O propósito do advento do Senhor Chaitanya-
Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaj
Srila Krishna Das Kaviraj nos disse que Sri Chaitanya Mahaprabhu é o próprio Krishna, Swayam Bhagavan. Ele não é apenas Swayam Bhagavan Vrajendra Nandana Sri Krishna, mas está também dotado com os sentimentos e cor da Sua potência interna que é personificada em Srimati Radhika. Mesmo que pudéssemos separar o sol do seu calor ou luz, é impossível separar Sri Radha de Sri Krishna.
Krishna viveu dez anos em Vrindavan. Nasceu em Gokul Mahavana, onde brincou em sua infância. Então Sua família assim como a família de Radhika mudou-se para Vrindavan e ali saborearam ilimitados passatempos (lilas). A família de Nanda Baba estabeleceu-se em um lugar chamado Chatikara e a de Vrishabhanu Maharaj no lugar chamado Rala. Depois se mudaram para Kamyavana e então á Khelanvana. Por último se estabeleceram em Nandagaon e Varshana respectivamente. Em cada um destes lugares eles criaram uma nova vila de tal maneira que Suas famílias estavam sempre unidas e felizes. Radha e Krishna se reuniam nestes lugares e performavam Seu passatempo eterno supremo de rasa-lila além de tantos outros. Quando Krishna vem á este mundo, toda Vraja vem com ele; Seus associados eternos, o rio Yamuna, a colina de Govardhan, o bosque de Bhandiravana e as oitenta e quatro kroshas de Vrindavan. Ele advém uma vez a cada dia de Brahma para saborear as cinco rasas em Seus passatempos- santa, dasya, sakhya, vatsalya e madhurya. Mesmo desfrutando de todas estas rasas, ainda sim ele tinha três desejos que ainda não havia satisfeito. O motivo principal da sua aparição como Sri Chaitanya-dev foi satisfazer estes desejos. Além disso, por ser um oceano de misericória imotivada e um oceano de rasa, Ele desejou derramar algumas gotas de misericórdia especial sobre as jivas para que elas pudessem ir até Ele e servi-lo eternamente.
Enquanto Sri Krishna pensava na maneira de satisfazer Seus desejos, Kali Yuga (a era atual de hipocrisia e desavenças) já estava em andamento na terra e o momento de pregar a religião da era (yuga-dharma) se aproximava. Com objetivo de preparar a plataforma para o advento de Krishna e Seus associados, Adwaita Acharya (que veio antes) também desejava conceder o amor por Deus ás jivas deste mundo, porém não pôde fazê-lo. Esta não é uma função para Maha Vishnu, nem tampouco de Rama, Nrsimha, Kalki, Vamana ou Parashurama. Todos estes avataras podiam estabelecer o yuga dharma, mas não podiam dar prema bhakti (amor puro especial em doçura absoluta) á todas as jivas incluindo as plantas e animais como Swayam Bhagavan Vrajendra-Nandana Sri Krishna podia.
Baladev Prabhu pode dar este prema especial, mas não o faz. Ele o reserva para Krishna e ele simplesmente O ajuda. Nos passatempos de Sri Chaitanya-dev. Ele deixa isto para Sri Chaitanya-dev e Seus associados como Swarupa Damodar, Ray Ramananda, Rupa Goswami, Raghunath Goswami, sanatan Goswami e outros como eles. Nityananda distribui o prema comum ás pessoas em geral.
Portanto, existem quatro razões para o aparecimento de Sri Chaitanya-dev, dois internos e dois externos. As razões externas são; 1- estabelecer o yuga-dharma e 2- satisfazer Adwaita Acharya, que orou a Krishna oferendo folhas de Tulsi para que Ele descendesse.
Com seu amor devocional, Adwaita Acharya induziu Sri Krishna a vir neste mundo. Se um devoto pega uma manjari (flor de Tulsi) rodeada com duas folhas de Tulsi e as oferece a Krishna com lágrimas nos olhos e orando a Ele, Krishna não será capaz de recusar a oferenda. Ele terá que deixar Golok Vrindavan e ir até você. Para inspirar Krishna para que nos veja, também devemos adorar Tulsi todos os dias assim como Adwaita Acharya fez. Através desta prática, Sri Chaitanya Mahaprabhu, Sri Nityananda Prabhu e todos os Seus associados, entrarão em nosso coração.
Mahaprabhu Sri Chaitanya-dev é o próprio Krishna e Nityananda é Baladev Prabhu. Através do sankirtan (canto congrecional dos santos nomes), que é o yuga dharma, Sri Chaitanya-dev outorgou prema a todas as entidades vivas. Krishna não poderia fazer com que até mesmo os habitantes da floresta como as serpentes, elefantes e tigres se sentissem inspirados, cantassem e dançassem junto com Mahaprabhu enquanto Ele cantava:
Krsna krsna krsna krsna krsna krsna krsna he
Krsna krsna krsna krsna krsna krsna raksa mam
Krsna krsna krsna krsna krsna krsna pahi mam
Rama raghava rama raghava rama raghava raksa mam
Krsna keshava krsna kesava krsna kesava pahi MAM
Em transe, Sriman Mahaprabhu chorava e às vezes rolava no solo. Entorpecidos com Seu amor, os animais, as plantas e as árvores cantavam junto com Ele.
Sriman Mahaprabhu distribuiu livremente este extraordinário prema o qual não havia sido dado até mesmo para Brahma, Shankara, Uddhava e Narada. Ele transformou as serpentes em serpentes de Vraja, as vacas em vacas de Vraja. Após receber Sua misericórdia, todos eles desenvolveram intensa afeição por Krishna.
Enquanto Krishna concede amor puro por Ele mesmo de acordo com a rendição de cada pessoa, Mahaprabhu Sri Chaitanya-dev e Nityananda Prabhu são tão misericordiosos que todos aqueles que se dirigem á Eles, recebem Sua misericórdia sem causa. Eles não consideram quem é qualificado ou não, Eles dizem: “Não se preocupem, lhes darei a qualificação e então o néctar de krsna-prem.”
Sri Chaitanya-dev concedeu prema a muitas e muitas pessoas, mas esta é apenas uma razão secundária do seu aparecimento. O principal motivo do advento de Krishna como Sri Chaitanya Mahaprabhu foi saborear os três sentimentos de Srimati Radhika que apenas Ela podia saborerar. Por isto, ele pegou emprestado Seus (de Radhika) sentimentos internos e Sua beleza e assim se tornou tadatma com Ela. Assim, Krishna (Chaitanya) até mesmo se esqueceu de que era o próprio Krishna.
Quando Sri Chaitanya-dev encontrou com Ray Ramananda em Godavari, aprendeu com ele o rasa-tattva. Ray Ramananda é Vishaka e Chaitanya-dev é Krishna. Krishna na forma de Sri Chaitanya-dev, converteu Srimati Vishaka-devi á posição de Seu Guru para que ele o ajudasse a desenvolver os sentimentos e a beleza de Sri Radha. Depois disso, Krishna como Chaitanya-dev se tornou rasaraj-mahabhav-swarup. Se ele não tivesse aceitado Vishaka como Seu Guru, isto não seria possível. Assim, ao encontrar com Ray Ramananda, Sri Chaitanya-dev saboreou estes três sentimentos em Gambhira- Jagannath Puri. Portanto, ele se sente muito grato á Vishaka e á Lalita. Sem esta ajuda, Krishna não poderia sabrear os três sentimentos de Radhika.
Sendo o próprio Krishna, porém mais misericordioso Sri Chaitanya-dev pode distribuir vraj-prem, principalmente parakiya-bhav- o amor transcendental entre amante e amado. Este amor é chamado de unnatojjwala-rasa. Unnata significa ‘o mais elevado’ e ujjwala significa ‘com um brilho resplandescente’. Rasa significa doçura de uma relação específica com Krishna.
O resplendor de unnatojjwala-rasa é imcomparável. Todos os nossos mestres da linha Gaudiya (seguidores de Gaura- Chaitanya-dev) vieram a este mundo para ensinar isto. Eles não vieram para saborear o mesmo prem que Chaitanya-dev saboreou e sim para distribuir a mesma rasa que ele veio distribuir. A distribuição de unnatojjwala-rasa é a primeira razão do aparecimento de Chaitanya-dev, porém não é a principal. O primeiro motivo interno foi saborear os sentimentos de Radha e o segundo foi distribuir o serviço a este sentimento. Ele queria distribuir este prema ás jivas, prema este que é dificilmente alcançável até mesmo para Brahma, Shiva e Narad. Tão gloriosa é a missão de Sri Chaitanya Mahaprabhu.
Da mesma maneira, nossos Acharyas como Rupa Goswamipad, Sanatan Goswamipad, Jiva Goswamipad, Krsna das Kaviraj, Viswanath Chakravarti Thakur, Shyamananda Prabhu, Narottama Thakur, Srinivas acharya, Bhaktivinod Thakur, Baladev Vidyabhusan, Srila Prabhupad Bhaktissidhanta Saraswati Thakur, Srila Bhakti Praghyan Keshav Goswami Maharaj e Srila Bhaktivedanta Swami Maharaj (Prabhupad), não vieram a este mundo apenas para pregar as glórias do canto do santo nome. Os associados de Maha-Vishnu também podem fazer isto. Tente compreender este ponto. As expansões ou manifestações de Maha-Vishnu como Adwaita Acharya, podem pregar e distribuir o santo nome, porém eles não podem pregar o prema de Vraj. Há uma grande diferença entre o nama-sankirtan da presente Kali-yuga para todas as outras Kali-yugas. Esta é uma especialidade apenas de Sri Chaitanya Mahaprabhu, Seus seguidores e Seus associados.
As manifestações de Maha-Vishnu como Adwaita Acharya e os associados como Sanaka, Sanandana, Sanatana, Sanat Kumar, Vishwakshena e todos os associados de Vishnu, podem performar e estabelecer o nama-sankirtan e o yuga-dharma, mas o nama-sankirtan deles não dará krsna-prem, vraj-prem. O nama-sankirtan de Chaitanya-dev e Seus associados têm uma potência especial para conceder isto. O unnatoujjwala-rasa é o sentimento especial de Srimati Radhika. Este sentimento pode ser saboreado por Krishna como Chaitanya-dev, mas não pode ser distribuído. Qual tipo de sentimento Sri Chaitanya Mahaprabhu deu então? Devemos saber que há dois tipos de unnatoujjwala-rasa:1- Kamatmika (o que Ele saboreou) e 2- tat-tad-bhavecchatmika (o que Ele distribuiu). Kamatmika é o sentimento de Radhika, Lalita, Vishaka e das outras gopis principais que são como elas. Srimati Radhika possui cinco grupos de sakhis (gopis amigas): sakhis, nitya-sakhis, prana-sakhis, priya-sakhis e priya-narma-sakhis.
1- Sakhis- estas sakhis amam e servem Srimati Radhika e Krishna, mas estão ligeiramente inclinadas a Krishna. Entre estas sakhis, está Dhanistha.
2- Nitya-sakhis e 3- Prana-sakhis- São as únicas classes de sakhis que se encontram na categoria de tat-tad-bhavecchatmika. Chaitanya Mahaprabhu veio conceder este tipo de serviço para as jivas. Estas sakhis servem Sri Sri Radha Krishna com uma tendência natural a favorecer e servir Srimati Radhika. Elas obedecem apenas Radhika e por estar mais intimamente conectadas a Ela, as prana-sakhis como Rupa Manjari e Rati Manjari são as líderes naturais das nitya-sakhis.
4- Priya sakhis e 5- Priya-narma-sakhis- entre elas estão Lalita e Vishaka. Entre as sakhis, as priya-narma-sakhis e as priya-sakhis são muito queridas e ambas servem o Casal Divino Jugala Kishora (Radha Krishna), mas com uma ligeira inclinação a Srimati Radhika. Estas sakhis são tão poderosas que às vezes chegam até mesmo a repreender Radha e também Krishna.
A diferença entre as sakhis nitya e prana, e as sakhis priya e priya-narma é que as nitya-sakhis e as prana-sakhis são as manjaris. Elas não desejam saborear nada por elas mesmas. Elas não fazem nada para ter uma relação pessoal com Krishna, mas fazem tudo por Srimati Radhika. É este bhav (sentimento) que é denominado de tat-tad-bhavecchatmika e está também incluso em unnatoujjwala-rasa que Sri Chaitanya-dev veio distribuir.
Este é um tema muito elevado e estou falando para um grupo de pessoas muito reduzido.
Alguém pode perguntar: “Então porque você fala todas estas coisas?”. Srila Kaviraj Goswami explica que antes de começar a prática- sadhana, primeiro devemos saber claramente qual é o nosso objetivo. Se alguém quer dinheiro, por exemplo, ele irá servir o estado, ou procurar um trabalho ou começar um negócio. E se não quiser trabalhar, pode ser que comece a roubar, sozinho ou se unindo a algum grupo organizado usando algum tipo de arma, como fazem os asuras (demônios). Krishna atacou a força o reino de Bhismaka, onde centenas de reis e seus soldados protegiam a princesa Rukmini. Como um leão adentrando no meio de uma manada de chacais, Krishna colocou Rukmini na Sua carruagem e a levou imediatamente a Dwaraka. Ali, Ele se casou com ela.
Se um mendigo tem o objetivo claro de ganhar dinheiro e não o consegue pedindo esmolas, ele obterá isto custe o que custar. Um exemplo de desejo intenso de alcançar um objetivo é o do cão que espera por comida na porta de uma pastelaria e babando observa as pessoas que saem comendo doces e pastéis. Como não pode entrar no estabelecimento pois alguém protege a entrada com um pedaço de pau, o animal corre para lamber os sacos plásticos que as pessoas jogam fora e enquanto faz isto ele vigia para ver se nenhum outro cão aparece.
Devemos fixar nosso objetivo na vida espiritual, e apenas quando fazemos isto, podemos decidir a maneira de como alcançá-lo. A prática é chamada de sadhana e o objetivo de sadhya. Sem o sadhya não se pode determinar o sadhana. Por isto, Srila Krsnadas Kaviraj Goswami escreveu primeiramente o sadhya, no primeiro verso do Sri Chaitanya Charitamrta (Adi 1.4), justo depois do mangalacharana.
Se o objetivo de vocês é alcançar o que Chaitanya-dev veio dar- vraj-prem, unnatojjwala-bhav, então venham comigo até a escola de Srila Rupa Goswami. Leiam os livros dos Goswamis e aprendem a desenvolver o desejo por isto. Não há regras para obter esta cobiça espiritual, porém ela só virá se escutamos um Vaishnava genuíno e associamos com ele. Isto não virá somente meditando sobre as escrituras.
Imaginem que um homen feio e vulgar vê a princesa Diaga de Gales e surge nele o desejo de se casar com ela. Ainda que a idéia seja absurda, é certo que para ter este tipo de anseio não é preciso ser rico nem possuir nenhuma atitude especial. A cobiça espiritual é adquirida por escutar os relatos sobre a beleza de Sri Krishna e sobre a afeição que as gopis sentem por Ele, assim como foi descrito por Rupa Goswami. O Srimad Bhagavatam explica que Sri Krishna é controlado pelas gopis e coloca sua cabeça nos pés de lótus de Radhika suplicando a ela que seja misericordiosa com Ele.
Se alguém ouve um devoto puro falar sobre os temas tratados no Sri Chaitanya Charitamrta e sobre os livros de Rupa Goswami, pode ser que surja nele o desejo espiritual, seja ele capacitado ou não. Quando esta cobiça aparece no coração, a pessoa se torna apta para decidir os métodos através dos quais ela poderá alcançar seu objetivo. Estes métodos constituem o sadhana (práticas espirituais). Rapidamente esta pessoa alcança o estágio de ruchi (gosto) e então avança em seu objetivo.
Aqueles que fazem sadhana-bhajana ao Senhor Krishna por temor de ir ao inferno tendem a praticar a devoção que é denominada de vaidhi-bhakti. Já a prática daqueles cujo anseio espiritual intenso foi despertado, é denominada de raganuga-bhakti.
Há uma importante diferença entre os devotos ragatmika e os devotos raganuga. Aqueles que possuem raga (apego) e estão chegando ao nível de bhav são raganugas. Os devotos que ainda não alcançaram este estágio, porém estão desenvolvendo cobiça transcedental (raganuga-pravritti), com o tempo se qualificam para praticar raganuga bhakti. Estes devotos não praticam raganuga, porém estão se aproximando disto.
Sri Chaitanya Mahaprabhu veio principalmente para dar este anseio. Para aqueles que já o possuem, Ele concede bhav e aqueles que já possuem bhav Ele concede prem. Qual tipo de prem? Não é os sentimentos de Radhika e sim o das manjaris. Tentem compreender isto. Ainda que poucos compreendam isto, esforçem para compreender. Dentro de dez ou vinte anos, ou em uma vida futura, vocês poderão compreender algo disto profundamente por associarem com Vaishnavas elevados. Eu também oro para receber a misericórdia de um raganuga-vaishnava. Este é meu único desejo. Não me importo em morrer. Prefiro morrer antes de beber água de outro lago sagrado que não seja do Keshi-ghat ou do Manasa-ganga. Irei somente ao ghat (local sagrado situado as margens de um rio ou lago) onde as gopis estão servindo Sri Sri Radha e Krishna. Agora explicarei o mula-sloka do Chaitanya Charitamrta.
anarpita-carim cirat karunayavatirnah kalau
samarpayitum unnatojjvala-rasam sva-bhakti-sriyam
harih purata-sundara-dyuti-kadamba-sandipitah
sada hrdaya-kandare sphuratu vah saci-nandanah
(Cc. Adi 1.4)
“Que o Senhor que é conhecido como o filho de Srimati Sachidevi (Sachinandana), Se manifeste no âmago mais íntimo dos seus corações. Resplandescendo como o brilho de uma montanha dourada, Ele descendeu na era de Kali devido a Sua imensa misericórdia imotivada para outorgar o que nenhuma outra encarnação jamais ofereceu; a doçura mais elevada do serviço devocional- a doçura do amor conjugal.”
Este verso citado por Kaviraj Goswami no Chaitanya Charitamrta foi escrito por Srila Rupa Goswami em seu Vidagdha-Madhava. Sri Chaitanya-dev inspirou Srila Rupa Goswami em Prayag para que ele pudesse distribuir este unnatoujjwala-parakiya-bhav. Isto é algo extraordinário até mesmo se tratando de Golok Vrindavan, o que dizer para este mundo. Este prema é o nitya-dharma (ocupação ou religião eterna) não só das entidades vivas que possuem um corpo humano, mas de todas elas, seja lá qual corpo estão situadas.
Se um homem que ama sua esposa percebe que ela está apaixonada por outro homem, ele irá se sentir muito mal. O mesmo acontecerá se uma mulher descobrir que seu esposo secretamente ama outra pessoa. Em ambos os casos, a vida do casal será afetada. A necessidade de amar e ser amado está presente não só nos seres humanos mas também nos animais, plantas e todos os outros seres vivos. Ninguém pode viver sem amor.
O reflexo pervertido deste prema (amor puro) é o desejo de satisfazer o próprio corpo e isto é conhecido como luxúria. Como não é um sentimento puro, a luxúria sempre é a causa de sofrimento. Um homem não pode realmente satisfazer sua mulher e vice versa. Após um ou dois meses (ou anos), ou um ou dois dias, ele ou ela buscarão por outra pessoa. É devido à luxúria que estamos presos neste mundo material buscando satisfação em esposa, esposo, filhos, pais, amigos e outras coisas mundanas. Krishna então nos concede o fruto do apego e da luxúria material.
Para serem felizes, tentem alcançar amor puro por Krishna. O amor material apenas busca pela satisfação dos próprios desejos materiais egoístas, enquanto que krishna-prem é justamente o oposto- nele não há nenhum vestígio de egoísmo.
Sri Chaitanya Mahaprabhu descendeu a este mundo para distribuir aquilo que constitui a nossa eterna religião (swabhav-nitya-dharma). Não percam esta ótima oportunidade de praticar bhakti-yoga na associação de devotos puros que estão fora de toda política, hipocrisia, duplicidade ou diplomacia. Devemos entender que este prema é nosso swabhav-nitya-dharma e que se queremos ser felizes devemos obtê-lo. Não deixem que a luxúria pertubem suas vidas. Se estiverem casados, permaneçam assim, não há nada mal nisto. Tratem sua esposa como se ela fosse querida para Krishna e a sirva com respeito. Porém reservem seu verdadeiro amor e afeição para Krishna. Não seja apegado a nada neste mundo; seja ela pai, mãe, filho, esposo (a) etc. Este mundo é um lugar de treinamento. Tomem o treinamento, porém não se enredem nele, porque se não deverão ter que enfrentar vários e vários problemas. Cumpram seus deveres e mantenham suas esposas e seus filhos. A riquesa não é ruim se á utilizamos devidamente. Não pensem que família serve apenas para satisfazer sua luxúria (desejos). Pratiquem bhakti e façam com que este mundo seja como Vaikuntha.
(Do livro “A tus pies”)
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