Revendo conceitos e harmonizando as religiões.

Bastante interessante e instrutivo a todos os vegetarianos, devotos ou não.

Os cristãos deixaram de lado essa prática muito cedo. Há dois textos basilares que nos ajudam a compreender a visão cristã. O primeiro se encontra no evangelho de Marcos (7,14:23):
14 Em seguida, Jesus chamou de novo a multidão para perto dele e disse: «Escutem todos e compreendam: 15 o que vem de fora e entra numa pessoa, não a torna impura; as coisas que saem de dentro da pessoa é que a tornam impura. 16 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.»
17 Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18 Jesus disse: «Será que nem vocês entendem? Vocês não compreendem que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19 porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, e vai para a privada?» (Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros). 20 Jesus continuou a dizer: «É o que sai da pessoa que a torna impura. 21 Pois é de dentro do coração das pessoas que saem as más intenções, como a imoralidade, roubos, 22 crimes, adultérios, ambições sem limite, maldades, malícia, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23 Todas essas coisas más saem de dentro da pessoa, e são elas que a tornam impura.»

Outro texto está em Atos dos Apóstolos 10,13-15:
No dia seguinte, enquanto eles estavam a caminho e se aproximavam da cidade, ao meio-dia Pedro subiu ao terraço para rezar. 10 Sentiu fome e quis comer; mas enquanto preparavam a comida, Pedro entrou em êxtase. 11 Viu o céu aberto e uma coisa que descia para a terra; parecia uma grande toalha sustentada pelas quatro pontas. 12 Dentro dela havia todo tipo de quadrúpedes, e também répteis da terra e aves do céu. 13 E uma voz lhe disse: «Levante-se, Pedro, mate e coma!» 14 Mas Pedro respondeu: «De modo nenhum, Senhor! Porque eu jamais comi coisa profana e impura!» 15 A voz lhe disse pela segunda vez: «Não chame de impuro o que Deus purificou.» 16 Isso repetiu-se por três vezes. Depois a coisa foi recolhida ao céu.

Alguém pode perguntar: "Mas você  é vaishnava, esta pregando comer carne?" a resposta é que o ponto aquí, é que a fé, a intenção, sentimentos, pensamentos etc.. são muito mais importantes do que simplesmente comer alimentos impuros ou 'puros'. Por isso, Swami Maharaj também disse nesse sentido. Srila Sridhar Maharaj também diz que uma pessoa que não segue o dharma, regra etc.. mas tem fé m Deus, é considerada mais avançada que uma vegetariana e que não tem tanta fé em deus. Hoje em dia, muitos pensam que é uma honra ser vegetariano, que são melhores do que os outros por isso etc... e como disse um cristão 'Adoram mais os vegetais do que o próprio Deus." Swami Maharaj também disse: "Só não comemos carne por que Krishna não aceita como oferenda, se não comeríamos sem problema." O que acontece muitas vezes, são declarações fanáticas da parte de 'devotos' sobre vários tópicos espirituais, justo como os crentes fazem. As pessoas tomaram antipatia de devotos fanáticos e com razão. A falta de fé, prática sincera, realização védica e o aumento da hipocrisia são as causas do fanatismo e da não aceitação do vaisnavismo pelas pessoas de outras religiões.

Quando estudamos as escrituras sagradas, Bíblia, Korão, vedas etc ... vemos um processo gradual que leva ao absoluto. Isto é pregado de acordo com a qualificação de cada um. Por isso Maomé disse que seus discípulos poderiam comer carne, menos a de porco. E Jesus também deu algumas concessões a este respeito. Nos Vedas também há concessões para o comer de carne para pessoas no modo da ignorância. Por que eles vieram pregar para os bárbaros, não os perturbou quanto a comida pura ou impura, deu ênfase a fé, e isto é mais importante. Isto não significa que comer carne seja positivo ou divino, mas que para algumas pessoas isso não será grande problema se se tem fé em um só Deus e se seguem as palavras dos seus profetas. Srila Bhaktivinod Thakur aceitou Moisés, Maomé e Jesus como enviados de Deus e rejeitou qualquer idéia aceita de forma fanática ou imposição de crença a outras pessoas. Assim sendo, tudo que os profetas de Deus disseram (Moisés, Maomé, David, Cristo, Mahaprabhu etc..) deve ser levado em consideração e harmonizado pelos aspirantes espirituais. Hari Bol





baladeva

Vivendo a realidade

Deus não é para corações fracos

Muitas pessoas pensam que o caminho de bhakti (devoção) é uma estrada cheia de flores. Eles também acreditam que fé cega, transgressão das regras e regulações, carência de concepções válidas, sentimentalismo e especulação, estão todos incluídos em Bhakti, porem, através das escrituras e palavras dos acharyas (Mestres espirituais puros) podemos entender que apesar de que o caminho de bhakti seja a única estrada real para as pessoas obter o destino supremo, este caminho é obstruído por raios e trovões. Especialmente nesta era, Kali-Yuga, a era do argumento e disputa, o caminho de bhakti é bloqueado por milhões e milhões de trovões. Os acharyas são como o oceano de misericórdia sem causa e eles foram enviados pelo próprio Senhor Supremo. Para capacitar os viajantes no caminho de Bhakti à destemidamente alcançar a árvores dos desejos dos pés de lótus de Sri Krishna e assim saborear o néctar do amor puro a Deus, eles nos alertam sobre os incontáveis obstáculos da devoção desde o começo.

Yoga and Religion- by Srila Gurudev



Yoga e religião na era atual

Host: Just to introduce myself, I am beginning a radio program here in Houston that is called “Yoga for Peace.” What we do is educate people on the vastness of yoga and the different paths that one can take in order to reach peace. In this way, people don’t get too stuck in the hatha or asana portion of yoga. They will be able to understand that there are other avenues to expand and reach peace. This is what the program is about. We have interviewed Svamis and other great souls who have come to town, and we play these interviews on the radio so that people can learn.