A busca por Sri Krishna, a realidade, o belo.


Extraído do livro “A busca por Sri Krishna, a realidade, o belo” de Srila
Sridhar Goswami Maharaj.

No começo do século XX, o poeta Bengali Hemachandra escreveu: Existem muitos países se tomando proeminentes: esta terra, aquela terra - o Japão é um país muito pequeno. mas está se levantando como o sol; Somente a Índia está sob sono eterno." Quando ele mencionou a outra parte do mundo. ele disse: "Os Estados Unidos estão se levantando com grande força, como se fossem engolir o mundo inteiro. Ás vezes eles gritam. como se fosse um grito de guerra. e o mundo inteiro treme. Seu entusiasmo é tão intenso e grande que querem arrancar o mundo do sistema solar. e dar-lhe uma nova forma. um novo molde." Os Estados Unidos foram mencionados por Hemachandra desta maneira. Do mesmo modo. Bhaktivedanta Swami Mahãrãja veio dar ao mundo uma nova forma através da consciência de Krsna. Certa vez ele disse: "Devemos ir lá e construí-lo de uma nova maneira - com a consciência de Krishna." O que é consciência de Krishna? Consciência de Krishna significa verdadeiro amor e beleza Verdadeiro amor e beleza tem que predominar: não o egoísmo ou a exploração. Geralmente. sempre que vemos a beleza. pensamos que ela deve ser explorada, mas na verdade a beleza é o explorador, a beleza é o mestre, e a beleza é o princípio controlador. E o que é amor? Amor significa sacrifício pelos outros. Não devemos pensar que o sacrifício deva ser explorado por nós. Quem deve ser o recipiente do sacrifício? Nosso grupo? Não. Estamos no grupo daqueles que se sacrificam: o grupo negativo predominado, o grupo de Mahãbhava. 0 princípio subliminar do amor é o sacrifício, mas sacrifício para quem? E quem é o beneficiário? 0 amor é o beneficiário. Todos devem contribuir com o centro, mas ninguém deve tirar energia dali. "Morra para viver." Com este espírito, devemos nos unir e trabalhar para o verdadeiro amor e beleza.




A BANDEIRA DO AMOR

E a beleza será vitoriosa no mundo. 0 amor será vitorioso no mundo. Sacrificaremos tudo para ver a bandeira do divino amor tremulando em todo o mundo, pois uma partícula daquele amor divino será capaz de manter a paz e distribuir a paz em todas as direções. Assim como soldados lutadores dedicam tudo e dão suas vidas para que seus compatriotas se beneficiam no futuro, devemos sacrificar nossas vidas e trabalhar para trazer verdadeira paz para todos.
Em Vrndavana, a terra de Krsna, o padrão de sacrifício é ilimitado. Os devotos ali desejam arriscar tudo por Krsna. Se aquele princípio de sacrifício for entronizado, então a paz automaticamente seguir-se-á. A consciência de Krsna deve ser entronizada acima de todas as outras concepções. Todas as outras concepções destinam-se a ser subservientes à consciência de Krsna. O ideal de Vmdãvana, a morada de Krsna, está acima de todos os outros ideais. Na comparação teísta, a concepção do lila de Sri Chaitanya Mahaprabhu está acima de todas as outras concepções. Lá, o teísmo alcança o seu zênite. Esta é a nossa meta mais elevada, e passo a passo, deve ser explicada, pensada, aceita e divulgada.




MORTE ATÔMICA

Sem isto, que tipo de benefício você espera em sua atual ocupação? Somente a morte o espera. Você é tão orgulhoso de sua civilização científica e faz tanto alarde, mas a morte o espera, seja ela atômica ou natural. Você não pode evitar a morte. Um poeta Inglês escreveu:

O alarde da nobreza, a pompa do poder
E toda aquela beleza e riqueza obtida  ..   
Esperam igualmente a hora inevitável..
Os caminhos da glória levam apenas ao túmulo.

- Thomas Gray - "Elegy in a Country Churchyard"

Vocês não se preocupam em resolver o maior perigo. Dizem ser grandes pensadores, grandes homens, e desejam o respeito da sociedade, mas o problema geral e inevitável para todo átomo aqui é a morte. Qual é a sua contribuição para resolver o maior perigo que espera para devorar a todos - cientista, inseto, ou vírus? Qual é a sua solução para a morte? Tomaram alguma providência para resolver este perigo universal? 0 que fazem no presente é exploração, e encorajam uma vida inferior como reação. Exploram a natureza, e todos que dela obtêm benefícios terão que pagar a conta com juros. "Para toda ação existe uma reação igual e oposta." Esta é sua afirmativa, mas o que fazem para resolver isto? Estão pondo em perigo o destino do mundo com suas propostas fascinantes de conforto aparente. 0 que é isto? Estão evitando o maior e inevitável perigo, e assim sua vida é uma inútil má-ocupação. Em um sentido, vocês são traidores da sociedade. Venham com coragem enfrentar e resolver o verdadeiro problema, o problema comum, e o mais perigoso problema; de outro modo devem deixar o campo e ir embora. Deixem-no para nós. Provaremos que o mundo é uma morada de perfeita felicidade: (visvam purna sukhayate).




MERGULHE  FUNDO NA REALIDADE

Mas tente entender isto, você tem que mergulhar fundo, não no plano do corpo e da mente, mas no plano da alma. Terá que mergulhar fundo na realidade que está dentro de nós. Ela não é uma coisa alheia a ser adquirida por empréstimo, mas  a alma está dentro de todos, até mesmo dos insetos e das árvores. Assim, temos que nos elevar ao plano da alma. Eliminem seus invólucros físicos e mentais e encontrarão seu verdadeiro eu. Ali encontrarão a chave. o segredo para o mundo adequado onde a vida é digna de ser vivida. A solução está ali; uma pista é dada por muitos mahajanas. Pelos grandes santos em toda seita religiosa, até certo ponto, mas nossa alegação é que a Índia deu o conceito mais elevado do mundo espiritual na Bhagavad-gita e Srimad- Bhagavatam. Assim, desafiamos a todos: não somos imaginacionistas; somos os pensadores mais práticos. Não evitamos Qualquer grande problema dizendo, "Oh. isto não pode ser resolvido". Não pertencemos ao grupo que quer facilmente obter prestígio e fama. Não queremos nos classificar entre essas pessoas enganadoras. Venham e vejam se o plano da realidade pode ser encontrado. Não se requer que vocés gastem menos energia em-sua campanha; assim, adotem o nosso programa; tentem e verão.
Onde você está? Quem é? Qual a verdadeira natureza do mundo? No Alcorão, na Bíblia, nos Vedas e em todas outras escrituras, uma esperança e um caminho são dados sobre a vida real. Seria tudo isto um engano? Que encanto oferecem os materialistas? Este encanto é apenas para os auto-enganadores, e está arrastando-os ao país do empréstimo e débito, à terra onde "Toda ação tem uma reação igual e oposta". Assim, uma civilização divina deve ser trazida a este plano Temos que tentar o caminho sugerido pelos grandes santos e escrituras. Isso não é irrazoável. Não se trata de loucura. Venham, a razão também pode ser aplicada aqui. Sri Chaitanya Mahaprabhu deu uma solução para todos os nossos problemas com um exemplo alegórico. Ele disse: "Vemos que és pobre, mas há uma solução feliz. Tua riqueza está debaixo do chão do teu próprio quarto - simplesmente tenta descobri-la. Não te aproximes dela pelo lado sul, o método do toma-lá-dá-cá do karma, pois desse modo tudo que fizeres provocará alguma reação que te capturará e perturbará, e não terás tempo para alcançar a solução adequada. Se te aproximares daquela riqueza escondida, pelo lado oeste, através do sistema de yoga, manipulando as forças sutis da natureza para alcançar poder místico sobrenatural, isto te encantará e desviará tua atenção da meta desejada. Tua própria atividade na direção errada criará obstáculos à tua conquista "



O FANTASMA DO SADHI

"Se te aproximares do tesouro a partir do norte, o lado daquele grande brahmãsmi, a concepção impessoal, com ajuda de mal interpretada lógica Vedantista. então entrarás em eterno samãdhi: aquele grande fantasma te engolirá, tua existência não estará em parte alguma. Somente se te aproximares pelo lado leste. com a ajuda da devoção, obterás facilmente a riqueza. Esta é a direção do nascer do sol, a direção que dá a luz. E aquela luz não é preparada por tua própria mão; aquela luz vem da fonte de toda a luz: a verdade revelada. Ela se estende de um lugar que nos é desconhecido. Aquela luz é o conhecimento revelado bhakti, o caminho da devoção " Adota aquele caminho em tua busca pela verdadeira riqueza dentro de ti e ali  encontrarás teu próprio eu, que é a coisa mais maravilhosa (ascaryavat pasyati kascid enam) Descobrindo que teu
próprio eu é tão maravilhoso. sentirte-ás envergonhado. Pensando: "Como pude ter sido arrastado pelo encanto deste mundo mundano? Sou a alma. Como foi possível quemaya tivesse tamanho poder encantador sobre mim que meu próprio eu, que é tão maravilhoso e precioso, foi arrastado à ilusão? A paz que está dentro de mim foi grandemente admirada por insignes espiritualistas, mas entrei em contato com coisas mortais, sujas e rotas. Como é espantoso, mas fui enganado". Então do atma ao Paramãtmã, da alma à Superalma. e depois de Vásudeva a Nãrãyana. e em seguida de Nãrãyana a Krsna, a compreensão progressiva em realização de Deus não é anti-científica; é realmente científica. Isto é vijnana, conhecimento científico: Na Bhagavad-gita (7.2) Krsna diz, "Arjuna, agora Eu te explicarei o conhecimento científico não apenas da alma, mas também de sua potência. A mente, os sentidos, e os modos da natureza são todos não-ãtmã, ou materiais. Existe um enfoque direto e indireto da realidade que agora te explicarei. Por favor, ouve-Me atentamente: jnanam te 'ham sa vijnãnam. 0 que é isto? Existimos Eu Próprio e Minha potência, e a jiva, a entidade viva, é a potência marginal que preenche estes mundos materiais." Se a jiva-shakti, a potência espiritual, fosse subtraída, então tudo seria pedra, e quem se importaria com a exploração? Toda essa tendência perigosa, essa tendência à exploração, pararia se a potência marginal, ajiva, fosse subtraída da matéria. Tudo estaria morto. A alma entrou nesta consciência material e tornou-a  uma coisa móvel. Deve-se entender isto apropriadamente de maneira científica. Não carecemos de habilidade para dar-te uma explicação científica "






Srila Bhakti Rakshak Sridhar-dev Goswami Maharaj, autor deste mais charmoso livro.



                           Yugala Kishora, O Casal Divino Sri Sri Radha Krishna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário