A diferença entre canto devocional e canto do desfrute sensorial. por Srila Bhaktissidanta Saraswati thakur



Maha mantra e kirtan

 (Extraído da biografia de Srila Keshav Goswami escrita por Srila Gurudev)

   Em 1933, foi celebrado o viraha-mahotsava de Srila Bhaktinod Thakur em seu samadhi-mandir em swananda-sukhada-kunj, Sri Godruma. Srila Prabhupad estava presente acompanhado por seus discípulos, entre eles Vinodbihari Brahmachari também estava presente. Vaishnavas proeminentes de toda Bengala se reuniram neste festival e Srila Prabhupad deu a Sri Vinodbihari a responsabilidade de atender os convidados especiais.
   O honorável Sri Sitanath Bhaktitirtha, um discípulo de Sri Bhaktivinod Thakur, era considerado um excelente kirtaniya (cantor de canções devocionais) e era perito em todos os tipos de raga, ritmos, entonações e modulações de voz. Também era perito em tocar harmonio, esaraj, vina, mrdanga, tabla e outros instrumentos. Após o festival, Bhaktitirtha prabhu sentou-se do lado de Sri Vinodbihari e começou a cantar. Ele começou cantando o maha-mantra em vários ritmos com acompanhamento do harmônio e modulava sua voz de tal maneira que ele demorava de dez a quinze minutos para pronunciar as dezesseis palavras do hare krishna maha-mantra desde o primeiro hare até o último hare. Além disso, ele gesticulava excessivamente com suas mãos para exibir seus sentimentos devocionais.
   Pouco depois, quando Sri Vinodbihari Brahmachari estava com Srila Prabhupad, Prabhupad o instruiu: “Você escutou o kirtan? Você poderia ter pronunciado o maha-mantra cinqüenta vezes durante o tempo que ele demorava a pronunciar ‘hare krishna’ uma só vez. Aqueles que não têm gosto pelo santo nome e sua deidade adorável, estão apegados apenas ao canto com diferentes entonações melódicas para sua própria felicidade pessoal. Eu chamo esse povo de tal-thoka sampradaya (pessoas que só estão interessadas no ritmo e não no sentimento devocional). Nossa inércia e todos os tipos e impurezas podem ser erradicados se cantamos o maha-mantra com fé e em voz alta. Todos os nossos desejos serão satisfeitos se cantamos da forma correta. Os membros da tal-thoka sampradaya estão enredados completamente no benefício material, no desejo de ser adorado e na fama. Os Vaishnavas puros sempre ficam longe disso e executam sadhana do krsna-nama com muita fé e concentração. A forma, passatempos transcendentais e qualidades de nami-prabhu se manifesta no coração daqueles que realizam nama-sankirtan desta maneira. Amor puro por Deus só pode ser despertado através do canto apropriado”. Através deste incidente, Jagad Guru Srila Prabhupad ensinou a seu qualificado discípulo, como deve ser performado o nama-bhajana.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário