Compreendendo a realidade.

Temos visto hoje em dia, através de experiências práticas como da atual hipnose no campo da psiquiatria, que um paciente é induzido a um estado no qual pode acessar fatos ocorridos em suas vidas passadas e então ajudá-lo a resolver problemas emocionais ou psicológicos identificando sua causa original. Experiências como esta, são apenas uma das várias evidências que apenas confirma através de estudos científicos o que o Srimad Bhagavad Gita proclamava há mais de 5.000 anos atrás. Ali, o Senhor, Bhagavan Sri Krishna explica detalhadamente como o corpo sutil de todo indivíduo transmigra juntamente com a alma de um corpo material para outro carregando impressões passadas que de acordo com o merecimento e avanço individual, podem ser de alguma forma lembradas ou também permanecer ocultas durante toda a presente vida. Não há dúvidas sobre isso. Ali, também é dito que atuamos na presente vida de acordo com a mentalidade e inclinações que tivemos em vidas passadas. O próximo passo então, para alguém que deseja progredir no caminho rumo ao eterno lar, rumo a Deus- o fruto maduro de todo misticismo, é detectar as próprias imperfeições (anarthas) resultantes das más ações e inclinações de vidas passadas- as comparando com as divinas qualidades e inclinações santas como descritas nas escrituras sagradas, e então primeiramente aceitar os próprios erros e inclinações, para depois mostrar algum tipo de arrependimento- que é um sintoma de humildade, e então purificá-las através do processo descrito pelos sábios Devotos e pelo próprio Senhor. Do contrário, teremos que aceitar o interminável ciclo de nascer, adoecer e morrer (samsara) perambulando dentro deste mundo material. Apesar de não ser uma tarefa fácil mudar tais inclinações, é dito nas escrituras e temos experiências praticas também neste sentido, de que se alguém segue este processo de compreender os próprios defeitos ao analisar o que é bom e o que é ruim de acordo com as qualidades das almas puras e auto-realizadas na ciência de Deus, certamente tais tendências indesejáveis podem facilmente desaparecer ao serem purificadas pela contínua prática da devoção e misericórdia dos Devotos assim como do próprio Senhor. Sinceridade e humildade, então, são indispensáveis para que este mais nobre objetivo seja alcançado e a alma possa se tornar feliz na comunhão com o Todo-Bom Supremo, que é Deus em Pessoa.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé


A imagem pode conter: 1 pessoa


Foto 1- Devarshi Narad, o grande sábio devoto que viaja livremente por todo universo encontra Ratnakara, o ladrão de estrada e após apaziguá-lo de um ataque e depois lhe borrifando água santificada o faz compreender que suas atividades pecaminosas passadas os fariam ter uma vida de sofrimento nos planetas infernais. Após se arrepender e adotar o processo dado por Narad- que foi o cantar do nome de Rama, Ratnakara se torna o grande sábio Valmiki, o glorioso compositor do Ramayana.
2- Ratnakara (Vamiki Rishi) compondo seu Ramayana.

baladev das

Nenhum comentário:

Postar um comentário