude interna humilde e prestando serviço a ele, ele lhe concederá este conhecimento divino. Apenas aqueles que realmente tiveram a visão divina da Verdade Suprema e são bem versados nos significados profundos das escrituras, pode instruir você nesta ciência".Gita verso 36 Cap 4 Sri Krishna diz: "Até mesmo se você é o pior dos pecadores, você será capaz de cruzar o oceano de pecados por se refugiar neste conhecimento transcendental". Quanto a isso não há dúvidas. Vários e vários pecadores já foram salvos (Valmiki, Bilvamangala Thakur, Jagai Madhai, Pingala etc..) e vários estão sendo salvos hoje em dia, pela misericórdia divina (Mahaprabhu etc..). Então aceitando este processo de jnana-yoga, buscando por conhecimento da forma correta, a pessoa também adquire um pouco de bhakti (jnana-misra-bhakti- jnana com um pouco de bhakti) pode ser que algum dia ela se engage na prática da devoção pura e se torne eternamente feliz.


Na Bíblia, Jesus também disse "Ninguém vai ao pai sem antes vir até mim". Jesus como um enviado de Deus fidedigno podia também levar a pessoa ao reino dos céus, quanto a isso não há dúvida, sem um mestre divino ninguém pode alcançar Deus.

   Neste processo de evolução, pode ser que uma pessoa afortunada receba a fé necessária para se render completamente a Deus (saranagati- Suddha Bhakti). Este é o terceiro e último processo falado No Gita pelo Senhor Supremo. Na verdade só há este processo  de auto-realização. Quando performamos karma ou jnana yoga da maneira correta, alí há também um pouco de bhakti misturada, e é esta devoção (mesmo que diminuta) que dá o bom resultado (temporário) tanto do karma quanto do jnana. Porém através destes dois processos não pode-se chegar ao objetivo final, pois são práticas onde o benefício é temporário e não eterno, estão relacionados com o corpo (karma) e a mente (jnana) os quais são também materiais, não possuem uma conexão direta entre a alma eterna e  a Verdade Suprema (superalma). Na prática da devoção pura, o praticante devota todo seu tempo, sentidos, sentimentos etc.. para o Senhor Supremo e o próprio Senhor se responsabiliza por qualquer reação pecaminosa que o praticante venha a cometer pelo fato de ter se rendido completamente aos pés Dele. Neste momento, as atividades obrigatórias do praticante para com o mundo externo cessa de uma vez por todas e Krishna se responsabiliza por isto. Ele diz: "Não temas, rende-te a Mim e não se preocupe com nada mais." Apesar de que no começo tal prática ser também performada com os sentidos materiais, após um tempo o praticando desenvolve amor interno por Deus, o qual se manifesta na alma eterna e dá prazer espiritual devido a conexão com o Senhor Da felicidade e êxtase- Deus- Krishna. Por ser a única prática na qual o principal elemento é a alma eterna e não material, ela é descrita nos vedas como Paramartika- A religião eterna de todos os seres vivos. As outras apesar de serem benéficas até um certo ponto, ainda sim são temporárias (naimitika), terão que evoluir até chegar na devoção pura por Deus. Por isso, Deus diz Gita verso 66 Cap.18 "Abandone completamente toda forma de religião que está relacionada com o corpo e com a mente e renda-se completamente a mim. Eu vou liberar você de todas as reações dos seus pecados. Não se lamente por nada". Mas, porque nem todas as pessoas tem o mesmo de fé? Isto é descrito nas escrituras, em sanscrito se diz 'bhaktis tu bhagavat bhakta sangena parijayate sat sangah prapyate pumbhih sukrtair purva sancitah' - 'Devoção pura por Deus é obtida após muitos e muitos nascimentos, através da associação e compania dos devotos puros e auto-realizados. Quem terá tal associação divina? Aqueles que possuem créditos divinos acumulados por toda sua jornada no mundo material, através de vários serviços (diretos ou indiretos) prestados a Deus ou seus devotos, consciente ou inconscientemente, estes receberão a semente da devoção pura provinda do coração de um agente de Deus, o mestre espirtual- o filho de Deus ou Sad-Guru. Por seguir as instruções de tal agente de Deus, a pessoa começará seu processo de volta ao seu lar eterno- o mundo transcendental - espiritual- -o céu.

   Estudando detalhadamente as escrituras sob a guia de um mestre fidedigno, vemos que vários caminhos são dados para diferentes tipos de pessoas de acordo com a qualificação pessoal de cada indivíduo. Embora todos eles sejam válidos, ainda sim são temporários e não podem nos dá benefício eterno. Por isso a palavra final dada nas escrituras é "Adore o Senhor Supremo com toda sua energia, coração, corpo, inteligência e tudo mais, desenvolva sua relação amorosa com este Senhor Supremo e você se libertará de todos os problemas deste mundo e alcançará o êxtase divino no mundo espiritual".

       ei navadwip dhama sarva dhama sar ekhone hoile kali pavana avatar


     Esta era de kali é a melhor de todas. Mahaprabhu apareceu!!! Gour Hari Bol!!!

    dina baldev

Nenhum comentário:

Postar um comentário