Todos os caminhos temporários e secundários como o caminho de karma-yoga- fazer bem mundano aos outros sem esperar nada em troca, porém almejando a felicidade celestial (os planetas celestiais situam-se dentro do universo material) como resultado destas ações, o caminho de jnana-yoga- renúncia através do cultivo de conhecimento especulativo que visa o fim do sofrimento de si mesmo neste mundo e a união impessoal com Deus (brahmajyoti- fundir-se na luz divina), e o caminho de astanga-yoga- meditação através dos oito processos dados por Patanjali que visa a auto-satisfação do ser (alma), estão todos carentes de amor, atitude de serviço e devoção a Deus em Pessoa. Se analisamos os processos descritos acima através do Srimad Bhagavad Gita, falado pelo próprio Senhor, veremos que em todos eles, o foco, em essência, é apenas "Eu, eu e eu" (falso ego de se considerar o centro de tudo) e a dita felicidade última de si mesmo. Nenhum destes processos está diretamente ligado com o desejo de dar felicidade a Deus, sacrificando o próprio interesse pessoal para o interesse do Senhor Universal. Assim, bhakti-yoga (devoção pura) caracterizada por render-se completamente ao Senhor fazendo tudo com objetivo de dar prazer a Ele com atitude interior de afeição e devoção ao amante da alma- Deus em Pessoa ki tem como principal prática a recitação do Santo Nome, é na verdade o único processo que realmente pode satisfazer completamente a Deus. O praticante desta bhakti yoga, ao contrário dos outros cujo destinos são temporários (terão que retornar a este mundo após o término de seus créditos piedosos mundanos), jamais retornam a este mundo material, pois sacrificaram tudo pelo Senhor. o Senhor então se vê endividado com este devotos e os levam para morar com Ele eternamente em Sua morada: "Aqueles que me adoram com devoção uni-direcionada a Mim, alcançam Minha morada Suprema e jamais retornam a este mundo". E porque estes devotos cantam as glórias de Hari (tava kathamrtam) por todos os cantos, eles são os únicos verdadeiros bem feitores de toda humanidade (bhuri da janah), pois instalam a lembrança do Senhor em seus corações. Qualquer outro processo (como karma,jnana e astanga yoga) apenas aumentará o sofrimento dos seres vivos na forma de intermináveis nascimentos e mortes neste mundo.
Nota- Qualquer destino dentro do universo material que a alma alcança nos processos secundários descritos acima como viver nos planetas celestiais, viver no planeta dos sábios-yoguis como Maha e Jana-loka ou se fundir na luz divina (brahman), é temporário, ou seja, ela terá que retornar a este mundo após a morte nestes planetas. Ao contrário disto, os devotos exclusivos (bhaktas) que alcançam os planetas espirituais- transcendentais, que situam-se fora do universo material e que são a Morada das transcendentais formas de Deus em Pessoa, jamais retornam a este universo material e vivem juntos a Ele com seus corpos espirituais eternamente jovem e em êxtase constante (nitya-lila).
baladev b.
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