Hoje observamos o mais auspicioso dia de MahaShiva-ratri, o dia da grande dança do Senhor Shiva e o dia de Seu casamento com Sri Parvati-devi. Tanto as correntes Vaishnavas de pensamento quanto outras como as dos brahmavadis ou hindus comuns (panchopasakas), observam este dia observando jejum (de ekadasi) e recitando mantra e orações em louvor ao Senhor Shiva, porém, é dito no Srimad Bhagavat- vaishnavanam yatha sambhuh- Sambhu- Shiva é o maior entre os Vaishnavas (devotos de Vishnu, ou Krishna). Por isso Shiva é adorado como um Devoto e neste dia, os Vaishnavas oram para que Shiva lhes abençoem para que recebam devoção por Radha-Krishna. Como no ocidente, as pessoas não são familiarizadas com a cultura védica, em relação a Shivji, é bom sabermos o seguinte:
1- O tridente que Ele porta em sua mão significa os três gunas- modos da natureza material (bondade,paixão e ignorância) que prende as entidades vivas no mundo material. Pela misericórdia Dele, pode-se transcender estes modos, e tornar nirguna (transcendental aos gunas).
2- Shiva (Shambhu) é o criador secundário deste universo material, a causa original é o Senhor Vishnu, que por sua vez é uma porção plenária, ou manifestação do Senhor Supremo Original Bhagavan Sri Krishna.
3- A manifestação do Shiva original (Sada-Shiva) que aparece neste mundo material possui uma forma pouco estranha, sem roupas, com cobra enrolada no pescoço, cinzas de crematório por todo corpo, e performou passatempos como tomar um oceano de veneno e também fumar ganja. Com isso ele subjugou o orgulho daqueles que eram orgulhosos de suas posições sociais e ensinou que apenas Ele pode envolver com coisas impuras e venenosas sem ser afetado por elas, pois aqueles que tentam imita-Lo certamente sofrem ou morrem. O pai de sua esposa Sati (Parvati) o insultou por julga-Lo pela Sua aparência e foi severamente punido pela ordem da providencia, sendo depois obrigado a se desculpar e oferecer a Ele dezenas de orações em Seu louvor. Podemos extrair vários ensinamentos da vida do Senhor Shiva.
4- A forma original de Shiva é chamada de Sada-Shiva, uma manifestação de Vishnu (Vishnu-tattva) e Sua cor é branca como o leite, e não azul escura como Suas outras formas como Rudra. Seus filhos são Kartikeya, o maior entres os generais de guerra e o conhecido escrivão dos Vedas Ganeshji. Seu animal transportador é o divino touro Nandi.
5- Os Gaudiya Vaishnavas, seguidores de Sri Chaitanya-dev adoram o Senhor Shiva na sua forma original como Gopiswar Mahadev, uma garota vaqueira que protege o local onde ocorre a extática dança de Sri Krishna com as vaqueiras de Vrindavan-gopis. Sem a misericórdia de Gopiswar, ninguém pode entrar em Vrindavan-dham. Sri Gopiswar Mahadev Ki Jay!
baladev das b.
Nenhum comentário:
Postar um comentário