A super--importância do conhecimento das verdades filosóficas- tattva-jnana

A não ser que se compreenda os profundos significados das escrituras sagradas, devoção e serviço amoroso a Deus não passará de um mero sentimentalismo mundano, guiado apenas por uma certa emoção do individuo que jamais nos trará a renúncia e atitude de serviço apropriado para com Deus.
Infelizmente hoje, poucos dão atenção a importância da dedicação nos estudos da literatura espiritual-religiosa, por isso a grande maioria da população é enganada pelos falsos pregadores que usam as escrituras para mover o sentimento das pessoas visando seu fim material.
O estudo das escrituras exige um determinado esforço do estudante, muito maior do que qualquer universidade mundana. É um estudo que permanece não só por algumas dezenas de anos, mas por várias vidas. Porque as glórias de Deus é infinita, também é Suas escrituras. Para se ter uma idéia, a essencia dos Vedas que foi escrito por Vyasa em seu Vedanta-sutra necessitou de uma explicação composta de12 livros (ou Cantos)- o Srimad Bhagavatam, para ser apropriadamente compreendido pelo povo. Similarmente para explicar os profundos significados do Torah judaico, mais de cinquenta livros foram compilados- Tanakh, Mishnah, Talmud etc. Deve-se aprende-las com uma autoridade no assunto, um Guru genuíno, um Rabbi ou um Marja, de acordo com a respectiva religião. Sozinho ninguém pode compreender as complexidades das santas escrituras.
Lamentavelmente hoje as pessoas colocam suas esperanças na educação ateísta que é dada nas escolas e universidades e devido a fraqueza e falta de fé divina delas, são facilmente levadas a crer em teorias ateístas como de Darwin, Big Ben etc.. que são impostas por governantes ateus e satanistas interessados apenas no controle intelectual das massas incitando nelas a aversão a espiritualidade e o interesse por coisas mundanas. Como eles detém tudo isto que elas então desejam--poder, desfrute sensual e dinheiro, a escravidão material e intelectual fica facilmente estabelecida. Todos os dias, novas e novas vãs ideias e esperanças de melhora lhes são apresentadas as mantendo assim em um interminável cativeiro- moral, intelectual e emocional. Assim sendo, o aspirante ao conhecimento perfeito sobre topicos mundanos ou espirituais deve rejeitar qualquer tipo de educação ateísta e aceitar e se dedicar constantemente nos conceitos estabelecidos nas escrituras sagradas.No Sri Gita isto é chamado de tattva-jnan-yoga- purificação da mente, intelecto e ego e a conexão gradual com Deus através do conhecimento das verdades fundamentais como a distinção entre o corpo, mente, intelecto, alma, super-alma, maya-yogamaya, Deus, a entidade viva, etc. é descrito nos ultimos seis capítulos do mesmo visando elevar gradualmente o aspirante a prática de devoção pura a Deus (suddha-bhakti). Sem este tipo de conhecimento (tattva-jnana) nem mesmo os praticantes de bhakti-yoga serão capaz de renunciar os objetos mundanos (vairagya) e amar a Deus através de bhakti-yoga da forma correta - siddhanta boliye chitte na kara alas (C.C.)-- vairagya vidya nija bhakti yoga .. Srila Gurudev diz: "Se alguém pensa que possui bhakti, mas não tem jnana- conhecimento ou vairagya- renuncia aos objetos sensoriais, sua bhakti é falsa. Jnana e Vairagya são como filhos de bhakti. Eles são parte de bhakti." Sobre o método de ensino escolar que nosso Guru avô, Srila Keshav Goswami fundou em Pichalada, India, ele disse:
1- "A Sri Gaudiya Vedanta Samiti não tem o mínimo de fé na educação que é dada nas universidades da atualidade. Eu não aceito nenhuma educação que se oponha aos ensinamentos de Sriman Mahaprabhu.
2- Não estou disposto a deixar os ensinamentos religiosos em troca de algum dinheiro.
3- Pichlada se tornou um importante lugar porque foi tocado pelos pés de lótus de Sriman Mahaprabhu. Por tanto, os moradores devem viver de acordo com o serviço outorgado por Sriman Mahaprabhu e aceitar qualquer educação religiosa que esteja implicado nisto.
4- O Pichlada pada-pitha não é um pada-pitha ateu e a Vedanta Samiti não aprovará ensinamentos de princípios ateístas nas suas instalações".
Assim sendo, o aspirante pela Verdade deve ser cuidadoso a não aceitar qualquer tipo de educação ocidental se realmente deseja progredir no caminho de volta a Deus.

baladev b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário