A única resposta satisfatória - Sri Gurudev

Por um propósito maior


[Na Holanda em julho de 1997, um dos coordenadores do comitê contra abuso de crianças na ISKCON perguntou a Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaj a seguinte questão.]

“Srila Swami Prabhupad é uma alma perfeita e realizada e conhece tudo. Então, como ele pôde permitir que todos estes tipos de abuso continuassem por tantos anos nos gurukulas da ISKCON durante sua própria presença física?”

Ele sabia de tudo

Srila B.V.Narayan Goswami: Este é um tópico profundo. Srila Swami Maharaj concedeu sanyassa a muitos dos seus discípulos e muito em breve quase todos caíram (abandonaram a ordem renunciada). Há uma dúvida sobre se ele sabia que eles cairiam ou não. Se ele era um sarva-jnan, conhecia todas as coisas, ele deveria saber disto naquele tempo. Como ele pôde conceder sanyassa a pessoas falsas que cairiam logo depois? Se ele fosse sarva-jnan, ele deveria primeiro saber das qualidades da pessoa e então lhe dar sanyassa. Você realiza este fato que ele era um shakti-avesh-avatar- emponderado por Deus para o propósito de pregação do serviço amoroso devocional ao Casal Divino as pessoas em geral?
Você terá que entender como ele é mugdhata (possui certo tipo de confusão espiritual e falta de conhecimento) e ao mesmo tempo sarva-jna (conhece tudo e todas as coisas). Se estas duas qualidades não estavam presentes, então ele não poderia ter ajudado as pessoas deste mundo. Por isto é que sua Nara-lila- passatempos como um ser humano comum está acontecendo. Existem estas duas substâncias na raiz de Nara-lila- mugdhata e sarva-jna.
Você sabe que Krishna é a Perfeita Suprema Personalidade de Deus? Não há dúvida sobre isto porque isto está escrito nas escrituras como Ramayana, Mahabharata, Vedas e Upanisads. Krishna é sem dúvida a Suprema Personalidade de Deus, e Ele é também sarva-jna. Porque então ele não pôde controlar Seu ambiente? Ele sabia que a guerra de Kuruskhetra aconteceria. Se Ele é sarva-jna ele saberia que a batalha do Mahabharata aconteceria. Ele teria alertado os Pandavas a não jogar. Porque ele não os alertou? Ele poderia ter pensado: “Devo dize aos Pandavas. Ó! Um grande problema virá com isto, então não jogue este jogo.” Ele sabia de tudo. Porém se Ele os avisasse, a batalha do Mahabharata não aconteceria, e o plano de Krishna não teria sido exitôso.
Através deste nara-lila, Ele jogou muitos jogos, e Ele fez muitas e muitas coisas boas para este mundo. O Bhagavad Gita se tornou eternamente manifesto. Ele também deu uma lição a todos para não jogarem dados (jogo de azar). Krishna sabia que por causa deste jogo de dados haveria uma tentativa de despir Draupadi. Porque ele permitiu isto? Devemos considerar tudo isto.
As palavras de Krishna sempre são verdadeiras
Krishna sabe o que é verdade e o que é falso. Asvatthama não havia morrido, então porque Krishna declarou que ele estava morto? Krishna pediu para Yudhistira Maharaj: “Você deve dizer que Asvatthama está morto”. Isto era verdade ou mentira? Apenas raros devotos podem saber que isto era verdade. Noventa e nove por cento das pessoas vão pensar que Krishna estava falando mentira, e tais pessoas não são qualificadas para realizar o que Krishna estava falando. Na verdade isto era verdade. Não apenas Asvatthama, mas todos estavam mortos. Krishna mostrou a Arjuna que todos estavam na boca da Sua forma universal, esmagados em Seus dentes e mortos. Bhisma Pitamah, o Grande Avô Bhismadev estava morto, e todos os outros estavam mortos. Krishna e Seus devotos podem fazer algo que consideramos como sendo impróprio, mas na verdade Suas atividades são sempre corretas e apropriadas. O que Krishna disse era verdade, e todas as outras coisas eram falsas. Yudhisthira Maharaj estava dizendo que Asvatthama- o elefante, estava morto e Krishna dizia: “Você deve dizer que Asvatthama- o guerreiro, está morto”.
O que Krishna falou era verdade. Era verdade porque Asvatthama realmente estava morto. Krishna fez isto desta maneira. Ele criou todo o universo e Ele criou Asvatthama. Ele já havia matados todos e parecia que todos estavam se matando entre si.
Você está morto ou vivo? Se você pensa: “Eu sou este corpo”, então você está morto. Porém, se você realizou que você é alma, então você não está morto. Todos estavam pensando deste jeito: “Eu sou este corpo e Asvatthama é o corpo, e ele está vivo”. Mas na verdade, eles mesmos e todos os outros já estavam mortos. Aqueles que estão vivos pensam: “Eu sou alma. Eu não nasço nem morro. Eu não me lamento e não tenho nenhum problema”.
Uma pessoa usará um espinho para remover outro espinho que perfurou seu pé. E então ele irá dispensar ambos os espinhos. Você deve entender isto muito seriamente. Você deve saber que Krishna também fez isto. Similarmente, quando os devotos muito poderosos vêm, até mesmo se algumas pessoas não são qualificadas para certas posições, ainda sim ele lhes dá posições e através deles, ele prega em todos os lugares e faz muitas coisas. Depois disso, ele os ‘joga fora’, e apenas devotos permanecem. Você compreende o que estou dizendo? Há espinhos no nosso pé e também espinhos pelo qual removemos aqueles outros espinhos. Ambos são espinhos e nenhum deles é realmente devoto, mas o Guru terá que desempenhar um papel com eles para poder pregar em todos os lugares. Krishna e Srila Swami Maharaj foram exitosos nisto. Se aqueles que participaram do gurukula não são ofensivos, eles terão algumas boas impressões no coração ou através de sadhu sanga – associação com pessoas santas que estão sempre absortas em consciência de Krishna.
Vemos que em Dwaraka, Samba e outros estavam cometendo ofensas a Durvasa Muni, Narada Muni e outros santos que estavam reunidos em Pindaraka. Krishna sabia de tudo. Porque Ele não avisou todos os garotos a não serem ofensivos? Há algo que não podemos compreender em tudo isso. Similarmente, Srila Swami Maharaj conscientemente fez tudo isto para o benefício do mundo inteiro e todo universo. Ele deu misericórdia a todos.

