Segredos do bhajan- Srila B.V.Narayan Goswami

O processo de Diksha Sri Srimad Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaj O panchanga de diksha é muito confidencial. É apenas para devotos puros, aqueles que progridem muito rapidamente. Sri Guru concede isto secretamente. Quando o Guru concede o mantra, ele também concede a relação da deidade do mantra. O discípulo deve saber qual é a deidade do mantra e qual é o significado das palavras que estão relacionadas com sambhanda- a relação com a deidade contida no mantra. Primeiro o discípulo deve pensar: “Minha deidade adorável está presente neste mantra. Eu me ofereço a Ele”. Segundo, o discípulo também faz um voto de cantar um número fixo de mantras diariamente. Isto é chamado de nyasa. Terceiro, devemos dizer á esta mesma Deidade: “Sou muito caído e incapacitado. Não sei quando vou morrer e estou sempre ocupado resolvendo este ou aquele problema. Porém apenas Você pode resolver todos os problemas neste mundo, então eu me refugio em Você”. Isto é chamado de prapatti. Depois vem saranagati, rendição devocional. Existem seis tipos de saranagati. O devoto ora: “Me refugio em Você para sempre. Você é muito poderoso. Você é muito misericordioso, então eu adotarei os princípios, as idéias e os ensinamentos que ajudam em bhakti”. Aceitaremos a associação de Guru e Vaishnavas que são de toda ajuda para obtêrmos a Deidade do mantra e abandonaremos tudo que seja desfavorável para o nosso avanço. Vamos rejeitar isto completamente. Devemos adotar apenas o que nos ajuda. Especialmente devemos ficar bem distantes daqueles que não são devotos, dos mayavadis (aqueles que dizem que Deus não pode ter um corpo transcendental) e daqueles que estão inclinados ao desfrute sensorial- os materialistas desfrutadores. Devemos ficar bem distante deles. Deixe de tolice Se a minha casa está em chamas, pegando fogo, e se algum desfrutador materialista mora ao lado, eu não me refugiarei lá. É melhor morrer do que viver com um visayi (desfrutador dos próprios sentidos). Especialmente aqueles que estão sempre enrendados com mulheres ou homens da maneira errada. Devemos abandonar imediatamente a compania destas pessoas. Devemos pensar nas mulheres como nossas mães, irmãs ou filhas. Não devemos brincar com elas, fazer piadas etc. Isto não é apropriado. Devemos abandonar tudo isso muito rigidamente. O terceiro sintoma de saranagati é raksisyatiti visvasa: “Krishna certamente irá me salvar e ninguém além dele pode fazer isto por mim. Krishna certamente irá me ajudar e me nutrir. Pessoas mundanas como esposa, marido, pai e mãe, podem me abandonar, mas Krishna jamais. Ele é muito poderoso. Eu, minha casa, meu marido, minhas crianças, minha riqueza, minha reputação e tudo que eu possuo- agora compreendo que eu não sou o mestre de todas estas coisas. Apenas Krishna é o mestre.” Isto é saraganati. A última das cinco angas (práticas) é atma-nivedana. Em saranagati, atma-nivedana é parcial, não é completo. Em atma-nivedana realizaremos o que é a alma e então podemos oferecer nosso corpo, mente, palavras e todos os nossos sentidos aos pés de lótus de Krishna, e servi-Lo. Assim, há cinco estágios em diksha. Um Guru deve ensinar tudo isto a seu discípulo, e o discípulo deve aceitá-los. Então diksha será completado. Na verdade, diksha é como um curso de vários dias, várioas anos, e vários nascimentos. Se alguém segue este processo muito sériamente, ele irá rapidamente entrar no domínio de bhakti. Se não, isto vai tomar muito e muito tempo. Alguém pode estar absorto na gratificação dos próprios sentidos pensando no que comer hoje à noite ou amanhã; “Oh, como manterei minha vida?”, não crendo que Krishna cuidará de nós. Tal pessoa não possui sharanagati de forma alguma. Nós pensamos que temos muitas e muitas responsabilidades. Perguntamos-nos como podemos estar sempre cantando e lembrando de Krishna. Agora, ponha sua responsabilidade nas mãos de Krishna. Ele é muito poderoso. Muito rapidamente, em um instante, Ele arranjará tudo. Você não pode fazer nada. Quando você estava no ventre da sua mãe, qual era sua responsabilidade ali? E quando a morte chegar repentinamente, onde estarão suas responsabilidades? Realize isto. Não tenha nenhum tipo de desejo mundano. O que vier até você, fique satisfeito. Se algum sofrimento vem, não se preocupe. Tente aceitar isto pensando; “é devido ao meu karma que os problemas estão vindo. Eu terei que testar (‘saborerar’) isto, felizmente ou de qualquer outra maneira”. Segredos do bhajan Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaj Srila Bhaktivinod Thakur explica um verso (SB.11.2.43). Tendo sua explicação como nossa referência, como devemos entender o significado de anuvritti? Temos vrtti e anuvrtti. Vrtti é a maneira que nossos Acharyas executavam bhajan- desde Srila Rupa Goswami á Srila Raghunath Das Goswami, Viswanath Chakravarti Thakur, Srila Bhaktivinod Thakur, Srila Prabhupad Saraswati Thakur e os atuais Acharyas. Tomando o exemplo de seus vrtti, nós estamos os seguindo- isto é anuvrtti. Anuvrtti é de dois tipos. Um para a manutenção do corpo e outro para o bhajan. O padrão ideal de renúncia foi estabelecido pelos nossos Acharyas prévios como Srila Rupa Goswami, Srila Sanatan Goswami, Srila Jiva Goswami, e todos os outros como eles. Nós devemos seguir o exemplo que eles estabeleceram para ambos. Para praticar bhajan, devemos tentar seguir este verso: sankhya-purvaka-nama-gana-natibhih kalavasani-kritau nidrahara-viharakadi-vijitau catyanta-dinau ca yau radha-krishna-guna-smriter madhurimanandena sammohitau vande rupa-sanatanau raghu-yugau sri-jiva-gopalakau “Eu adoro os seis Goswamis, que passavam todo o seu tempo cantando os santos nomes, performando nama-sankirtan e caindo ao solo em reverência (dandavat pranam). Assim eles humildemente completavam seus votos de fazer tudo isto um certo número de vezes- diariamente. Eles utilizavam suas valiosas vidas e conquistavam o desejo de comer e dormir. Eles permaneciam sempre mansos e humildes, absortos em lembrar as dôces qualidades de Sri Sri Radha Krishna, no mais elevado êxtase” (Sri Sri sad-goswami-astaka, verso 6) Para manter o corpo nós devemos seguir seus exemplos de renúncia. Os Goswamis tomavam apenas alguns grãos de bico, e algumas vezes nem isso. Às vezes eles dormian por uma hora e algumas vezes nem isso. Às vezes eles ficavam debaixo de uma árvore por uma noite e então passavam outra noite debaixo de outra árvore praticando bhajan. Imagine o quanto eles estavam absortos, sem dormir ou comer. Orando incenssantemente Hoje em dia, não há muitas florestas em Vrindavan, mas no tempo dos seis Goswamis, havia muitos mosquitos e cobras. Havia também vários outros impedimentos. Imaginem como deve ter sido executar bhajan debaixo de cada árvore em Govardhan. Que tipo de bhajan eles devem ter praticado! No inverno, verão ou em dias chuvosos, não havia sombrinha, eles não usavam sapatos e nenhuma roupa- apenas uma caneca para água em uma das mãos. Eles ofereciam dandavat pranams milhares de vezes. Desde a madrugada eles ofereciam orações (stava-stuti) á Sri Chaitanya Mahaprabhu e Nityananda Prabhu, ao Yamuna e outros mais. Srila Raghunath Das Goswami, Srila Rupa Goswami e Srila Viswanath Chakravarti Thakur escreveram muitas orações, e eles recitavam estes versos repetidamente. Srila Raghunath Das Goswami cantava os versos do Vilapa Kusumanjali e chorava. Eles seguiam todas esta práticas e clamavam bem alto; “Hê Radhe, hê Lalite, hê Vishake, onde estão vocês?” he radhe vraja-devike ca lalite he nanda-suno kutah sri-govardhana-kalpa-padapa-tale kalindi-vane kutah ghosantav iti sarvato vraja-pure khedair maha-vihvalau vande rupa-sanatanau raghu-yugau sri-jiva-gopalakau “Eu oro aos seis Goswamis, que clamavam bem alto; “He Radhe! Ó Rainha de Vrindavan! Onde está você? He Lalite! Ó filho de Nanda Maharaj! Onde está você? Está você sentado sobre uma árvore dos desejos na colina de Govardhan? Ou você está vagando por todas as florestas que existem nas suaves margens do Kalindi?” Eles estavam sempre se lamentando assim- queimando (internamente em Vipralambh-bhav) nos sentimentos de grande separação, enquanto andavam por toda Vraj-mandal procurando por Sri Radha. Precisamos segui-los Os Goswamis estavam praticando este vrtti, e seus seguidores engajam em anuvrtti. Estamos nós fazendo bhajan como eles? Estamos nós ao menos tentando chegar perto disto? Como vamos seguir? Nossa mente ainda não é fixa. Devemos ir a Vrindavan, algumas vezes ao Radha Kunda, Vamsi-vata, e às vezes á Bhandiravan. Devemos ir á todos estes lugares oferecendo dandavat pranams á todos e chorando porque não temos a misericórdia de Krishna: ha devi kaku-bhara-gadgadayadya vaca yace nipatya bhuvi dandavad udbhatartih asya prasadam abudhasya janasya kritva gandharvike nija-gane gananam vidhehi “Ó Devi Gandharvike! Estou sofrendo tremendamente, por isso hoje eu me jogo ao chão como uma vara e humildemente lhe imploro com uma voz embargada para que você seja misericordiosa para com este tolo e, por favor, me aceite como sendo seu.” Quando isto acontecerá? Aqueles que estão no estágio de ashakti oram assim. Algumas vezes eles oram á Srila Sanatan Goswami e às vezes á Srila Rupa Goswami. Eles oferecem orações á Raghunath Das Goswami: vairagya-yug-bhakti-rasam prayatnair apayayan mam anabhipsum andham krpa ambudhih yah para-duhkha-duhkhi sanatanah tam prabhum asrayami (Cc.Adi-lila,5.203, comentário) “Eu estava relutante em beber o néctar de bhakti atado com a renúncia, mas Srila Sanatan Goswami sendo um oceano de misericórdia que não pode tolerar o sofrimento dos outros, me fez tomar isto. Então, eu tomo refúgio nele como meu mestre”. Verdadeiros sadhakas (praticantes de bhakti) passam seu tempo assim. Este é o verdadeiro caminho para seguir o bhajan. Este é o real caminho para praticar anuvrtti. O que devemos fazer para manter o corpo? Devemos tentar seguir Srila Raghunath Das Goswami e outros como ele. Um anuvrtti é para a manutenção do corpo e o outro é para o bhajan. Tais práticas não são encontradas em vaidhi-bhajan. Devemos também seguir Haridas Thakur- sem cantar 300.000 santos nomes, ele não bebia nem mesmo água. Se seguirmos ele, isto é chamado de anuvrtti. Assim, vamos começar a saborerar o bhajan e então sentimentos devocionais e os passatempos automaticamente manifestarão para nós. Bhagavan (Deus) removerá todas as impurezas (anarthas) Bhagavan removerá todos os anarthas do coração. Aqueles que estão realmente praticando não estão preocupados com anarthas. Eles estão apenas preocupados porque não possuem prema-bhakti (amor puro por Deus)- que eles não têm nem mesmo uma gota de bhakti. na prema-gandho sti darapi me harau krandami saubhagya-bharam prakasitum vamsi-vilasy-anana-lokanam vina bibharmi yat prana-patangakan vrtha (Cc. Madhya-lila,2.45) “Mahaprabhu continuou; ‘Ó, Eu não tenho nem mesmo a mínima fração de prema por Hari. Eu choro simplesmente para fazer mostrar minha boa fortuna aos outros (show). Na verdade, mesmo não vendo a bela face de Krishna tocando Sua flauta, eu continuo vivendo minha vida como um inseto, sem nenhum propósito”. Teremos que chorar Uma real sadhaka irá praticar assim. Ele irá cantar um determinado número de maha-mantra diariamente, sem faltas. Às vezes ele lerá o Bhakti Rasamrta Sindhu e outras vezes o Ujjwala Nilamani. Uma pessoa menos séria nunca lê estas escrituras. Ele nunca nem mesmo ouviu sobre elas. Como então ele será capaz de performar bhajan? Sua prática não é bhajan, não é nem o começo do sadhana. Apenas se alguém chora por isto, ele poderá seguir. Se ele não chora, como então poderá seguir? Teremos que chorar. Isto é chamado de heno anuvrtti. Chorando, devemos lembrar os passatempos de Krishna e fazer nosso bhajan desta maneira. Se alguém faz isto, então a devoção pura manifestará juntamente com conhecimento e renúncia. De acordo com o Srimad Bhagavatam (11.2.43): Ity acyutaugrhim bhajato nuvrttya Bhaktir viraktir bhagavat-prabodhah Bhavanti vai bhagavatasya rajams Tatah param santim upaiti saksat “Meu querido Rei, o