Deus- o único verdadeiro objeto de serviço.


   Ações ou trabalhos que são realizados com o desejo de obter resultados para si próprio são conhecidos como karma. Ações que são direcionadas a Deus sem desejo por resultados para si mesmo são conhecidas como bhakti- devoção. Boas ações por si só, não serão suficientes para nos trazer a realização de Deus. Porém, se executadas com a intenção de servir a Deus, então Ele pode ser realizado (vivenciado).  Da mesma forma, o cultivo de conhecimento, por si só, não revelará Deus. Mas, o cultivo de conhecimento alinhado com o desejo de servir a Deus nos trará a realização Dele. Se alguém se auto proclama ser um Hindu, Muçulmano, Judeu ou Cristão, isto pode ser mudado. Por mudar a forma de vestir, o idioma ou os rituais, um Muçulmano pode se tornar Cristão etc. Porém, o elemento essencial que está na raiz destas diferentes crenças é a devoção a Deus. Quer a pessoa seja Hindu, Judeu ou o que for que seja, considerar-se religioso deve certamente significar que a pessoa é um servente de Deus. Esta realidade nunca pode ser mudada. Em sânscrito isso é conhecido como sanatana-dharma. Sanatana significa “eterno” e dharma, neste contexto, significa “aquela atividade que é intrínseca a própria existência da pessoa”, justo como o calor é uma qualidade intrínseca do fogo. Qual é a natureza daquela atividade? É que a pessoa está eternamente servindo. Serviço não é algo que nós podemos escolher fazer ou não. Onde encontramos alguém que não está servindo? A pessoa serve seu chefe, seus parentes, seus filhos, esposo, esposa, animais, e até mesmo coisas inanimadas como carros etc. desde o nascimento até a morte, o serviço está presente. A escolha que podemos fazer, porém, é quem ou o que deve ser o objeto do nosso serviço. Kṛṣṇa, ou Deus, é o único verdadeiro objeto de serviço. Kṛṣṇa é eternamente existente e as entidades vivas também existem eternamente. A relação entre eles também existe eternamente. Bhakti- devoção, ou sanatana-dharma, é a conexão entre Deus e Seus devotos. Amor a Deus é independente de casta, cor ou credo. Sinceridade do coração é a única qualificação necessária.
- Srila Bhakti Ballabh Tirtha Goswami Maharaj









Nenhum comentário:

Postar um comentário