Eles têm impressões eternas

Mesmo que alguns não compreedam isto, ainda sim ele os ajudará. Aqueles que participaram dos gurukulas, performaram más atividades em vidas passadas. Se eles não tivessem entrado em contato com Srila Swami Maharaj e ao invés de ir ao gurukula ele fossem para qualquer outra escola, a mesma reação kármica teria chegado até eles devido à suas atividades passadas. De fato, algo muito pior teria acontecido com eles. Também, eles não teriam a ótima oportunidade de ter associado com um devoto puro, de receber prasada de suas mãos, de receber tanta misericórdia dele, e de ter a chance de executar atividades devocionais logo depois.
Nunca devemos duvidar de Krishna. Durante Seus passatempos manifestos, Kamsa, Jarasandha e também Duryodhana juntamente com todo seu grupo, tinham muitas dúvidas sobre Krishna. Eles pensavam que Krishna era um mau caráter: “Ele divertia-se com as gopis. Até mesmo as gopis que são casadas vão se encontrar com Ele, dançando e cantando sozinhas na noite. Além disso Ele disse tantas mentiras para Sua mãe e aos outros”. Assim, estas pessoas demoníacas criticaram Krishna porque não tinham nenhuma devoção e então não puderam realizar a Verdade.
Assim como Duryodhana e outros não puderam compreender as atividades de Krishna, muitas pessoas não compreendem as atividades de Srila Swami Maharaj, que pregou por todo o mundo e distribuiu o santo nome. Ele estendeu a si mesmo para milhares de pessoas que eram viciadas e hippies. Devemos saber muito claramente que aqueles que não compreendem e procuram faltas em suas atividades não são devotos. Eles nunca foram devotos.

Considere a posição de Krishna e Seus Associados

Krishna pode levantar a colina de Govardhana e Ele pode colocar todo o universo na palma de suas mãos. Ele pode tomar veneno e Ele pode engolir fogo. Ele fez isto muitas vezes. Ele tomou bastante veneno quando estava em Kaliyadaha, e então Ele dançou com as gopis. Se você quer criticá-lo por dançar com as gopis, então você também deve ser capaz de engolir fogo. Primeiro você coloca fogo em sua boca e depois você toma veneno. Depois disso você deve levantar a colina de Govardhana. Se você fizer tudo isto, então você pode divertir com qualquer garota e eu direi que não há nenhum problema.
Considerando todos estes pontos, podemos compreender que Srila Swami Maharaj não fez nada impróprio. Ele era sarva-jna, e ele quis fazer o bem á todos. Não foi falha de Srila Swami Maharaj e sim falta do próprio karma deles cometidos em vidas passadas e também na presente. Devemos entender isto.

