Sri Chaitanya Mahaprabhu e Navadwip-dhama.

Prefácio

Hoje sinto prazer ilimitado, pois pela inspiração e misericórdia sem causa do meu mais adorável Mestre Santo Om Vishnupada Sri Srimad Bhakti Prajnana Keshava Goswami Maharaja, estamos publicando esta inédita edição do Sri Navadwipa Dhama Mahatmya, Parikrama Khanda, o trabalho original em Bengali foi compilado pelo sétimo Goswami Srila Saccidananda Bhaktivinoda Thakura que é a personificação de Sri Gouranga Mahaprabhu.
Sri Goura e Sri Krishna possuem o mesmo princípio espiritual (tattva), não há diferença entre eles, a residência de Sri Krishna Sri Vrindavana e simirlamente idêntica em todos os aspectos a residência de Sri Goura, Sri Navadwipa que é na verdade chamada de Gupta Vrindavana (a Vrindavana escondida). Assim ambos os princípios divinos (Tattvas) e as moradas sagradas (Dhamas) são eternas e não são afetadas por considerações mundanas como o tempo, lugar e circunstância.
Krishna-nama kare aparadhera vicara (Sri chaitanya caritamrta adi lila 8.24). Até mesmo se alguém esta cantando o nome de Krishna, mas comete ofensas ela não vai se capaz de obter amor por krishna (krishna–prema) em milhões e milhões de vidas. Em contra-partida, Gaura nitianandera nahi e saba vicara, nama laile prema dena, bahe asrudhara, Sri Goura e Sri Nityananda não consideram nenhuma ofensa. Quando alguém canta seus nomes, prema desperta no coração e torrentes de lagrimas jorram dos seus olhos. Assim como Sri Goura Hari e sua morada Navadvipa Dhama é supremamente liberal e é a mais magnânima das moradas sagradas. Sem adorar e obter a misericórdia de Sri Goura Hari e sua morada Sri Navadvipa, é impossível obter darsana (a visão) e a misericórdia de Sri Vrindavana.






 Primeira vez em portugues.



Capítulo 1

A Esência do Dhama (local sagrado)


Mangalacharana - Invocação auspiciosa - A palavra 'prema' significa "amor puro ou extase transcendental"


Todas as glórias à Sri Saci-nandana, a lua de Sri Navadvipa! Todas as Glórias, todas as glórias ao avadhuta Sri Nityananda Prabhu! (1)

Todas as glórias, todas as glórias á Sri Advaita Acharya Prabhu!
Todas as glórias, todas as glórias á Sri Gadadhara Pandita e Srivasa Pandita! (2)

Todas as glórias a Sri Navadvipa Dhama, a essência de todos os lugares sagrados! Todas as glórias aos habitantes de Navadvipa, a família de Sri Goura! (3)

Prestando os meus respeitos aos pés de lótus de todos os devotos, Eu (Sri Bhaktivinod Thakur) vou brevemente descrever as glórias de Sri Navadvipa Dhama! (4)

As glórias de Sri Navadvipa Dhama São incomparáveis. Se até mesmo o Senhor Brahma e outros como ele não conhecem suas glórias, então quem é capaz de descreve-las? (5)

Se Bhagavan Sesa não tem sucesso em descrever as Glórias de Navadvipa Dhama, com suas centenas de bocas, então como posso eu uma insignificante entidade viva, descreve-las? (6)

Na verdade, as glórias de Sri Navadvipa são ilimitadas. Até mesmo Mahadeva, o Senhor dos semi-deuses não pode descrevê-las totalmente. (7)

No entanto o desejo de Sri Chaitanya Chandra e muito poderoso, e é apenas de acordo com o seu desejo que os devotos compartem suas idéias com os outros. (8)

De acordo com o desejo de Sri Chaitanya, os devotos os instruíram a descrever a excelência de Sri Navadvipa, eu posso fazê-lo apenas devido a sua misericordiosa ordem. (9)

Há também outro tópico extremamente confidencial. Mesmo que eu não tenha o desejo de compartilhar isto, eu não posso desistir de falar. (10)

Quando Sri Chaitania Mahaprabhu concluiu seus passatempos manifestos, ele disse aos devotos para revelar os passatempos de Sri Navadvipa. (11)

A descida do meu mais adorável Sri Chaitanya Mahaprabhu é mais confidencial do que todas as outras encarnações de Deus. O universo inteiro sabe disso. (12)

Nas escrituras passatempos confidenciais são descritos de forma oculta. Tais passatempos não manifestam no coração dos não devotos. (13)

Até mesmo sabendo que há muitas escrituras confidencias que descrevem estes passatempos, Maya-devi os mantém escondidos por um longo tempo. (14)

Narrativas de Sri Chaitanya Mahaprabhu foram descritas em muitos lugares, em escrituras conhecidas pelo público e também em escrituras não conhecidas. Assim Maya-devi sempre as escondem dos olhos dos intelectuais. (15-16)

Quando Sri Gaurasundara completou seus passatempos, Maya-devi, agindo de acordo com o Seu desejo, removeu a poeira que cobria os olhos das entidade vivas (jivas) e revelou neste mundo material, a verdadeira natureza de Sri Gaura (gaura-tattva). (17-18)

Todas as escrituras manifestaram facilmente este tópico, e a inclinação das jivas em debater isto, também manifestou. (19)

O mais misericordioso Sri Nityananda Prabhu revelou gaura-tattva nos corações das entidades vivas. (20)

Seguindo a ordem de Sri Nityananda prabhu, Maya-devi removeu a poeira que havia colocado sobre as escrituras, e assim os inteligentes, devotos puros, obtiveram a riqueza das escrituras. (21)

Porque tal pessoa é tão desafortunada?que apesar de escutar tudo isto, não teve suas dúvidas removidas e inutilmente mantém sua vida? (22)

Uma pessoa afortunada se torna completamente feliz por receber a misericórdia de Deus em qualquer hora e de qualquer maneira que Deus escolha para distribuí-la. (23)

Nós devemos entender que aquele que pensa “Eu sou o mais inteligente de todos, é o mais desafortunado de todos”. (24)

Aquele que não aceita a misericórdia de Deus cai repetidamente na armadilha da energia ilusória através de sua falsa lógica. (25)

“Venha. Ó entidades vivas de Kali Yuga! Deixe a duplicidade e aceite o verdadeiro processo para se obter amor puro por Gouranga”. (26)

Mesmo que Sri Nityananda Prabhu chame todos desta maneira, aqueles que são desafortunados não aceitam Gouranga-prema. (27)

Porque eles não honram este Prema? Por favor considere isto cuidadosamente. (28)

Neste mundo material todos estão buscando felicidade através da lógica, de liberação, do yoga, e assim por diante. (29)

Apenas para obter felicidade alguns deixam à vida material e vão para a floresta, e apenas para obter felicidade reis fazem guerras com outros reis. (30)

Apenas para obter felicidade alguns correm atrás de mulheres e riquezas, e apenas para obter felicidade alguns engajam em artes e ciências. (31)

Alguns procurando por felicidade abandonam o desejo por isto e aprendem a tolerar as misérias, enquanto outros se afundam no oceano e cometem suicídio para alcançar isto. (32)

Nityanada Prabhu levanta seus braços e clama bem alto “Ó entidades vivas! Venham até mim e deixe para trás os aborrecimentos e dificuldades do karma e do jnana.” (33)

“Eu vou facilmente lhe dar felicidade, a qual você está se esforçando tanto, e eu não pedirei nada em troca.” (34)

“Você não encontrará nenhuma dificuldade, você não terá nenhuma despesa, e você não enfrentará nenhum tipo de sofrimento. Abandone todas as apreensões e simplesmente cante o nome de Gourahari e dança. (35)

“Não há nenhuma felicidade como esta que vou lhe dar. Tal felicidade está sempre preenchida com êxtase puro e está além de toda ilusão.” (36)

Assim, Sri Nityananda Prabhu desejou distribuir este prema que é raramente obtido até mesmo pelo Senhor Brahma e outros. Devido ao resultado negativo de suas próprias atividades passadas, desafortunadamente as pessoas não querem aceitar este prema. (37)

O mal resultado de ilimitadas atividades fruitivas são destruídas por aqueles que mesmo uma só vez vibra o nome de Gouranga-Nitai. (38)

Todos vocês, por favor escutem este tópico mais confidencial. O tesouro de Goura-lila é o objetivo mais significativo para as entidades vivas de Kali-yuga. (39)

Assim como Sri Sri Radha e Krishna, Sri Goura Hari desfruta de passatempos eternos com as sakhis em Vrindavana. (40)

Através das escrituras, a jiva pode compreender a real natureza de vraja-lila e as glórias dos passatempos eternos de Sri Radha-Krishna em Vraja. (41)

Através das escrituras, o mundo inteiro agora sabe que as glórias dos nomes de Krishna e de sua morada são ilimitadas. (42)

Apesar disto, por que nem todos conseguem krishna-prema? Reflita um pouco sobre isto em seu coração. (43)

Além desta questão há uma Verdade profunda, a qual as entidades vivas que estão cegas pela energia ilusória, não meditam. (44)

Se alguém não obtêm prema até mesmo após adorar Sri Krishna por muitas vidas, fica claro que tal pessoa cometeu muitas ofensas. (45)

Se uma pessoa canta os nomes de Krishna sem ofensas, ela obtém krishna-prema sem nenhuma dificuldade. (46)

O fato mais impressionante sobre a encarnação de Sri Chaitanya Mahaprabhu é que através Dele, a jiva pode obter o tesouro de prema até mesmo quando há ofensas. (47)

O completamente puro krishna-prema procura pela jiva que clama bem alto “Ó Nitai, Ó Chaitanya!” (48)

Ofensas não podem perturbar tal pessoa. Porque ela está absorta no puro krishna-prema, rios de lágrimas fluem dos seus olhos. (49)

Após pouco tempo, suas ofensas correm para bem longe. Seu coração se torna puro, e prema desenvolve internamente. (50)

As ofensas das entidades vivas de Kali-yuga são incontáveis e temerosas. Sem cantar o nome de Goura, estas jivas não podem ser liberadas. (51)

Assim sendo, as escrituras repetem bem alto que sem cantar o nome de Goura não há outro caminho para a liberação das pessoas. (52)

Sri Navadvip-dhama é a jóia preciosa de todos os lugares santos, pois Sri Gourachandra apareceu lá. (53)

Em outros lugares santos, uma pessoa ofensiva tem que sofrer as reações de tais ofensas. Mas em Sri Navadvip as ofensas sempre se mantém distantes. (54)

A evidência disto são os irmãos Jagai e Madhai. Eles obtiveram a misericórdia de ambos, Chaitanya Mahaprabhu e Nityananda Prabhu até mesmo sabendo que eles haviam cometido várias ofensas (55)


O que falar de outros lugares sagrados, até mesmo em Vraja-dhama os ofensivos demônios são punidos. (56)

Assim sendo, até mesmo se alguém inconscientemente comete centenas de ofensas em Sri Navadvip, tal pessoa pode facilmente ser liberada pela misericórdia de Sri Nityananda Prabhu. (57)

Todos os santos consideram Gauda-mandala como sendo o mais glorioso dos locais sagrados porque Sri Navadvip está situado nesta em sua área. (58)

Aquele que reside nesta Sri Navadvipa-dhama é extremamente afortunado. Ele obtém apego amoroso a Sri Krishna. (60)

Todas as escrituras proclamam que uma pessoa que simplesmente lembra de Navadvip obterá o mesmo resultado de um peregrino que visitou todos os lugares sagrados. (61)

Aquele que visita Sri Navadvip-dhama obtém o tesouro de krishna-prema vida após vida. (62)

Aqueles que vão a Navadvipa e engajam em atividades fruitivas, ou em busca intelectual procurando pelo supremo ou para qualquer atividade, não terá mais que submeter a repetidos nascimentos e mortes neste mundo perecível. (63)

O resultado de cada degrau alcançado em Sri Navadvipa é equivalente ao resultado obtido em milhões de sacrifícios asvamedha. Isto é também confirmado em todas as escrituras. (64)

Uma pessoa que canta este mantra em Navadvipa vai ver a deidade do mantra aparecendo justo na sua frente e cruzará facilmente o oceano da existência material. (65)

O resultado que um yogui obtém depois de dez anos em outros lugares sagrados são obtidos simplesmente por residir em Navadvipa apenas por três noites. (66)

A liberação adquirida em outros lugares através de árduas práticas de brahma-jnana é obtida em Sri Navadvip simplesmente por banhar-se no Bhagirathi-Ganga. (67)

Em Navadvip, as pessoas desejando se livrar dos repetidos nascimentos neste mundo, obtém diferentes tipos de liberação como; salokya (residir no mesmo planeta que Deus), sarupya (obter uma forma similar a de Deus), samipya (se tornar um associado pessoal de Deus), e jiva-brahmarupa aikya (sayuja, ou imergir na refulgência de Deus), sem ter nenhum tipo de conhecimento especulativo (jnana). (68)

Em Navadvipa, desfrute material e liberação sempre mantém como servos dos divinos pés dos devotos puros. (69)

Devotos tentam chutar bhukti (desfrute material) e mukti (liberação) para bem longe, ainda sim bhukti e mukti não abandonam os pés de tais devotos. (70)

Ó irmão! O resultado que uma pessoa obtém por residir nos sete locais sagrados por cem anos, a saber (Ayodhya, Mathura, Mayapuri (Haridvar), Kasi, Kanci, Ujjain e Dvaraka, pode ser obtido por residir apenas uma noite em Sri Navadvipa. (71)

Este Sri Navadvip-dhama é a essência de todos os lugares sagrados. Na kali-yuga, as entidades vivas podem cruzar facilmente o oceano da existência material por tomar refúgio neste local santo. (72)

Os dois campos de conhecimento – taraka (conhecimento sobre como cruzar o oceano da existência material) e paraka (conhecimento sobre como obter todos os tipos de desejos) – sempre serve os habitantes de Sri Navadvipa de maneira maravilhosa. (73)



"Navadvip Mahatmya" capítulos 1 a 4




           Navadvip Parikram - Peregrinação em Sri Navadvip-dham, o lugar mais sagrado do universo.