Bhava sem sambandha-jnana??


Jaiva-dharma Capitulo 4:

Babaji Mahasaya—“Sambandha-tattva inclui  a conclusão filosófica da relação entre a entidade viva e Deus, da relação entre as entidades vivas e da matéria com Deus e a relação de Deus e das entidades vivas com a matéria. Aquele que compreende completamente esse sambandha-tattva está situado em sambandha-jñāna e aquele que não tem sambandha-jñāna não pode se tornar um Vaishnava puro de maneira alguma.”

Lahiri Mahasaya disse: “Tenho escutado de alguns vaishnavas que pode-se ser um real vaishnava apenas aquele que experiencia o caminho da devoção através de bhava (emoções), então não há necessidade de obter conhecimento. Quanto de verdade existe nessa declaração? Até agora eu simplesmente tento invocar emoções através do canto de hari-nama-sankirtan e não fiz nenhum esforço para compreender sambandha-jñāna.”

Babaji disse: “O fruto mais elevado de realização para os Vaishnavas é o desenvolvimento de bhava, o primeiro broto de prema,e a base de todas as transcendentais emoções. Porém, esse estágio de bhava deve ser puro. Aqueles que pensam que o objetivo mais elevado é imergir suas identidades no não-diferenciado brahma praticam essa indução de emoções. Porém, essas emoções não são suddha-bhava mas meramente uma imitação. Até mesmo uma única gota de suddha-bhava pode satisfazer a mais elevada aspiração da entidade viva, mas a performance de emoções feita por aqueles que são poluídos com o jñāna cujo objetivo é o brahma impessoal, é uma grande calamidade para as entidades vivas. Então, sambandha-jñāna é absolutamente essencial para os devotos puros.”