devoto que adora os pés de lótus da infalível Personalidade de Deus em constante esfôrço, obtém devoção firme, desapego e conhecimento realizado sobre Deus. Assim, o exitôso devoto de Deus obtém paz espiritual suprema na forma de amor puro por Deus.” Bhakti primeiramente significa sadhana-bhakti, depois bhava-bhakti e finalmente prema-bhakti. Compreendendo as características destes três estágios, a pessoa deve procurar saber se está realmente praticando bhakti ou não. sa vai pumsam paro dharmo yato bhaktir adhoksaje ahaituky apratihata yayatma suprasidati [SB 1.2.6] “A suprema ocupação (dharma) de toda a humanidade é aquela pela qual o homen pode obtêr o serviço devocional amoroso ao Senhor (Deus) transcendental. Tal serviço devocional deve ser desmotivado e contínuo para poder satisfazer completamente o ser”. Chorando em separação Alguém pode perguntar á Srila Raghunath Das Goswami ou Srimati Radhika, porque eles estão chorando? Aqui, atma-prasidati significa união com Krishna, a felicidade em servir Krishna. O que isto significa para os praticantes comuns? Bhakti paresanubhav ou atma suprasidati- a alma será feliz. O praticante pode estar chorando ou rindo, mas sua alma sempre permanecerá em êxtase, imerso na bem aventurança suprema. Nós não somos assim. Nós estamos afundados em um poço de problemas, preocupados dia e noite- “Ó, esta pessoa morreu, aquele banco faliu, estou com alguma doença, aquilo deu errado etc. Estamos chorando dia e noite por tais coisas! Tudo isto não acontecia com Srila Rupa Goswami, Srila Bhaktivinod Thakur, Srila Prabhupad e com nosso Gurudev. Eles nunca foram tocados por nem mesmo a sombra destes problemas, mas ainda sim eles choravam. Nós vimos como nosso Gurudev costumava chorar amargamente! Por quê? Eles todos choravam em separação (vipralambh bhav- sentimento devocional profundo). Nosso sadhana bhakti deve ter o objetivo de alcançar bhava-bhakti. De outra maneira nosso sadhana não será sadhana. Se perguntarmos á alguém porque ele pratica sadhana e ele responde que ele está executando sadhana visando obter bhava, este tipo de sadhana é maravilhoso. Mas nós não estamos fazendo sadhana assim. Pode ser que cantamos dez voltas de japa, mas mesmo assim no meio delas conversamos com outros e apenas movemos nossos dedos nas contas. Não! Isto não é sadhana. Nós devemos ter bhava como nosso objetivo e então fazer sadhana. Com todos os nossos sentidos devemos praticar bhajan de acordo com o processo mostrado por Srila Rupa Gosami e Srila Raghunath Das Goswami. Se praticamos este tipo de bhajan, certamente desenvolveremos virakti- renúncia ás coisas mundanas. Se alguém diz que alcançou o estágio de bhav ou aperfeiçoou sua atração por Krishna, e então ele se torna atraído por uma mulher e cai de sua posição, ou se uma mulher apaixona por um homen- então o que acontecerá? Ele ou ela se torna muito miserável. Isto está fora de questão para aquele que realmente alcançou bhava. Não é possível isto acontecer no estágio de bhava. Até mesmo no estágio de nistha todas estas atrações se vão. Ashakti é uma grande realização. O real sadhaka Sri Bilvamangala Thakur obteve este bhav após ficar atraído por uma prostituta. Naquele momento (quando teve atração pela prostituta) ele não tinha bhav. Ele não estava nem mesmo praticando qualquer sadhana. Ele estava apenas absorto em atividades pecaminosas e trabalhos fruitivos (karma). Depois, quando começou a praticar bhajan ele perfurou os dois olhos. (Bilvamangala Thakur perfurou seus próprios olhos considerando que eles eram a causa da sua luxúria. Por duas vezes ele se tornou atraído pelo sexo oposto ao ver a bela forma feminina. Considerando que seus olhos eram a causa da sua luxúria ele os perfurou até ficar cego). Foi então que ele começou seu progresso espiritual. A partir daí ele começou seu sadhana visando obter bhav- isto sim é bhakti e isto é necessário para que alguém realmente possa ser chamado de sadhaka. Que tipo de sadhaka ele era? Um raganuga-bhakti-sadhaka. O sadhaka da