Breve Biografia de Srila Gurupadpadma B.V.Narayan Goswami Maharaj


Patita Pavan (Salvador das almas caídas) Gurudev, apareceu neste mundo em 1921 em Tiwaripur (Bihar), perto do sagrado Ganges, como filho de um brahmana trivedi (conhecedores dos três Vedas) pertencentes a Sri Sampradaya, da linha de Sri Ramananda Acharya, que adorava o Senhor Rama.
Em seu local de nascimento também se encontra o ashram de Sri Narad e Sri Visvamitra e é também perto do local do aparecimento de Sri Vishnu-avatar- Buddha-dev.
Como era dia de amavasya, na hora de seu nascimento todos cantavam os Nomes de Deus como Rama e Narayan, dentro da água do Ganges, perto de sua casa.
Devido a seu comportamento sereno, calmo em qualquer lugar que sua mãe o deixava e sem chorar por nada, cogitaram em colocar seu nome de Shiva, porém após maior deliberação recebeu o nome de Narayan.
Aos cinco anos já cantava os Nomes de Sita e Rama continuamente e um dia recebeu a visão deles em um sonho. Ao chegar perto deles, sua visão ficou ofuscada pela extraordinária refulgência do Senhor.
Gostava de montar a cavalo, andar de canoa e principalmente, era campeão de várias provas de atletismo.
Sempre que algum Vaishnava ia até sua vila para recitar as escrituras, acompanhava seu pai e servia o palestrante com grande respeito e devoção.
Quando acabou seus estudos, entrou para a Polícia e logo foi promovido a um cargo elevado devido a seu caráter puro e físico avantajado.
Certo dia, enquanto meditava e cantava seu mantra como era de costume, entrou em transe espiritual e passou todo o dia nele, perdendo assim seu expediente neste dia. No dia seguinte, ficou surpreso ao saber que algum 'Narayan' havia ido trabalhar em seu lugar e quando ele tentava explicar que não havia ido, seus colegas apenas riam e falavam: "Pare com isso, você fez um ótimo trabalho ontem."
Refletindo sobre o acontecido e porque estava profundamente absorto em transe devocional a seu Senhor adorável, entendeu que o próprio Senhor havia tomado sua forma e foi trabalhar para ele. Pouco depois deste incidente, ao ser requisitado por outros policiais a encontrar um importante documento que havia sumido e ninguém conseguia achar, fez uma promessa: "Se eu colocar minha mão nessa pasta onde há centenas de folhas e encontrar justo a que estão procurando, largarei tudo e dedicarei minha vida a Deus." Puxou uma delas e tirou justo a folha que procuravam.
Nesta época também, um discipulo de Srila Prabhupad Saraswati Thakur, chamado Narottamananda brahmachari (Srila B.K.Madhusudan Goswami) foi pregar o Srimad Bhagavat em sua vila. Narayan o serviu e escutou o Bhagavat durante 7 dias e compreendeu a supremacia da adoração a Sri Sri Radha-Krishna e da Sri Gaudiya sampradaya.
Logo depois, com 24 anos, deixa sua família e se refugia nos pés de lótus de Acharya Keshari em Sri Nabadwip-dham, o sagrado local do aparecimento do Senhor Supremo Sri Chaitanyadev.
Na Śrī Devananda Gaudiya Math- Templo, dedica toda sua energia, tempo etc, no serviço ao seu Gurudev e demais Vaishnavas, recebendo o título de Bhakta-bandhava- amigo dos Vaishnavas. Todos os dias, lavava as grandes panelas do templo, que serviam 300 ou mais devotos todos os dias e também coletava doações para o templo com grande determinação.
Ao ver seu guru-nistha, firme fé em Sri Guru, e após tomar conta de um irmão espiritual que estava com tuberculose, mesmo sabendo do perigo que era, seu Gurudev o tomou para ser seu servente pessoal e então peregrinou por todos os locais sagrados da India com Acharya Keshari e escutou sobre as glórias deles da boca de lótus seu Gurudev.
Em 1956 recebe a ordem de vida renunciada, sanyassa e é enviado ao templo de Mathura- Śrī Keshavji Gaudiya Math por seu Gurudev.
