Segue um resumo de uma simples e profunda canção composta por Sri Shankaracharya chamada "Bhaja Govidam"
Adore Govinda, Adore Govinda, Ó homem tolo, Adore Govinda! (Refrão)
Ó Tolo! Malabarismos gramaticais não te salvarão no momento da morte!
Abandone o desejo por riqueza. Deixe sua mente livre de paixões e se absorva em pensamentos sobre a Realidade.
Fique contente com o que você recebe de acordo com seu próprio karma prévio.
Dependentes são mais apegados a você quando você ganha (dinheiro) e mantém a família.
Ninguém se preocupa em trocar sequer uma palavra com você quando seu corpo cambaleia devido a velhice.
Ninguém se preocupa em trocar sequer uma palavra com você quando seu corpo cambaleia devido a velhice.
Não fique orgulhoso com poder, riqueza e juventude. Isto pode ir embora em um piscar de olhos.
Abandonando tudo isto, após compreender esta natureza ilusória, realize o Espírito Supremo (Deus), e obtenha Ele- a Verdade Eterna.
Abandonando tudo isto, após compreender esta natureza ilusória, realize o Espírito Supremo (Deus), e obtenha Ele- a Verdade Eterna.
Infância é perdida brincando. Juventude é perdida com apego ao sexo oposto. Velhice se passa pensando em várias coisas do passado. Ó! Como é difícil encontrar alguém que deseja se perder em Deus!
Refugiando em templos, ou debaixo de árvores, dormindo no chão, deixando todo o conforto de lado. Então renunciando toda ideia de “Eu” e “Meu”- falso ego de se considerar o desfrutador, a quem tal desapego não trará felicidade?
Para aquele que com devoção, estudou até mesmo um pouco do Bhagavad Gita, que tomou pelo menos uma gota de água do Ganges com fé e devoção. Para aquele que adorou Murari- Krishna até mesmo por uma só vez com amor e devoção, Yamaraja- o Senhor da Morte, não tem controle sobre eles.
Novamente nascimento, novamente morte, e de novo deitado no ventre de uma mãe, este ciclo oceânico de samsara é muito dificil de ser atravessado. Por Tua infinita bondade, salve-me Ó destruidor do demônio Mura- Krishna.
O Bhagavad Gita e os mil nomes de Vishnu devem ser sempre recitados e a Forma do Senhor de Lakshmi- Vishnu deve ser sempre meditada. A mente deve ser guiada para a companhia do bem e do divino, riqueza deve ser distribuida entre os pobres.
Riqueza trás calamidade, então reflita constantemente: A verdade é que não podemos conseguir nenhuma felicidade disto. O rico teme até mesmo seu próprio filho. Assim é que anda a riqueza em todos lugares.
Que você se torne liberado do samsara através da devoção firme aos pés de lótus de Sri Guru. Através da disciplina dos órgãos dos sentidos e da mente, você experienciará o Senhor que reside em seu coração.
Adore Govinda! Adore Govinda! Ó Homem tolo! Adore Govinda!
Nota- Embora Sri Shankar Acharya, que é uma encarnação de Shiva na forma de um brahmana impersonalista, tenha vindo a terra por ordem do Senhor pregar a concepção impersonalista-ilusória ao mundo (Krishna pediu isto á ele para agrupar as pessoas de natureza demôníaca em uma filosofia ateísta visando separa-los dos Vaishnavas teístas que não mais seriam incomodados) ainda sim no final de sua vida, ao ver um homem idoso estudando regras de gramática, ele não pode mais esconder sua verdadeira devoção interior pela Forma de Deus Suprema- Govinda-Krishna e então esta maravilhosa canção saiu espontaneamente de sua boca.
baladev b.