Maha mantra e kirtan
(Extraído da biografia de Srila Keshav Goswami escrita por Srila Gurudev)
Em 1933,
foi celebrado o viraha-mahotsava de
Srila Bhaktinod Thakur em seu samadhi-mandir
em swananda-sukhada-kunj, Sri Godruma.
Srila Prabhupad estava presente acompanhado por seus discípulos, entre eles
Vinodbihari Brahmachari também estava presente. Vaishnavas proeminentes de toda
Bengala se reuniram neste festival e Srila Prabhupad deu a Sri Vinodbihari a
responsabilidade de atender os convidados especiais.
O honorável
Sri Sitanath Bhaktitirtha, um discípulo de Sri Bhaktivinod Thakur, era considerado
um excelente kirtaniya (cantor de
canções devocionais) e era perito em todos os tipos de raga, ritmos, entonações e modulações de voz. Também era perito em
tocar harmonio, esaraj, vina, mrdanga,
tabla e outros instrumentos. Após o festival, Bhaktitirtha prabhu sentou-se do
lado de Sri Vinodbihari e começou a cantar. Ele começou cantando o maha-mantra em vários ritmos com
acompanhamento do harmônio e modulava sua voz de tal maneira que ele demorava
de dez a quinze minutos para pronunciar as dezesseis palavras do hare krishna maha-mantra desde o
primeiro hare até o último hare. Além disso, ele gesticulava
excessivamente com suas mãos para exibir seus sentimentos devocionais.
Pouco
depois, quando Sri Vinodbihari Brahmachari estava com Srila Prabhupad,
Prabhupad o instruiu: “Você escutou o kirtan?
Você poderia ter pronunciado o maha-mantra cinqüenta vezes durante o tempo que
ele demorava a pronunciar ‘hare krishna’ uma só vez. Aqueles que não têm gosto pelo
santo nome e sua deidade adorável, estão apegados apenas ao canto com
diferentes entonações melódicas para sua própria felicidade pessoal. Eu chamo
esse povo de tal-thoka sampradaya
(pessoas que só estão interessadas no ritmo e não no sentimento devocional).
Nossa inércia e todos os tipos e impurezas podem ser erradicados se cantamos o
maha-mantra com fé e em voz alta. Todos os nossos desejos serão satisfeitos se
cantamos da forma correta. Os membros da tal-thoka
sampradaya estão enredados completamente no benefício material, no desejo
de ser adorado e na fama. Os Vaishnavas puros sempre ficam longe disso e
executam sadhana do krsna-nama com muita fé e concentração.
A forma, passatempos transcendentais e qualidades de nami-prabhu se manifesta no coração daqueles que realizam nama-sankirtan desta maneira. Amor puro
por Deus só pode ser despertado através do canto apropriado”. Através deste
incidente, Jagad Guru Srila Prabhupad ensinou a seu qualificado discípulo, como
deve ser performado o nama-bhajana.
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