O Mais nobre ideal Vaishnava



O mais nobre ideal Vaishnava.

O mais elevado ideal é seguido por pessoas elevadas, elevadas em caráter, elevadas em educação e elevadas em comportamento religioso adequado. O caminho mais sublime e nobre requer a mais elevada qualificação do praticante. Assim foram as vidas dos mestres espirituais do Vaishnavismo, a religião original e pura do Hinduísmo. Mesmo na Índia, este ideal de vida é deturpado de sua forma original e muitas vezes é mal compreendido pela sociedade. Isto se justifica no comportamento de toda uma sociedade na qual a hipocrisia, duplicidade, inveja etc.. reinam com soberania sobre todas as formas dignas de relacionamento com as pessoas e também com o Deus Supremo Sri Krishna. Não é de se estranhar que o ideal Vaishnava seja criticado, deturpado e muitas vezes invejado. O caminho supremo de religião e amor puro por Deus é seguido por pessoas afortunadas que possuem um caráter nobre e créditos devocionais adquiridos por muitas e muitas vidas. Um poeta Vaishnava escreveu: “Como pode o mais elevado amor por Deus, despertar no coração de uma pessoa que guarda sentimentos como ira, cobiça, inveja e luxúria ?”.  Isto não é possível. O amor se manifestará em pessoas com um padrão elevado de conduta religiosa e comportamento adequado com os que sofrem neste mundo. Por isso, Sri Krishna veio na forma de um devoto nesta Kali-yuga (era de discórdia e hipocrisia), para nos mostrar o comportamento ideal de uma aspirante pelo amor divino. Ele próprio praticou o processo no qual pode se chegar ao objetivo máximo da vida, o amor puro pela entidade suprema, O Senhor Sri Krishna. Sri Caitanya Mahaprabhu trouxe especialmente o processo no qual até mesmo pessoas de classe baixa, pessoas de mau caráter, e até pessoas bastante pecaminosas, podem se purificar e atingir o objetivo da vida. Mahaprabhu disse:

Trnad api sunicena
Taror api sahisnuna
Amanina manadena
Kirtaniya sada hari

“Sendo mais humilde que uma folha de grama, mais tolerante que uma árvore, e prestando respeito aos outros sem esperar por respeito de outros, uma pessoa pode cantar os santos nomes de Deus continuamente.” Esta é a qualificação para se conectar com o Supremo nesta era escura. Como então, pessoas hipócritas e invejosas poderão compreender a doçura e misericórdia infinita de Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu? Mesmo assim, se um homen pecaminosos adota o cantar dos santos nomes e desenvolve  estas qualidades, ele se torna apto á receber a misericórdia imotivada de Mahaprabhu. Mas se uma pessoa está cantando os santos nomes e não desenvolve tal comportamento, a misericórdia de Mahaprabhu não chegará até ela.Tal padrão de humildade, tolerância e respeito está a léguas de distância da civilização atual. Então, nós não damos importância ás palavras de uma sociedade sem estrutura religiosa e padrão adequado de comportamento civilizado. O que uma sociedade demoníaca pode nos ensinar positivamente? Um Acarya (mestre espiritual) da corrente divina Vaishnava disse:

Aradhyo bhagavan vrajesh tanayas
Tad dhama vrndavana
Ramyas kascid upasana
Vraja vadhu vargena ya kalpita

Srimad bhagavatam pramanam amalam
Prema pumartho mahan
Sri caitanya mahaprabhu matan idam
Tatradaro na parah

“Adoramos este Senhor Supremo. O filho do Rei Nanda, Krishna, o Senhor das vacas da simples vila chamada Vrindavana. O método mais perfeito de adoração á Krishna é o que foi adotado pelas vaqueirinhas de Vrindavana. O Srimad Bhagavatam é a literatura autoritativa suprema e evidencia esta afirmação. Krishna prema (amor puro por Deus) é a maior riqueza da vida humana, vai além da religiosidade mundana, desenvolvimento econômico, gratificação dos sentidos e liberação impessoal. Esta é a opinião de Sri Caitanya Mahaprabhu. Nós aceitamos apenas esta suprema conclusão. Não temos inclinação e nem respeitamos qualquer outra, enganadora opinião.”

Neste verso o Acarya Vaishnava estabelece e declara á todos, o interesse único dos Vaishnavas na linha divina que desce através do canal transcendental de mestres perfeitos  e auto realizados. Este mais elevado ideal de vida vai ser adotado por pessoas sinceras, que possuem qualidades divinas conquistadas ao longo de sua jornada neste mundo material, e que se renderam completamente aos pés de lótus das personalidades divinas que foram enviadas á terra para nos libertar de tamanho sofrimento. Aceitaremos apenas as instruções de tais mestres perfeitos sobre nossas cabeças e marcharemos na busca pelo amor divino que há muito tempo esteve longe de nós.


Vaishnava Vijaya

Baladeva das Brahmacari

Nenhum comentário:

Postar um comentário