Uma dúvida que várias pessoas que simpatizam com as religiões Abraahmicas tem sobre o Vaishnavismo, que é a religião védica monoteísta é sobre a adoração a eterna forma de Deus realizada pelos Vaishnavas no altar. Alguns deles argumentam que isto é idolatria e que o Velho testamento proibe esta adoração. Aqui vou responder esta dúvida de acordo com as escrituras védicas assim como o livro Jaiva Dharma de Srila B.Thakur onde ele cita a conversa de um muçulmano com mesma dúvida com um Vaishnava.
Primeiro, devemos entender que Deus tem uma forma, que apesar de não ser material, é completamente espiritual, mas possui uma forma. Nenhum praticante das religiões abraahmicas pode negar este fato pois foi dito logo no primeiro capitulo da Biblia- "Deus criou o homem a partir de Sua própria imagem". Se Deus não tem forma como ele criaria o homem a partir de sua própria forma? Seria impossível. Depois devemos compreender que Deus sendo onipotente, é conhecido por vários nomes, Srila Bhaktivinod Thakur escreve: "Aquele que você se refere como Allah, nós chamamos de Bhagavan. O Senhor Supremo é um, mas é conhecido por diferentes nomes no Alcorão e nos Puranas e em diferentes países e idiomas." Aqui, fica claro que Deus tem uma forma e que apesar de ter vários nomes de acordo como o idioma, ele é o mesmo Deus único para todos, não há um segundo.
Então vem o argumento, mas o método de adoração a uma forma feita de madeira ou metal, é idolatria e é proibida na Biblia e Alcorão. Bom, se isso é completamente verdade em todos os sentidos, porque então os Cristãos adoram a forma de Jesus na cruz feita de madeira e outros elementos materiais justo como os Vaishnavas adoram? Porque então os Muçulmanos adoram a pedra sagrada em Mecca? Porque os Judeus dão importância a leitura do Torah no muro das lamentações que tb é feito de pedra? Assim, este argumento não é forte porque eles também adoram Deus através de formas compostas de matéria. No Srimad Bhagavatam, a adoração a ídolos também é proibida assim como na Bíblia, Torah e Alcorão. B.Thakur cita um verso dele (10.84.13) onde se diz que: "Aquele que considera que uma forma mundana feita de madeira, ou pedra ou metal como sendo adorável, não é melhor do que um asno." Então ele explica que isso depende da mentalidade do adorador. Quem ele está adorando? A forma espiritual de Deus que se faz presente na deidade, ou melhor, que é a própria deidade (Sri Vigraha) ou algo material? Então, isso depende da mentalidade do adorador. Aqueles que estão apegados a matéria, não conseguirão adorar a eterna forma de Deus e serão adeptos da idolatria, mas ainda assim, porque eles não podem conceber coisas espirituais ainda, também lhes é benéfico adorar uma forma de Deus que foi produzida de acordo com as indicações das escrituras e dos devotos puros que viram esta forma com olhos de amor puro. Vemos que aqueles que não adoram a forma de Deus tem inclinação a pensar que Deus não tem forma, é impessoal e isto vai contra suas escrituras. E se alguém diz que não se pode adorar 'imagens' feitas de madeira-metal mas pensa que Deus está em tudo e em todo lugar neste mundo, o qual também é feito de elementos materiais, onde está então a diferença? Então, em ambos os casos, a meditação em Deus mesmo que através de coisas deste mundo é benéfico para a aqueles que ainda não podem perceber a natureza transcendental da forma de Deus. Assim, fica claro, que todas as religiões teístas inclusive a Vaishnava, não aceitam adoração a ídolos como o bezerro dourado e outros deuses. Os profetas abraahmicos estavam contra a adoração destes diversos deuses assim como os Vedas e os Vaishnavas também são. Foi por esta razão que eles proibiram as adorações de deuses feitas de barro, pedra ou madeira. Mas eles jamais proibiram a adoração ao Deus único em qualquer forma que Ele se manifeste. Por isso os Muçulmanos adoram a pedra sagrada em Mecca e as fidedignas ordens Cristãs como a das Carmelitas Descalças e a Tewahedo Orthodox adoram Jesus e outras Santas em seus altares. No Vaishnavismo, adoramos a principal forma de Deus, Sri Krishna com sua potência interna Sri Radha, e também Sri Chaitanya Mahaprabhu que é o proprio Senhor na forma de um devoto- profeta, similar a adoração de Deus na forma de Seu filho ou enviado, Jesus ou Maomé pelos Cristãos e Muçulmanos. Assim como a lua aparece para nós em diferentes formas ou fases e não deixa de ser uma, Deus sendo Um também possui diferentes formas para diferentes fases ou níveis de devoção. Ele jamais deixa de ser Um, é chamado nas escrituras Védicas de Eka Natha e nas Abraahmicas de Adonai Echad, que significa o Único Senhor Adorável.
baladev b.
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