Não imite

Podemos aprender uma lição disto. Podemos pensar: “Srila Swami Maharaj fez isto e eu também farei o mesmo”. Primeiro, seja como o Senhor Shiva, e então tome veneno. De outra forma, se você não é o Senhor Shiva e ainda sim você toma veneno, você morrerá rapidamente sem mais tardar. Não pense que você pode imitar Srila Swami Maharaj. Tome bastante cuidado. Não tome todo este peso sobre vocês. Estas coisas são para devotos puros, Acharyas poderosos e para Krishna.
Eles já estão servindo e completamente absortos em Krishna
Hanuman pode servir o Senhor Rama vinte quatro horas por dia, e ele também é liberado. Mas Arjuna, Bhima, Nakula e Sahadev são superiores á Hanuman. Hanuman não pode tocar a poeira dos seus pés de lótus. Então Arjuna disse: “Apesar de ser a essência de todos os Upanisads, o que Krishna disse no campo de batalha conhecido como “Bhagavad Gita” é apenas ensinamentos de terceira classe.” Sri Chaitanya Mahaprabhu é o próprio Krishna e Ele disse que isto é externo. Gita é saranagati (rendição completa). Arjuna disse á Narad Muni: “O Mundo todo pensa que Krishna se tornou meu cocheiro, Ele obedeceu as minhas ordens e Ele também me deu ensinamentos únicos na forma do Bhagavad Gita. Ele deu estas mesmas instruções ao Deus do sol. Mas isto não é verdade”.
Arjuna continuou: “Porque ele se tornou meu cocheiro? Isto não foi para mim. Isto foi para o benefício do mundo todo. Foi para os semideuses e para a terra. A angustia da terra- Bhumi Devi tomou a forma de uma vaca e foi até o Senhor Brahma. Então juntamente com Brahma, ela foi até Kshirodakasayi Vishnu. Lá, Brahma entrou em transe. Na forma de Vishnu, Krishna concordou com seu pedido e disse: “Estou indo”.
“Ó Bharata! Sempre quando há um declínio da religião e aumento da irreligião, nesta hora eu manifesto minha forma eterna e perfeita neste mundo material” (Bg. 4.7)
“Isto não foi para mim. Krishna não veio para mim ou para minha família. Ele veio para estabelecer a verdade, yuga-dharma, e fazer tantas outras coisas. Não é verdade que ele foi meu cocheiro. Eu não estava querendo lutar. Ele então sentou em minha carruagem, me instruiu e me inspirou”.
As instruções do Gita foram dadas para o mundo todo. Aqui, Arjuna é o bezerro (como dito no Gita mahatmya- 6). Nós ordenhamos as vacas e tomamos seu leite. O leite não é para seus bezerros. Os bezerros tomam muito pouco do leite. Similarmente, Arjuna disse á Narada que o Bhagavad Gita não era apenas para ele.
Arjuna disse á Narad Muni: “Sou um querido amigo de Krishna. Ele concedeu estes ensinamentos para as pessoas de classe baixa, para aqueles que ainda não são devotos. Saranagati (completa rendição) é a porta de entrada de bhakti. Isto não é bhakti, mas a porta de entrada. Aqueles que seguirem saranagati entrarão na linha de bhakti e então prosseguirão para sraddha, nistha, ruchi, ashakti, bhav, prem e todos os outros estágios avançados de amor por Deus. Saranagati não é bhakti, ainda sim Krishna me disse: ‘Você deve me oferecer tudo- seu coração, mente, corpo e sentidos’. Isto é como upahasa- ridículo, para mim. Sakhas, amigos de Krishna, estão situados em um nível muito alto de devoção, mas este saranagati é externo. Se alguém deseja ser devoto, ele deve seguir saranagati. É como a porta de entrada pela qual alguém pode entrar em bhakti. Ainda sim, Krishna estava me ensinando saraganati”.
Arjuna perguntou á Narada: “Você pensa que eu não tenho saranagati; que eu não sou um associado eterno (Sakha) de Krishna?”
