O Bhagavata
Guru-parampara
Para o bem
estar do mundo, o misericordioso supremo Sri Bhagavan, descende juntamente com
seus queridos associados de acordo com a necessidade dos tempos e traz consigo
a dádiva das suas instruções.
Eles dispensam as pessoas pecaminosas de
pensamentos ateístas e contrárias ao dharma
e, ao mesmo tempo, estabelecem o sanatana-dharma
na forma de bhakti pura (suddha bhakti),
que é o caminho pelo qual a entidade viva obtém seu esterno bem estar. Na era
atual, a qual sofre de uma poderosa influência de kali (ignorância), Sri Gourasundar - a mais misericordiosa encarnação
de Deus salva as almas caídas outorgando-lhes um prema (amor extático por Deus), que jamais havia sido concedido por
nenhuma encarnação divina. Seus seguidores, que estão na linha de Sri Swarup
Damodar e Sri Rupa Goswami, apareceram nesta terra como potências de Sri
Gourasundar, na forma de mestres espirituais (Acharyas). Eles aparecem com o objetivo de submergir as pessoas
ignorantes intoxicadas pelo materialismo, no oceano de amor puro a Deus (suddha-prema-dharma). Estes Acharyas
agem de acordo com o desejo de Sri Bhagavan, usam de evidências infalíveis e
uma lógica irrefutável, para demolir completamente a doutrina não-védica de
Acharya Sri Shankar. Esta filosofia, conhecida como brahma-vada, descreve Para-brahma
(a verdade absoluta) com sendo nirvises (carente
de características) e nihsaktik (impotente),
e é como um budismo disfarçado (monismo) ou filosofia mayavada. Os Acharyas
também estabelecem as verdades filosóficas sobre Bhagavan de maneira autêntica
e transcendental, ou seja, descrevem Parabrahma como sendo savisesa (possuidor de todas as qualidades transcendentais), sarvasaktiman (possuidor de todas as
energias) e rasa-swarupa (a forma de
rasa). O mais importante dentre os seguidores de Sri Gouransundar é o muito
adorável Acharya Keshari Pasanda-gajaika-simha Om Vishnupad Asttotarasata Sri Srimad
Bhakti Praghyan Keshav Goswami Maharaj.
Nos tempos
modernos, Jagad varenya Sri Srimad Bhaktissidhanta Saraswati Goswami
Prabhupada, a jóia preciosa entre os Acharyas na linha de Rupa Goswami, muito
poderosamente inundou o mundo com a onda da devoção pura. Dentre os
Maha-purusas que contribuíram de forma sincera e desinteressada ao difundir os
ensinamentos de Srila Prabhupada, o mais importante é Om Vishnupad Sri Srimad
Bhakti Praghyan Keshav Goswami Maharaj.
O
conhecimento real sobre os assuntos transcendentais jamais pode ser obtido
através dos sentidos materiais, pois Bhagavan, bhakti e os bhaktas (devotos
puros), estão além do alcance da percepção sensorial. Pode-se compreender algo
do extraordinário caráter transcendental dos devotos puros de Bhagavan quando,
por Sua graça, Ele revela este caráter no coração puro de uma pessoa dedicada
ao serviço a Bhagavan (sevonmukha).
Yasya deve
para bhaktir yatha deve tathau gurau
Tasyaite kathita hy arthah prakasante mahatmanah
(Svetasvatara Upanisad 6.23)
“Todos os
significados ocultos dos srutis são
revelados apenas ao coração da grande alma que possui a mais elevada devoção
transcendental tanto por Sri Bhagavan quanto pelo seu representante - Sri
Gurudev”
Os Vaishnavas
não estão sujeitos a nascimentos e mortes, também não possuem família, casta ou
ashram mundano. Neste mundo material, as situações materiais dos Vaishnavas é
apenas uma execução dos seus passatempos manifestos e imanifestos. Pelo desejo
de Bhagavan, os Vaishnavas aparecem neste mundo dentro de alguma família ou
linhagem, mas as escrituras nos proíbem de pensar que Eles têm uma origem
material.