Vivendo uma vida muito austera, em um templo que não tinha água nem luz, muitas vezes sem comida, permaneceu lá por 40 anos consecutivos. Nesta época, encontra seu antigo amigo e siksa-Guru, Swami Maharaj (Prabhupad) e o leva até seu templo em Mathura, lhe oferece um quarto etc, onde vivem juntos por vários meses.
Em 1959, Śrīla Swami Maharaj recebe a ordem de vida renunciada também na Keshavji Gaudiya Math por insistência dele (Śrīla B.V.Narayana Goswami) que pediu a seu Gurudev Srila Keshav Goswami para conceder sanyassa a Srila Swami Prabhupad para que ele concluísse o serviço que havia sido lhe dado por Srila Prabhupad Saraswati Thakur (pregar no ocidente). Śrīla Narayan Goswami é o sacerdote da cerimônia o ensinando a usar a danda, kaupin etc.
Srila Swami Prabhupad corresponde com Srila Narayan Maharaj toda semana, o informando sobre o andamento da missão e lhe pedindo várias ajudas, todas elas correspondidas por ele. Envia as primeiras mrdangas, deidades e livros da India para América.
Depois da exitosa pregação no ocidente, inundando-o com o canto do Nome de Kṛṣṇa, Swami Maharaj vai a Vrindavan até seus últimos dias e requisita Narayan Maharaj para continuar a ensinar seus discípulos ocidentais que eram muito novos ainda até que partiu desse mundo. Narayan Maharaj promete a Swami Maharaj que lhes dará toda assistência.
Também a pedido de Swami Prabhupad, Narayan Maharaj faz toda a cerimônia de sua despedida em Vrindavan, como ele lhe pediu. Após isso, dava constante instrução aos líderes da ISKCON sobre a filosofia Gaudiya Vaishnavas, tópicos confidencias e os inspiravam na prática da devoção pura.
Em 1996, devido a insistência de alguns devotos ocidentais e lembrando-se da promessa que fez ao seu siksa guru, começa sua pregação no ocidente e dá nova vida aos devotos.
Discípulos dos líderes da ISKCON mostram interesse em visitar o siksa-guru de seus mestres- Srila Gurudev Narayan Maharaj. Tais líderes proíbem seus membros de visita-lo. aqueles que mesmo assim iam vê-lo, eram banidos dos templos da ISKCON, alguns sofrendo até agressões físicas. Impedido de pregar em templos da ISKCON, pois o sucesso era tanto que seus líderes ficaram com medo de perder seguidores, começa a abrigar todos aqueles que iam vê-lo, começa a iniciar seus próprios discípulos e forma sua própria sanga, que seguia estritamente os ensinamentos de seu amigo e siksa-guru, o fundador da ISKCON Śrīla Swami Prabhupad.
Começa a pregar destemidamente sobre falsos gurus e corrige seus erros sobre a filosofia Gaudiya Vaishnava como propagado por Śrī Chaitanya-dev.
Recebe o título de Yuga Acharya (Guru do milênio) das mãos dos residentes de Vrindavan e é respeitado por toda comunidade Gaudiya Vaishnava como um associado eterno do Senhor, devoto perfeito da mais alta classe- rasiksa-tattva-jna Vaishnava e também é homenageado por representantes do Cristianismo e Islamismo e pelo governador de Birminghan- UK. Também recebe título de cidadão honorário e Embaixador da Paz- pelo seu incansável serviço espiritual para humanidade, na cidade de Houston- Texas.
Manifesta mesmo externamente, os sintomas do amor puro a Deus em separação do Senhor.
Em 2010, após observar seu ultimo vyasa-puja no Brasil, parte desse mundo em Śrī Puri-dham com lágrimas de amor nos olhos e pronunciando o nome de Radha e Kṛṣṇa.
Deixa em torno de 100 livros escritos, comentários e traduções de escrituras importantíssimas como Sri Bhagavad Gita, Srimad Bhagavat, Jaiva Dharma e Brhad Bhagavatamrta. Seus livros servem de referência última para todas as Gaudiya Maths por todo o mundo, principalmente sobre os tópicos mais confidenciais do amor a Deus.

baladev b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário