Heart touching discourse of Srimad Gour Govinda Goswami Maharaj after his ban from GBC.


Mantra de festim- Da biografia de Param Gurudev escrita por Srila Gurudev B.V.Narayan Goswami


Mantra de festim

   O honorário Sri Sitanath Bhaktitirtha, um discípulo de Sri Bhaktivinod Thakur era considerado um excelente kirtaniya (cantor de canções devocionais) e era perito em todos os tipos de raga, ritmos, entonações e modulações de voz. Também era perito em tocar harmônio, esaraj, vina, mrdanga, tabla e outros instrumentos. Após o festival Bhaktitirtha prabhu sentou-se do lado de Sri Vinodbihari e começou a cantar. Ele começou cantando o maha-mantra em vários ritmos com acompanhamento do harmônio e modulava sua voz de tal maneira que ele demorava de dez a quinze minutos para pronunciar as dezesseis palavras do hare krishna maha-mantra, desde o primeiro hare até o último hare. Além disso, ele gesticulava excessivamente com suas mãos para exibir seus sentimentos devocionais.
   Pouco depois, quando Sri Vinodbihari Brahmachari estava com Srila Prabhupad, Prabhupad o instruiu: “Você escutou o kirtan? Você poderia ter pronunciado o maha-mantra cinqüenta vezes durante o tempo que ele gastou para pronunciar ‘hare krishna’ uma só vez. Aqueles que não têm gosto pelo santo nome e pela sua deidade adorável estão apegados apenas ao canto com diferentes entonações melódicas para sua própria felicidade pessoal. Eu chamo esse povo de tal-thoka sampradaya (pessoas que só estão interessadas no ritmo e não no sentimento devocional). Nossa inércia e todos os tipos de impurezas podem ser erradicados se cantamos o maha-mantra com fé e em voz alta. Todos os nossos desejos serão satisfeitos se cantamos da maneira correta. Os membros da tal-thoka sampradaya estão completamente enredados no benefício material, no desejo de ser adorado e na fama. Os Vaishnavas puros sempre ficam longe disso e executam sadhana do krsna-nama com muita fé e concentração. A forma, passatempos transcendentais e qualidades de nami-prabhu se manifesta no coração daqueles que realizam nama-sankirtan desta maneira. Amor puro por Deus só pode ser despertado através do canto apropriado”. Através deste incidente, Jagad Guru Srila Prabhupad ensinou a seu qualificado discípulo, como o nama-bhajana deve ser executado.
   Outra vez, Sri Sitanath Bhakti Tirtha permaneceu um tempo em Sri Yogapith Mayapur. Um dia ao amanhecer ele começou a cantar ‘rai jago rai jago’ com uma voz bem doce e com o acompanhamento de seu harmônio. Srila Prabhupad escutou e o repreendeu. Prabhupad lhe disse: “Primeiro desperte-se a ti mesmo. Isto significa que primeiro você deve se estabelecer em sua forma espiritual eterna e só então você poderá acordar Rai (Srimati Radhika)”. Srila Prabhupad disse a seus discípulos que os kirtans que contém versos muito exotéricos sobre o unnato-ujjala-rasa (sentimentos de amor devocional direcionados a Srimati Radhika) não devem ser cantados em qualquer lugar como distribuídos no mercado de rua diante de pessoas desqualificadas.
 
(Do livro “Acharya Keshari Srila B.P.Keshav Goswami- Sua vida e ensinamentos)

O êxtase divino não é subordinado á nós.



Sree Sree Guru Gaurang Jayatah!


A Bem-Aventurança Absoluta não está subordinada a nós.


A Bem-Aventurança Absoluta é a Pessoa Suprema – Parabrahma. Ele é onipotente e onisciente. Não há nada igual a Ele ou maior que Ele. A Bem-Aventurança Absoluta pode tomar a iniciativa. Ele não é uma figura inconsciente. Nós cometemos tremendo erro (Himalayan Blunder) quando nós pensamos que a Bem-Aventurança Suprema é subserviente a nós. Ninguém no universo pode ter contato com Ele por um humor de desafio. Aqueles que fazem essas tentativas para a realização da Bem-Aventurança Absoluta por seu intelecto finito e esforços mentais, serão totalmente frustrados e essa morada transcedental, e espiritual e cheia de bem-aventurança, vai permanecer para sempre secreto para eles. Nós não podemos nos aproximar dEle pelo processo de ascenção. Ele irá descer para uma alma completamente rendida. Isto é dito categoricamente no Gita (7.15). As pessoas demoníacas e perniciososas nunca irão se submeter ao Senhor Supremo. Logo após disso também é dito – 4 tipos de pessoas que tiveram boas impressões espirituais eternas vão ter a tendência a adorar a Ele. Em respeito a isso, a evidência está no Srimad Bhagavatam (7.6.3), o conselho de Prahlad para os meninos demoníacos: “Ó meninos demoníacos! Almas corporificadas, devido a sua conexão com o corpo, foram produzidos a paixão dos órgãos dos sentidos para os  correspondentes prazer dos sentidos. Mas estes prazeres materiais virão automaticamente sem esforço, de acordo com o nosso destino prévio, consequetemente não é apropriado ou necessário fazer esforços para obter prazeres mundanos, porque por estes esforços a duração de vida da pessoa será perdida. Nós vamos obter bem estar eterno por adorar os pés de Lótus do Supremo Senhor Krsna. Mas nós nunca vamos obter tal benefício por esforçarmos-nos por prazeres materiais.”


Sua Divina Graça Srila Bhakti Ballabh Tirtha Goswami Maharaja.




(Agradecimento a Anadi Krsna prabhu pela tradução)