devoção comum não é como ele. O sadhaka de raganuga bhakti é o real sadhaka. Nós ainda não estamos nesta categoria de sadhaka. Este é um humor muito elevado e por isto é dito; “heno anuvrtti saha- Seguirei aquela pessoa que está fazendo este tipo de bhakti”. Se alguém nutre este tipo de humor e deseja seguir ficando absorto dia e noite, ás vezes chorando, outras sorrindo, isto é considerado sadhana (verdadeira prática de bhakti no estágio inicial- sadhana-bhakti). Evam vratah sva-priya-nama-kirtya Jatanurago druta-citta uccaih Hasato atho roditi rauti gayaty Unmada-van nrtyati loka-bahyah (SB.11.2.40) “Por cantar os santos nomes de Krishna chega-se ao estágio de amor á Deus. Então o devoto é fixo em seu voto de se considerar um eterno servente de Deus e gradualmente se torna muito atraído por um nome e forma particular da Suprema Personalidade de Deus. Como o seu coração se derrete em amor extático por Deus, ele dá altas gargalhadas ou chora e grita e outras vezes ele dança e canta como um louco, pois ele se torna indiferente á opinião pública”. Renúncia virá simultaneamente Quando bhava se manifesta, ainda sim uma pequena fração de anartha (impureza) permanece, mas em prema isto desaparecerá completamente. Isto se aplica ao sadhaka de raganuga, não de qualquer outra bhakti. Quanto mais bhakti você pratica, na mesma quantidade a renúncia também vem. Se alguém diz: “Estou praticando bhakti, porém renúncia ainda não veio”, então algo está errado. Na verdade é impossível realmente praticar bhakti e não experimentar renúncia simultaneamente. Isto é impossível. Até os dias de hoje não há nenhum exemplo de tal acontecimento. De acordo com a quantidade de bhakti que você pratica, a mesma quantidade de renúncia virá, e na mesma proporção também, virá o conhecimento da filosofia e assim o objetivo é obtido. Venha á escola de Haridas Thakur Vemos que as gopis nunca estudaram em nenhuma escola. Srila Haridas Thakur também nunca foi á escola. Mesmo assim ele tinha tanto conhecimento que Mahaprabhu lhe concedeu o título de Namacharya, e ele derrotou grandes panditas na assembléia do pai de Srila Raghunath Das Goswami. Srila Haridas Thakur nos ensinou as glórias do Santo Nome. Serviço á Sri Guru vem primeiro Isto foi explicado no Harinama Chintamani por Srila Bhaktivinod Thakur. De onde veio tudo isto? Você observará que se alguém não estudou em nenhuma escola, mas tem servido muito bem seu Sri Guru e escutou as escrituras dos lábios do seu Guru e Vaishnavas, toda a filosofia fluirá em seu coração justo como as ondas se movem no oceano. Ele estará fixo em conhecimento transcendental. Srila Gour Kshor Das Babaji Maharaj é um brilhante exemplo disto, assim como nosso Srila Vamsi Das Babaji Maharaj. Anteriormente ninguém considerava que primeiro deve-se estudar a filosofia e depois praticar bhajan. Nunca foi assim antes. Serviço a Sri Guru e escutar da boca de Sri Guru vinha primeiro, e então se praticava bhajan- nesta ordem. É por isto que eles conseguiam a perfeição em bhajan. Nos dias de hoje isto é completamente diferente. Primeiro estuda-se para se tornar um erudito e então se tenta praticar bhajan para depois servir. Isto é um retrocesso. “Nayam atma pravacanena labhyo- Por estudar e se tornar expert em literatura você não pode conseguir prema até que você se renda á Sri Guru e Vaishnavas. (Katha Upanisad 1.2.23)” Vocês devem lembrar-se disto. Bhajan não virá por adquirir conhecimento através de escolaridade. Isto virá quando temos forte fé em escutar. (Do livro “Rays of hope”) (Nota- Srila Gurudev disse repetidas vezes que aqueles que realmente possuem intenso desejo por executar serviço amoroso espontâneo (raganuga-bhakti) a Sri Sri Radha Krishna sob a guia de Sri Rupa manjari e Guru-manjari, nunca falarão sobre seus desejos internos aos outros, principalmente em público. Tal pessoa guardará isto em seu coração com bastante cuidado, considerando isto como sendo sua jóia mais preciosa.) Goura-premanande!

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