Os três aspectos do processo de Bhakti-Yoga
A palavra sanscrita Yoga significa conexão com Deus e atualmente se
refere á Bhakti Yoga,ou Yoga do amor e afeição, visto que Deus é amor e
Deus também é afeição. Apenas o amor á verdade absoluta nos levará á
terra de nossos sonhos. Deus é controlado pelo amor de seus devotos,
assim como uma mãe é controlada pelo amor de seu filho. Não há outra
maneira de se Ter uma visão absoluta do ser supremo á não ser cantando
seu nome com amor e afeição.
Para explicar o nosso relacionamento com Deus, o que em sanscrito
chama-se Sambandha, temos que Ter uma idéia de quem é o supremo e quem
somos nós, e então descobriremos qual é a nossa relação com a verdade
absoluta e indivisa.
Nos Vedas podemos encontrar explicações lógicas e simples sobre a
natureza do ser e também de Deus. Neste verso falado por Mahaprabhu ,
resume-se nossa real posição em relação ao autócrata supremo(Krsna).
Jivera svarupa haya krsnera nitya das
Krsnera tatastha sakti bheda bheda prakas
Jivera svarupa haya significa a original forma e posição da entidade
viva(jiva), Krsnera nitya das, aqui foi revelada nossa posição em
relação á Deus (Krsna). Nitya quer dizer eterna, e das quer dizer servo,
servo de quem? Então ele fala de Krsnera, Krsna , Deus. Mahaprabhu
revelou que nossa posição original é de um servo eterno do senhor
supremo, em conexão com a filosofia de igualdade e diferença simultaneas
que significa que temos qualidades em comum em relação á Deus
(sac-cit-ananda), mas ao mesmo tempo somos bastante diferentes e
insignificantes de acordo com a quantidade destas qualidades.
Sabendo desta nossa eterna posição, Sriman Mahaprabhu deu nesta mais
auspiciosa era de Kali, o processo com o qual podemos restabelecer esta
conexão, que há tempos foi perdida, devido á nossa ambição de ser seres
desfrutadores e não seres que servem. Tudo deve ser feito e oferecido ao
proprietário, e não desfrutado e saboreado. Mas Deus é amor, porque ele
age desta forma? Simples, porque ele sabe que sem este serviço, ninguém
pode ser feliz, simplesmente por 'desfrutar' deste mundo e ter uma vida
com interesses próprios. Ele sabe que apenas O servindo a pessoa poderá
ser feliz e realizada pois esta é a função natural de todo ser vivo
(Jiva Dharma). Deus não quer ver ninguém se lamentando e triste,
sofrendo reações do proprio karma etc.. por isso ele de forma amorosa
vem pessoalemente várias vezes na terra, e quando não está aki envia
seus mensageiros, isto é misericórdia e amor á todos. Deus é amor e amor
é Deus. Assim como o servo de um rei é mandado á forca ao roubar ou
desfrutar da propriedade do rei , assim também ,nós , servos de Deus,
somos mandados para esta cadeia de repetidos nascimentos e mortes por
estarmos usurpando coisas que são para uso e fruto de seu criador. A
maneira mais fácil de restabelecermos nossa conexão original é o
processo de Yoga, Bhakti Yoga, praticada pelo cantar dos santos nomes de
Deus, sob a guia de um expert no assunto, o Guru genuíno, o
representante e guardião da verdade. Á isto dá-se o nome de Abidheya, a
prática que nos leva á meta.
Harer nama harer nama harer namaiva kevalam
Kalau nasty eva nasty eva nasty eva gatih anyantah
Nesta atual era de ferro, não há outra maneir ade se livrar da cadeia de
nascimento e morte há não ser os canto dos santos nomes de Krishna, dos
santos de Krishna, dos santos nomes de Krishna.
E qual é a meta final? A meta não é liberação impessoal, não é
exploração ou desfrute, e nem tampouco adquirir conhecimento, mas sim
obter Krishna Prema. Prema em sanscrito quer dizer Amor Puro, um tipo
muito profundo de extase, que enlouquece o praticante de Bhakti e o
entorpece com os sentimentos de amor profundo á Deus. Esta é a meta
última de todo ser vivo. Podemos encontrar em todas as escrituras
sagradas que Deus é amor e que devemos desenvolver-mos nosso amor á ele,
desenvolvendo com ele uma relação de amor e afeição. Á isto dá-se o
nome de Prayojana, a meta que é alcançada através da prática de
purificação do ser até que o ser se torna bem aventurado e puro.
srimad bhagavatam pramanam amalam
prema purmatho mahan
sri chaitanya mahaprabhu matan idam
tatradaro nah parah
srimad bhagavatam pramanam amalam
prema purmatho mahan
sri chaitanya mahaprabhu matan idam
tatradaro nah parah
Aqui foi dada uma breve e fácil descrição das três grandes verdades do
Bhagavat de acordo com as autoridades perfeitas, sábios auto realizados
na ciência de Deus.
Baladeva das b.
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