O bem Absoluto
Srila
Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj explica a posição espiritual do esforço para proteger vacas.
Pergunta: Como podemos convencer os seres humanos que os animais também têm alma? No ocidente as pessoas matam muitos animais, especialmente vacas.
Srila Sridhar Maharaj: Eu não sou um membro do comitê de salvação das vacas. Sou membro do movimento para a Consciência de Krishna. Eu lido com isto. Existem muitas e muitas associações. Os jainistas e assim chamados ‘Hindús’ podem estar muito ansiosos em formar associações contra a matança de vacas e proclamar:“Não matem as vacas”. Nós pertecemos á outro plano. Onde está a questão de matança de vacas?
Krishna diz no Gita que existe uma posição
(situação) onde alguém pode destruir todo o universo, incluindo as vacas,
brahmanas e sadhus juntamente com ele, e ainda sim não receber nenhuma reação. Isto
realmente existe. Tentem obter esta posição. Esta ainda não é a posição mais
elevada. Mas, através disso você irá passar para o plano da pura auto-renúncia.
Não se permita ser um membro deste mundo físico (material), o mundo do bem e do
mal físico. Tente se manter distante da relatividade mundana e seja um membro
do plano transcendental. Aqui, todo o
calculo do bom e do ruim é falso. O bom e o ruim são ambos falsos. Então, engaje
a si mesmo em distribuir Krishna. Não desperdice sua energia, invista sua
energia sempre em distribuir Krishna (Deus).
Você deve se conectar com Krishna. Sua
conexão é com Krishna. Não nos importamos em nascer e morrer milhares de vezes
se isto nos conectar com Krishna. Para reconectar com Krishna, devemos abraçar
isto. Mahaprabhu diz:
sanatana, deha-tyage krishna yadi
paiye
koti-deha ksaneke tabe chhadite pariye
koti-deha ksaneke tabe chhadite pariye
(Sri Chaitanya-charitamrita:
Antya-lila, 4.55)
“Sanatana,
se por abandonar este corpo, a pessoa pode se conectar com Krishna, então em um
segundo estarei pronto para morrer milhares e milhares de vezes”.
Porém,
não podemos conectar com Krishna através de um sacrifício tolo como este. Isto
requer um caminho apropriado; escutar, cantar, lembrar de Krishna, associar e
servir Seus devotos. Krishna não pode ser obtido por sacrificar o corpo. Esta é
uma tendência kshatriya, uma tendência brutal, “Eu mato meu próprio corpo. Sou um grande homen”. Não. Isto é tolice. Isto pode impressionar uma pessoa mundana mas na
Consciência de Krishna um herói mundano não tem nenhum valor. Tentar acabar com
a matança de vacas pode ser a obrigação de alguém em um plano particular da vida. Se alguém vêm
até mim, eu posso dizer: “Oh, não mate.” Posso dizer muitas coisas. Porém não
devo lutar e morrer por esta causa. Meu tempo é muito valioso, ele existe para
obter Consciência de Krishna. Não posso desperdiçar meu tempo na luta material.
O desejo de Deus é tão grande que Abraão
estava indo matar seu próprio filho Ismael para satisfazer Ele. Abraão ouviu
uma voz dizendo que Allah queria que ele sacrificasse seu filho, então ele
estava pronto para fazer isto. Para satisfazer o doce desejo de Krishna, não
Krishna, mas alguma concepção de Deus, foi-lhe pedido que matasse seu filho e
ele estava pronto para este teste: “Sim, estou pronto.” Então, Krishna é tão
elevado. Em comparação com o serviço á Krishna, salvar o corpo de uma vaca ou
de qualquer outra coisa, não pode se tornar uma preocupação.
Tais coisas são de propensões muito baixas. O
serviço á Krishna é tão elevado. Tudo pode ser sacrificado por Krishna. Seu
serviço é tão valioso. Nada se compara a isto. É tão valioso, tão urgente, tão
necessário, tão puro. Não devemos nos enganar. Sentir que estamos engajados em
krishna-katha, que devemois tentar servir Krishna, isto é muito elevado, muito
valioso. Uma pessoa comum imersa no ilusório “bom e ruim”-sattva-raja-tamo guna
(nos modos na natureza material), tentará parar com a matança de vacas,
proteger os brahmanas etc... Também, as vacas são reverenciadas aqui porque
Krishna as ama (no mundo espiritual). Aqui, temos apenas uma reflexo pervertido
daquilo. Vacas são favoráveis a Krishna mas Suas vacas não são vacas deste
mundo. Ainda sim há um reflexo pervertido daquilo aqui e ver as vacas mortas
trará um sentimento indesejável no interior de um Sadhu.
yasya nahankrito
bhavo buddhir yasya na lipyate
hatvapi sa imal lokan na hanti na nibadhyate
hatvapi sa imal lokan na hanti na nibadhyate
“Aquele
que está livre do falso ego, cuja inteligência não está aprisionada no mundano,
nunca mata nem é preso por suas ações, até mesmo se ele destrói o mundo
inteiro”.
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