Narada respondeu: “Ó! Sim, você já passou de tudo isto. Você já está estabelecido em bhakti. Você não é um praticante comum e então nistha, ashakti, bhav e prema manifestou em você. Você é perfeito. Você não possui nenhum defeito, nenhum anartha, hábitos indesejáveis, nada disso. Além disso, sua bhakti não está misturada com jnana (conhecimento), karma (atividades fruitivas), yoga (meditação) e tapasya (austeridade). Você é um ekantika bhakta, possui devoção uni direcionada. As instruções de Krishna no Bhagavad Gita foram faladas para os praticantes comuns, não para aqueles que são perfeitos (siddhas)- associados eternos”.
Alguém pode vir e me dizer: “Você deve procurar um bom guru, servi-lo e oferecer tudo á ele. E você deve cantar pelo menos 16 voltas”. Isto é apropriado? Suponha que eu canto 100.000 santos nomes diariamente. Eu estou sempre absorto em bhakti, e centenas de milhares de pessoas são inspiradas por mim. Então alguém vem e diz: “Ó, se você não pode cantar 16 voltas, então você pode cantar 8 voltas diariamente e não tome vinho, ovo, peixe etc. E você não deve ter nenhuma namorada”.
Se alguém tenta me ensinar desta maneira, isto é apropriado? Eu direi a ela: “Ah, sim, sim, vou fazer isto. Vou seguir”.
Quando Krishna enviou Uddhav e depois Baladev Prabhu á Vraj, Ele os disse: “Vocês devem perguntar as gopis em meu nome: ‘Porque estão preocupadas? Eu estou em todos os lugares. Estou em seus corpos’”.
Um exemplo relevante é o do pote de barro. O pote não pode existir sem o barro. A própria construção do pote é completamente feito de barro; este barro permeia todo o pote. Se alguém retira o barro do pote, o pote ainda estará lá? Nunca.
Similarmente, Krishna diz: “Eu estou em seus sentidos, estou em todos os lugares com elas- fora, dentro, em cima, em baixo, aqui e acolá. Então diga ás gopis que Eu estou sempre com elas. Porque elas estão se lamentando? Elas devem lembrar-se de mim, cantar Meus Nomes e meditar em Mim”.
Ouvindo isto, as gopis disseram: “Oh, muito bem. Você é como o sol, dando tantas boas instruções á nós. Mas devido á estas instruções nós agora estamos sentindo tanto calor (daquele sol) que estamos queimando com suas instruções. Não podemos seguir sua instrução porque somos muito caídas. Por favor, dê estas instruções aos Rshis (sábios) e Maharshis (grandes sábios). Somos muito caídas. Não podemos lembrar ou meditar. Por isto é que você está misericordiosamente nos dizendo para meditar. Também sabemos que se alguém mantém Seus pés de lótus dentro do coração, todas as misérias se vão e ele se tornará puro. Mas nós não somos assim. Somos muito caídas. Talvez seja por isso que você está nos ensinando a meditar, cantar e lembrar – porque nunca fizemos isto”.
As gopis não podem se esquecer de Krishna nem mesmo por um só instante
As gopis continuaram falando á Krishna: “Na verdade você deve saber que queremos esquecê-lo, mas não conseguimos. Queremos nos esquecer de Você porque você se esqueceu de nós. Não queremos pensar: ‘Onde está Krishna? Oh, agora Ele estará nas margens do Yamuna’. Mesmo pensando que você não está lá, ainda sim não podemos parar nossos pés, eles mesmo assim vão ate lá”.
“Nossas mentes sempre se lembram de Você. Apesar dos yogis fazerem tanto esfôrço para lembrar-se de Você, tantas coisas mundanas aparecem em suas mentes e corações. Nós por outro lado, queremos esquecer Você, mas não conseguimos. Estávamos com Você desde a infância. Então porfavor seja misericordioso conosco”.
“As mentes das pessoas mundanas são diferentes dos seus corações, mas nossas mentes e corações são iguais”.
Agora nossas mentes são proeminentes, e nossos corações são outra coisa. Mas as gopis estão dizendo: “Nossas mentes e corações são iguais, não há diferença entre eles”.
Qual o signifcado? Nosso coração não é Vrindavan, mas as gopis estão dizendo que seus corações são Vrindavan e suas mentes e seus corações são iguais. Em nosso corpo, a mente é proeminente. Nós pensamos: “Oh, isto é bom, isto é ruim, isto é assim, isto é assado”. Porque temos muitas dúvidas e anarthas, nós segumos a mente. Mas bhakti não está na mente, está no coração. Krishna diz que devemos dar nosso coração. Bhakti vive no coração e este coração não decide: “Isto é ruim” ou “Krishna é ruim” ou “Krishna é melhor”. Ele só pode ser atraído por serviço devocional. O coração não tem nada a fazer. Ele será entregue imediatamente e nunca pegar nada em troca. Esta é atividade do coração.
As gopis disseram: “Nossos corações são Vrindavan. Você deve vir em nossos corações como você faz com os yogis, mas nossos corações são como Vrindavan. Se você vem para Vrindavan, então Você estará vindo aos nossos corações. Então porfavor faça isto. Não queremos nos lembrar de Você, então porque Você vem? Porque Você sempre vem? Nós queremos esquecer Você (ao contrário dos yogis), mas não conseguimos”.
Para quem são os ensinamentos dados por Krishna? Eles são para a alma condicionada situada em um nível muito inferior. Primeiro deve-se escutar, então deve-se cantar e depois lembrar os doces passatempos de Krishna. Mas as gopis estão bem acima disso. Elas passaram por todos estes estágios; sneha, mana, pranaya, raga, anuraga, bhav, mahabhav. Mas Krishna está ensinando as gopis alguma outra coisa.
Então elas dizem: “Oh, você quer nos enganar. Você deve estar brincando conosco. Esta instrução na verdade não é para nós. Você deve ensinar isto á Duryodhana, Kamsa e outros como eles, não para nós”.
Devemos realizar todas estas coisas. Este é nosso objetivo final. Até mesmo se eu explico isto por muitas horas, você não será capaz de compreender muito. Você terá que chegar até um certo nível para compreender. Krishna diz a sua mãe: “Mãe, eu não comí terra ou barro”, e ele pediu a Yudhisthira Maharaj que declarasse que Asvattama estava morto. Yudhisthira Maharaj considerou que Asvattama não estava morto e então pensou: “Porque devo falar mentira?”. Por outro lado, Arjuna logo aceitou. Neste caso, Arjuna é superior.
Então, devemos considerar tudo isto. Não olhe aqui e acolá para ver qual tolice os outros estão fazendo. Não involva sua mente nestas coisas. Sempre concentre sua mente e seja unidirecionado a Krishna, do contrário você será enganado. Tente pegar o caminho dado pelo Srimad Bhagavatam. Primeiro obedeça o Bhagavad Gita. Não somos este corpo, você deve realmente realizar isto, e então:
Sarva dharman parityaja
Mam ekam saranam vraja
Aham tvam sarva-papebhyo
Moksayisyami ma sucah
(Bg.18.66)
“Abandonando completamente todo dharma mental e corpóreo, renda-te apenas a Mim. Eu vou liberar você de todas as reações dos seus pecados. Não se lamente”.
Vocês devem se render a Krishna e então tentar entrar no domínio de bhakti. Depois siga o Srimad Bhagavatam. Siga os ensinamentos dos primeiros nove cantos e se você for qualificado, gradualmente tente adentrar no décimo canto. Por um lado não devemos tentar pular estágios, mas também devemos ver que há alguma vontade de saber todas estas coisas. Se há vontade e fé firme, então você é qualificado para o domínio de bhakti e escutar o décimo canto do Srimad Bhagavatam e todos os outros livros.
Tente desenvolver consciência de Krishna. Tente ler os livros de Srila Swami Maharaj; são livros autênticos. E você também pode ler meus livros. Meus livros na verdade não são meus. Eles são de Srila Rupa Goswami, Srila Sanatan Goswami e Srila Raghunath das Goswami, como o Manah Siksha, Sri Upadesamrta, Sri Sikshastaka e outros. Gradualmente, tente progredir.

(Do livro “Rays of hope”)


[O devoto da ISKCON que fez a pergunta disse após a aula que: “Agora finalmente eu sinto que tenho algo concreto para dizer para aquelas crianças. Agora sinto que posso ajudá-las”]

Nenhum comentário:

Postar um comentário