Arcye visnau
siladhir-gurusu naramatir vaisnave jati buddhir
Visnor-va
vaisnavanam kalimala-mathane pada-tirthe mbu-buddhih
Sri visnor-namni
mantre sakala-kalusahe sabda-samanya-buddhir
Visnau
sarvesvarese tad-itara-samadhir-yasya va naraki sah
(Padma
Purana)
“Uma pessoa
se converte em um residente do inferno se pensa que a deidade é apenas uma
pedra, que Gurudev é um ser humano comum, que os Vaishnavas pertecem a alguma
casta, que a água que lavou os pés de lótus de Vishnu ou dos Vaishnavas é uma
água comum, que o mantra ou o nome de Vishnu são apenas sons mundanos, ou que o
Senhor Supremo Sri Vishnu é igual aos semi-deuses.”
Por tanto, de
acordo com as escrituras, aqueles que tentam definir um Vaishnava de acordo com
seu nascimento, família, casta e outros aspectos do mundo material, são tolos,
hipócritas e ofensores dos Vaishnavas. O conhecimento transcendental que é
recebido através do Bhagavata Guru Parampara constitui a verdadeira identidade
dos Vaishnavas. Paramadhyattam Srila Gurupadpadma Sri Srimad Bhakti Praghyan
Keshav Goswami Maharaj pessoalmente descreveu sua própria sucessão familiar
Vaishnava em seu Gaudiya
giti-guccha que compilou e editou.
Sri
krsna-brahma-devarsi bädaräyana-samjnakän
srimadhva-sripadmanäbha-srimannrhari-mädhavän
aksobhya-jayatirtha-srijnänasindhu
dayänidhin
srividyänidhi-räjendra-jayadharmän
kramädvayam
purusottama-brahmanya-vyäsatirthäsca
samstumah
tato
laksmipatiàsrimanmädhavendranca bhaktitah
tacchisyän
srivarädvaitanityänandän jagadgurün
devamisvarasisyam
sricaitanyanca bhajämahe
srikrsnapremadänena
yena nistäritam jagat
mahäprabhu-svarüpa-sridämodarah
priyam karah
rüpasanätanau
dvau ca gosvämi pravarau prabhu çréjévo
raghunäthasca rüpapriyo mahämatih
tatpriyaù
kaviräja-srikrsnadäsa-prabhurmatah
tasya
priyottamah srilah seväparo narottamah
tadanugatabhaktah
srivisvanäthah saduttamah
tadäsaktasca
gaudiyavedäntäcäryabhüsanam
vidyäbhüsanapädasribaladevasadä
srayah
vaisnavasärvabhaumah
srijagannätha prabhustathä
srimäyäpuradhämnastu
nirdestä sajjanapriyah
suddhabhaktipracärasya
mülibhüta ihottamah
sribhakativinodo
devastat priyatvena visrutah
tadabhinnasuhrdavaryo
mahäbhägavatottamah
srigaurakisorah
säksäd vairägyam vigrahäsritam
mäyävädi-kusiddhänta-dhväntaräsi-niräsakah
visuddhabhaktisiddhäntaih
sväntah padmavikäsakah
devo’sau
paramo hamso mattah srigaurakirttane
pracäräcärakaryesu
nirantarah mahotsukah
haripriyajanairgamya
om visnupädapürvakah
sripädo bhaktisiddhänta
sarasvati mahodayah
sarve te
gauravamsyasca paramahamsavigrahäh
vayanca
pranatä däsästaducchista grahägrahäh
“Sri Krishna é o Jagad Guru original da Sri
Brahma-Madhva-Gaudiya Vaishnava Guru Parampara. Ele transmitiu a ciência de suddha-bhakti ao coração de Chaturmukha
Sri Brahma. Sri Brahmaji por sua vez, outorgou este conhecimento a Sri Naradji,
que então transmitiu a Sri Veda Vyas. Veda Vyasji transmitiu o conhecimento na
linha do parampara a Sri
Madhvacharya. Nesta ordem o conhecimento foi impartido de guru para discípulo:
Sri Padmanabha, Sri Nrhari, Sri Madhav, Sri Akshobhya, Sri Jayatirtha, Sri
Ghyanasindhu, Sri Dayanidhi, Sri Vidyanidhi, Sri Rajendra, Sri Jayadharma, Sri
Purushottama Tirtha, Sri Brahmanya Tirtha, Sri Vyas Tirtha e Sri Lakshmipati
Tirtha Acharya, que era o Guru de Sri Madhavendra Puri. Os discípulos de Sri
Madhavendra Puripad eram Sri Iswara Puri, Sri Nityananda Prabhu e Sri Adwaita
Acharya. Jagad Guru Sri Gouranga Mahaprabhu fez com que Sri Iswara Puripad se
tornasse muito afortunado ao aceitar refúgio nos seus pés de lótus. Sri Swarup
Damodar – o muito querido amigo de Sriman Mahaprabhu, foi o próximo na linha do
Parampara, seguido por Seus queridos Sri Rupa Goswami e Sri Sanatan Goswami.
Sri Jiva Goswami e Sri Raghunath Das Goswami aceitaram refúgio nos pés de lótus
de Sri Rupa. Srila Krishna Das Kaviraj Goswami era o objeto da misericórdia
deles. O amado discípulo de Sri Kaviraj Goswami foi Sri Narottama Thakur e o
discípulo de Sri Narottama foi Sri Viswanath Chakravarti Thakur. O objeto da
misericórdia de Sri Viswanatha Thakura foi Sri Baladev Vidyabhusan Mahasay, que
foi sucedido por Sri Jagannath Das Babaji Maharaj. Sri Bhaktivinod Thakur se
refugiou nos pés de lótus de Sri
Jagannath Das Babaji Maharaj. O mais querido discípulo de Sri Bhaktivinod
Thakur foi o Maha Bhagavata Sri Goura Kshor Das Babaji Maharaj. O objeto de
amor de Sri Goura Kshor Babaji foi Sri Varshabhanavi Dayit Das Jagad Guru Sri
Srimad Bhaktissidhanta Saraswati Goswami Prabhupad, que inundou todo o universo
com a corrente de prema bhakti, tal
como foi praticado e ensinado por Sriman Mahaprabhu. “Todos estes Vaishnavas
são associados muito queridos de Sri Hari Goura Sundar e nosso desejo é honrar
seus remanentes.”
Este
Bhagavata Guru Parampara, que começa com Jagad Pita Sri Krishna e se estende até
Sri Srimad Bhaktissidhanta Saraswati Prabhupad, é a única linhagem familiar de
Sri Srimad Bhakti Praghyan Keshav Goswami Maharaj.
Paramaradhya
Srila Gurudev humildemente revelou sua própria identidade durante o parikrama de Sri Navadwip-dham em 1948.
No samadhi de Srila Bhaktissidhanta
Saraswati Thakur em Mayapur, desolado e soluçando com um imenso sentimento de
separação de seu Gurudev, Srila Gurudev disse: “Swayam Bhagavan Sri Krishna é
supremamente misericordioso. Sri Gourasundar, que não é diferente Dele, também
é supremamente misericordioso. Sri Nityananda Prabhu é a deidade da
misericórdia personificada e os seis Goswamis também são imotivadamente
misericordiosos. Eu tenho escutado tudo isto. Sem dúvida eu estava presente
nesta ou em outra forma, durante este tempo, mas ninguém me concedeu
misericórdia, pois sabiam que sou muito desprezível e pecaminoso. Mas, Srila
Prabhupad me pegou pelo cabelo. Sou uma pessoa materialista e descontrolada,
mas Prabhupad me converteu em uma partícula de poeira dos seus pés de lótus.
Este Srila Prabhupad, devido a sua misericórdia sem causa, hoje me fez como
sendo Seu. Ele é ainda mais sublime do que o próprio Senhor”.
Paramadhya
Srila Gurudev descreveu sua linhagem familiar neste discurso referindo á sua
relação com Jagad Pita Sri Krishna; Sri Sachinandan Goura Hari; o Akhanda Guru
Tattva Sri Nityananda Prabhu que não é diferente de Sri Baladev Prabhu; e seu
muito querido associado – Jagad Guru Srila Bhaktissidhanta Saraswati Prabhupad.
Em nenhuma ocasião ele mencionou sua linhagem familiar material.
Param Guru Pad Padma Srila Bhakti Praghyan Keshav Goswami Maharaj
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