Adotando a devoção desde já.

Um verdadeiro espiritualista vê suas próprias misérias mundanas como doenças físicas ou deficiência financeira como misericórdia de Deus. Isso é porque ele sabe que dentro do corpo existe a alma e que, com isso, ele tem a oportunidade de experienciar a realidade vacilante do corpo e de tudo aquilo que é material para então fazer com que suas práticas de orações de tornem ainda mais intensas e que ele fique cada vez mais rendido ao Senhor, o que, por fim, lhe trará bem aventurança sem igual. Ele vê nisso uma dádiva que o Senhor lhe concede para que ele não caia mais nas garras das ilusões dos prazeres mundanos e também compreende que felicidade constante-eterna só pode ser obtida ao lado de Deus- na Sua morada, possuindo um corpo espiritual. O materialista pode questionar que quando a velhice chegar, a miséria da dor e da morte virá de qualquer jeito e que porque não seria melhor experimentá-la apenas no momento da morte? O espiritualista responder-lhe-ia que a razão é que no momento da morte já não há tempo para mais nada, nenhum avanço espiritual, nenhum processo de salvação ou aprimoramento do espírito que já está para partir deste mundo, e que por isso, sofrer apenas naquele momento, muitas vezes, na verdade é uma maldição, pois tudo que fez durante aqueles ilusórios e passageiros momentos de aparente conforto mundano pensando apenas em seu próprio desfrute egoísta, virando as costas para Deus, terá que sofrer após deixar o corpo. Vemos também, através das várias histórias contidas nas escrituras, assim como na nossa experiência prática de vida, que aqueles que vivem absortos nos prazeres da carne, sem o mínimo de atitude de serviço para com o Senhor desfrutador de tudo e de todos, não são felizes nem mesmo com todas as facilidades materiais como dinheiro e boa saúde. Percebemos isso facilmente. Por outro lado, os espiritualistas, mesmo que pelos arranjos da providência, possam estar aparentemente sofrendo várias misérias materiais, ainda assim, nota-se claramente que estão sempre auto-satisfeitos e interiormente felizes consigo mesmos, com a vida de devoção que levam. Assim, compreendemos que real sofrimento, é aquele que provém do espírito, e não da carne e dos objetos sensoriais. Embora muitos não compreendam essa realidade, ou até debocham ou maltratam tais espiritualistas, ainda assim, eles sentem tal compaixão por aqueles que sofrem que jamais se cansam de vez e outra, alertá-los para esta realidade absoluta, que é a eterna conexão que a alma naturalmente possui pela Super-alma que é Deus em Pessoa e que descobrindo este tesouro escondido dentro deles mesmos, eles também podem ser felizes, independentemente das circunstâncias mundanas nas quais se encontram.


baladev das

Maha-Shiva-ratri 2020


Hoje observamos o mais auspicioso dia de MahaShiva-ratri, o dia da grande dança do Senhor Shiva e o dia de Seu casamento com Sri Parvati-devi. Tanto as correntes Vaishnavas de pensamento quanto outras como as dos brahmavadis ou hindus comuns (panchopasakas), observam este dia observando jejum (de ekadasi) e recitando mantra e orações em louvor ao Senhor Shiva, porém, é dito no Srimad Bhagavat- vaishnavanam yatha sambhuh- Sambhu- Shiva é o maior entre os Vaishnavas (devotos de Vishnu, ou Krishna). Por isso Shiva é adorado como um Devoto e neste dia, os Vaishnavas oram para que Shiva lhes abençoem para que recebam devoção por Radha-Krishna. Como no ocidente, as pessoas não são familiarizadas com a cultura védica, em relação a Shivji, é bom sabermos o seguinte:


1- O tridente que Ele porta em sua mão significa os três gunas- modos da natureza material (bondade,paixão e ignorância) que prende as entidades vivas no mundo material. Pela misericórdia Dele, pode-se transcender estes modos, e tornar nirguna (transcendental aos gunas).


2- Shiva (Shambhu) é o criador secundário deste universo material, a causa original é o Senhor Vishnu, que por sua vez é uma porção plenária, ou manifestação do Senhor Supremo Original Bhagavan Sri Krishna.

3- A manifestação do Shiva original (Sada-Shiva) que aparece neste mundo material possui uma forma pouco estranha, sem roupas, com cobra enrolada no pescoço, cinzas de crematório por todo corpo, e performou passatempos como tomar um oceano de veneno e também fumar ganja. Com isso ele subjugou o orgulho daqueles que eram orgulhosos de suas posições sociais e ensinou que apenas Ele pode envolver com coisas impuras e venenosas sem ser afetado por elas, pois aqueles que tentam imita-Lo certamente sofrem ou morrem. O pai de sua esposa Sati (Parvati) o insultou por julga-Lo pela Sua aparência e foi severamente punido pela ordem da providencia, sendo depois obrigado a se desculpar e oferecer a Ele dezenas de orações em Seu louvor. Podemos extrair vários ensinamentos da vida do Senhor Shiva.

4- A forma original de Shiva é chamada de Sada-Shiva, uma manifestação de Vishnu (Vishnu-tattva) e Sua cor é branca como o leite, e não azul escura como Suas outras formas como Rudra. Seus filhos são Kartikeya, o maior entres os generais de guerra e o conhecido escrivão dos Vedas Ganeshji. Seu animal transportador é o divino touro Nandi.

5- Os Gaudiya Vaishnavas, seguidores de Sri Chaitanya-dev adoram o Senhor Shiva na sua forma original como Gopiswar Mahadev, uma garota vaqueira que protege o local onde ocorre a extática dança de Sri Krishna com as vaqueiras de Vrindavan-gopis. Sem a misericórdia de Gopiswar, ninguém pode entrar em Vrindavan-dham. Sri Gopiswar Mahadev Ki Jay!


baladev das b.

Sri Acharya Keshari B.P.Keshav Goswami avirbhav tithi 2020

"Våmana Mahåråja, just as now, was very quiet and didn’t speak much, but my dear godbrother Trivikrama Mahåråja and myself were very talkative. We were always engaged in debating about this and that, and when Gurujî would become tired of us, he would say, “Take this book – the answer is there.” These days devotees don’t discuss topics of tattva much. Instead they speak about the type of clothing they wear and what kind of food they eat. When two Vaiß√avas meet, they should discuss tattva, and it was our great fortune to hear talks on bhakti-tattva from very learned devotees. But these days hardly anyone takes the time to discuss the meaning of the scriptures."
"One time Prabhupåda was being driven along in his car in Calcutta and he saw Vinoda resting under a tree with that money box placed under his head as a pillow. Tears came to his eyes and he said, “Such a beautiful young boy from a wealthy family, only eighteen years old; and for me, for the service of Bhagavån, he has left his parents and is undergoing such hardships?” When Gurudeva returned to the ma†ha that night, Prabhupåda called him and said, “Vinoda, you were sleeping on the ground at Garima†a? You are undergoing so much hardship.” Gurujî replied, “No, this hardship is a matter of great happiness if only you will be satisfied with me. This is my everything. What more could I desire? If the guru is pleased, then Bhagavån is pleased. There is nothing greater than this.”- Gurudev´s words in glorification of Paramgurupadpadma from His book "Prabandhavali" page 22, 26.