O bem Absoluto


O bem Absoluto

Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj

 

 

Pergunta: Como podemos convencer os seres humanos que os animais também têm alma? No ocidente as pessoas matam muitos animais, especialmente vacas.


Srila Sridhar Maharaj: Eu não sou um membro do comitê de salvação das vacas. Sou membro do movimento para a Consciência de Krishna. Eu lido com isto. Existem muitas e muitas associações. Os Jainistas e os assim chamados ‘Hindús’ podem estar muito ansiosos em formar associações contra a matança de vacas e proclamar: “Não matem as vacas”. Nós pertecemos á outro plano. Onde está a questão de matança de vacas?

   Krishna diz no Gita que existe uma posição (situação) onde alguém pode destruir todo o universo, incluindo as vacas, brahmanas e sadhus juntamente com ele, e ainda sim não receber nenhuma reação. Isto realmente existe. Tentem obter esta posição. Esta ainda não é a posição mais elevada. Mas, através disso você irá passar para o plano da pura auto-renúncia. Não se permita ser um membro deste mundo físico (material), o mundo do bem e do mal físico. Tente se manter distante da relatividade mundana e seja um membro do plano transcendental.  Aqui, todo o calculo do bom e do ruim é falso. O bom e o ruim são ambos falsos. Então, engaje a si mesmo em distribuir Krishna. Não desperdice sua energia, invista sua energia sempre em distribuir Krishna (Deus).

   Você deve se conectar com Krishna. Sua conexão é com Krishna. Não nos importamos em nascer e morrer milhares de vezes se isto nos conectar com Krishna. Para reconectar com Krishna, devemos abraçar isto. Mahaprabhu diz:

 

sanatana, deha-tyage krishna yadi paiye
koti-deha ksaneke tabe chhadite pariye

 

(Sri Chaitanya-charitamrita: Antya-lila, 4.55)

 

“Sanatana, se por abandonar este corpo, a pessoa pode se conectar com Krishna, então em um segundo estarei pronto para morrer milhares e milhares de vezes”.

 

Porém, não podemos conectar com Krishna através de um sacrifício tolo como este. Isto requer um caminho apropriado; escutar, cantar, lembrar-se de Krishna, associar e servir Seus devotos. Krishna não pode ser obtido por sacrificar o corpo. Esta é uma tendência kshatriya, uma tendência brutal, “Eu mato meu próprio corpo. Sou um grande homem”. Não. Isto é tolice. Isto pode impressionar uma pessoa mundana, mas na Consciência de Krishna um herói mundano não tem nenhum valor. Tentar acabar com a matança de vacas pode ser a obrigação de alguém  em um plano particular da vida. Se alguém vem até mim, eu posso dizer: “Oh, não mate.” Posso dizer muitas coisas. Porém não devo lutar e morrer por esta causa. Meu tempo é muito valioso, ele existe para obter Consciência de Krishna. Não posso desperdiçar meu tempo na luta material.

   O desejo de Deus é tão grande que Abraão estava indo matar seu próprio filho Ismael para satisfazer Ele. Abraão ouviu uma voz dizendo que Allah queria que ele sacrificasse seu filho, então ele estava pronto para fazer isto. Para satisfazer o doce desejo de Krishna, não Krishna, mas alguma concepção de Deus, foi-lhe pedido que matasse seu filho e ele estava pronto para este teste: “Sim, estou pronto.” Então, Krishna é tão elevado. Em comparação com o serviço á Krishna, salvar o corpo de uma vaca ou de qualquer outra coisa, não pode se tornar uma preocupação.

   Tais coisas são de propensões muito baixas. O serviço á Krishna é tão elevado. Tudo pode ser sacrificado por Krishna. Seu serviço é tão valioso. Nada se compara a isto. É tão valioso, tão urgente, tão necessário, tão puro. Não devemos nos enganar. Sentir que estamos engajados em krishna-katha, que devemos tentar servir Krishna, isto é muito elevado, muito valioso. Uma pessoa comum imersa no ilusório “bom e ruim”-sattva-raja e tamo guna (nos modos na natureza material), tentará parar com a matança de vacas, proteger os brahmanas etc... Também, as vacas são reverenciadas aqui porque Krishna as ama (no mundo espiritual). Aqui, temos apenas um reflexo pervertido daquilo. Vacas são favoráveis a Krishna mas Suas vacas não são vacas deste mundo. Ainda sim há um reflexo pervertido daquilo aqui e ver as vacas mortas trará um sentimento indesejável no interior de um Sadhu.


Srimad Bhagavad-gita (18.17)

 

yasya nahankrito bhavo buddhir yasya na lipyate
hatvapi sa imal lokan na hanti na nibadhyate

 

“Aquele que está livre do falso ego, cuja inteligência não está aprisionada no mundano, nunca mata nem é preso por suas ações, até mesmo se ele destrói o mundo inteiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário