Os tolos pisam onde os anjos temem pisar -

Infelizmente  a imitação- sahajismo tem espalhado na sanga ainda quando Sri Gurudev estava presente no planeta. Por isso, ele repeditas vezes alertou seus discípulos sobre este perigo. No seu último festival em badger 2010, ele muito forte disse: "Voçês devem parar de cantar estes bhajans íntimos, se não, irão todos ao inferno."

Foi a missão de Srila Gurudev escrever comentários sobre livros que contam passatempos íntimos do casal divino. Este era o desejo de Prabhupad Saraswati Thakur, que um comentário autêntico sobre isto fosse escrito e publicado para que o aspirante sincero entrasse em raganuga bhajan da maneira correta  (assim estes elevados ensinamentos não se perderiam para sempre na terra), e não comos os sahajiyas Babajis fazem (dando nome de Gopi para os recém iniciados). Na verdade isso é propriedade da Gaudiya Math, Rupa Goswami e toda linha de Sriman Mahaprabhu. Srila Krsna Das Kaviraj Goswami também escreveu em seu C.C que antes de escrever sobre madhurya rasa ele ponderou muito antes e decidiu: "De qualquer jeito, se eu não escrevo sobre isto, como os sinceros devotos vão entrar neste processo de ôbter Madhurya rasa? Também aqueles que são como corvos nunca se atraem por coisas doçes (madhurya) eles querem apenas coisas amargas, então não há problema pois ele naturalmente não desejarão este mais elevado prema". Gurudev disse que assim com Kaviraj Goswami ele decidiu falar tudo isto devido aos mesmos motivos.

Porém o importante é: como receber isto? Como entrar nisto? Como e quando ler sobre isto? esta é a questão aki em pauta.

A segunda razão de Gurudev escrever sobre isto, foi para aumentar a ãnsia dos aspirantes por servir nestes passatempos e também para sabermos claramente nosso objetivo e fixá-lo para nossa vida. E quando esta avidez é realmente sincera e não uma superficialidade barata? Isto foi explicado por Ele, basta ouvir suas aulas na íntegra que o estudante compreenderá este importante ponto.

Primeiro Gurudev dizia que aqueles que realmente possuem esta avidez, nunca revelarão seus sentimentos internos a ninguém, guardarão isto em seus corações como sendo a riqueza da sua vida. Primeiramente deve-se seguir o Upadesamrta e Manah Siksa estritamente. Seguir as 64 regras descritas no Bhakti rasamrta Sindhu etc... Ouvir o Sri Bhagavad Gita, os primeiros cantos do Bhagavatam e tentar seguir as instruções ali contidas de forma estrita. Apenas então, podia alguém escutar o resto ie. rasa lila katha da boca de lótus de um rasik-tattva-jnan-vaishnav. Outros Acharyas também tem alertado a todos sobre este ponto, aki vai alguns comentários deles ....

"Primeiro mereça, depois deseje" B.Promod Puri Goswami a um discípulo de Gurudev que perguntou sobre raganuga.

"Primeiro voçê deve ser como Prahlad Maharaj, depois pense em raganuga e rasa lila" Srila Gurudev a Syamarani didi após ela perguntar sobre tópicos elevados.

"Quem pensa que já escutou Druv e Prahlad muitas vezes, e agora ké escutar coisa nova, na verdade não escutou nenhuma vez, Sriman Mahaprabhu escutou isso cem vezes e ainda sim não estava satisfeito, o leitor sincero receberá nbova luz a cada vez, sempre renovadora." Sri B.B.Tirtha Goswami Maharaj sobre este mesmo assunto.

"Os tolos pisam onde os anjos temem pisar" Srila B.R.Sridhar Maharaj sobre a tolice de entrar em rasa lila prematuramente.

  Srila Prabhupad Saraswati Thakur pregava Upadesamrta, Druv e Prahlad nas poucas vezes que iam ao parikram de Vraja, até o Radha Kunda. Esta era a mentalidade.


Uma vez, eu perguntei Nemi Maharaj sobre este mesmo ponto ele me disse: "Gurudev disse uma vez, que se pegasse agente lendo estes livros, ele queimaria todos." Gurudev nunca autorizou ninguém a ler estes livros sem uma guia de um Maha Bhagavat Vaishnava. Isto leva a pessoa ao imitacionismo barato ie. sahajismo.

Conversando agora em Sao Paulo com Brajanath prabhu ele tb disse: "É, todo lugar ki eu vou, o pessoal esta 'Radhe Radhe' mas a maioria deles não tem sequer guru nistha, ki é a base de tudo"

Por isso, para o aspirante adentrar de forma gradual e de acordo com Rupa Goswami, progredir em vaidhi bhakti (seguir as 104 regras escritas no Hari Bhakti Vilas e 64 no Bhakti Rasamrta Sindhu), necessário como Bhaktivinod Thakur disse .. se educar nas verdades mais simples primeiro. Gurudev declarou várias vezes que sua pregação era direcionada apenas para akeles que passaram pela escola de Swami Prabhupad, Sridhar Maharaj e Gour Govinda Maharaj, e que apenas entederiam seus livros da maneira correta, akeles que leram os livros destes Acharyas citados antes, e tentaram segui-los estrita e sinceramente. É uma pena que vários 'seguidores' novos e sem prévia educação estejam divulgando tais passatempos livremente, como Gurudev disse ....'distribuido livremente na feira de rua' ..  mas fica aki este alerta para akeles que são sinceros e trabalham duro dia a dia para seguir estritamente as instruções dos Acharyas, encabeçados por Sri Rupa Goswamipad. Gour Hari Bol!!!!



       Srila Bhakti Rakshak Sridhar Goswami Maharaj disse: "Os tolos pisam aonde os anjos temem pisar"


   Aki, uma aula de Srila Gurudev sobre este mesmo tópico. Duvidas entrar em contato.


Srila Gurudeva in Germany, 2007

  Sadhana Bhakti, a prática da devoção a Sri Krishna, é de dois tipos; 1- vaidhi bhakti e 2- raganuga bhakti. O que é vaidhi bhakti?
Yatra-ragan-avaptatvat-pravrttir-upajayate
sasanenaiva-sastrasya-sa vaidha bhaktir ucyate
   “Na ausência de atração ou serviço amoroso espontâneo a Deus, quando alguém se engaja no serviço a Deus simplesmente por obediência à ordem do mestre espiritual ou das escrituras, tal serviço obrigatório é chamado de vaidhi bhakti” (Bhakti-rasamrta-sindhu 1.2.6)
Hoje em dia, especialmente nos países Europeus e na Rússia (hoje comum também no Brasil) os devotos pensam que são muito ‘rasika’ (pensam que estão saboreando o néctar da doçura do amor a Radha Krishna). Eles querem saborear as doçuras espirituais. Eles querem ir de uma vez até o topo da árvore de prema (amor puro por Deus). Eles apenas querem o mais elevado e extático amor devocional situado apenas em Srimati Radhika. Eles não querem seguir vaidhi bhakti. Eles não gostam de vaidhi bhakti.
   Esta ideia é muito perigosa, sejam cuidadosos com isto. Aqueles que têm estas ideias são tolos- sahajiyas (imitadores).
   Vemos alguns sahajiyas no Radha Kunda e em Vrindavan. Eles dão o que eles chamam de ‘siddha deha’ para qualquer um, até mesmo para aqueles que não sabem limpar as mãos depois de defecar. Tais sahajiyas não tem nenhum conhecimento; eles são muito tolos. Eles concedem o assim chamado ‘siddha deha’ a seus discípulos de diz a eles: “Agora, você é uma manjari de Vrindavan. Você está servindo Radha e Krishna lá.” Pessoas desqualificadas que aceitam esta ideia, mantêm jovens mulheres viúvas junto a eles e artificialmente saboreiam ‘parakiya bhav’ com estas mulheres e então eles geram muitos filhos. (Verdadeiro parakiya bhav é o amor extraconjugal entre Sri Krishna e as Gopis)
   Você compreende o significado? Isto é muito perigoso. I tenho alertado todos os meus discípulos- brahmacharis, sannyassis e todos os outros- seja bastante cuidadoso nisto.
   Sri Krishna nos explicou sobre a natural tendência deste mundo, em todas as entidades vivas, até mesmo nas cobras, asnos e macacos. Ele especialmente explicou a Uddhava que o burro (asno) é chutado pelas duras patas da jumenta enquanto a persegue para atuar sexualmente.
   O porco comedor de fezes é outro exemplo da indulgência sexual descontrolada, assim como a cabra e o cabrito. Até mesmo quando o cabrito está a caminho do matadouro para ser morto, se ele vê uma cabra, ele sem vergonha alguma deseja fazer sexo com ela. Isto é impressionante, ele quer fazer sexo até mesmo na hora da morte. Devemos ser muito cautelosos com isto. Mulheres devem ser cautelosas com os homens e os homens devem ser cautelosos com as mulheres. Tome cuidado com isto.
      Quando alguém não possui atração espontânea por Krishna e não está completamente absorta em Seu serviço, ela pode ler nas escrituras que ela deve se engajar em devoção por Krishna, e que se ela não fizer isto, irá ao inferno. E então, se ele engaja sua mente em bhakti devido á este medo, suas atividades devocionais recebe o nome de vaidhi bhakti.
   O que é raga? Raga refere ao amor por Krishna que está presente nos corações dos residentes de Golok Vrindavan- em Subala e Sudama, em Nanda Baba e Yashoda Maiya e especialmente em Lalita, Vishaka e Srimati Radhika. Raga significa apego espontâneo a Sri Krishna. É o amor com o qual os residentes de Vraja serve Krishna e O controla. Isto se chama raga e a pessoa que possui isto é chamada de ragatmika.
   Alguém pode desenvolver ânsia por seguir estes ragatmikas associados de Sri Krishna por ouvir o Srimad Bhagavatam de um Guru ou Vaishnava fidedigno e então desejar servir assim como Subala, Sridama ou como Mãe Yashoda.
Nandah-kim-akarod-brahman
sreya-evam-mahodayam
yasoda-va-maha-bhaga
papau yasyah stanam harih
 “Ó brahmana, que atividades piedosas Nanda Maharaj realizou para ter recebido a Suprema Personalidade de Deus Krishna como seu filho, e quais atividades Mãe Yashoda realizou para que a Suprema Personalidade de Deus Krishna a chamasse de “mãe” e tomasse leite em seus seios?” (Srimad Bhagavatam 10.8.46)
   Quais atividades piedosas Nanda Baba executou? Quão afortunada é Mãe Yashoda! Krishna, que é o Deus Supremo, bebeu leite dos seios de Mãe Yashoda. Alguém pode querer servir Krishna como ela, e mais que isso; como as gopis. Krishna disse às gopis:
Na-paraye-’ham-niravadya-samyujam
sva-sadhu-krtyam-vibudhayusapi-vah
ya-mabhajan-durjara-geha-srnkhalam
samvrscya tad vah pratiyatu sadhuna
   Eu não sou capaz de pagar minha dívida para com o seu serviço imaculado até mesmo durante uma vida de Brahma. Sua conexão comigo está além de qualquer censura. Você tem me adorado, jogando fora todos os nós domésticos os quais são difíceis de serem quebrados. Assim sendo, por favor, deixe que suas gloriosas atividades sejam sua recompensa.”  (Srimad Bhagavatam 10.32.22)
   Krishna considerou: “Não posso pagar a minha dívida com as gopis, porque elas deixaram tudo por mim. Elas abandonaram seus maridos e crianças, suas riquezas e seus interesses pelo corpo e seus ornamentos. Elas deixaram tudo por mim”.
   Ele disse a elas: “Eu não posso renunciar ninguém da mesma forma que vocês renunciaram a todos, simplesmente por mim. Não posso lhes pagar por isso. Vocês podem ser pagas apenas pelas suas boas qualidades”.
Ouvindo isto, as gopis respondem: “Ó Krishna, você aceita que está endividado conosco- gopis. Por dizer isto a nós, Você saiu vitorioso e nós fomos derrotadas”.
O verso seguinte revela um sentimento ainda maior de devoção a Krishna:
Anayaradhito-nunam
bhagavan-harir-isvarah
yan-o-vihaya-govindah
prito yam anayad rahah
   Certamente esta gopi em particular adorou perfeitamente o Todo Poderoso Controlador Supremo (Iswara). Assim sendo, Govinda estava tão satisfeito com Ela que Ele abandonou todas nós e a levou até um local recluso.” (Srimad Bhagavatam 10.30.28)
   Srimati Radhika é a amada suprema de Krishna como exemplificado pelo fato Dele ter deixado todas as outras gopis durante a dança de rasa e ter se retirado com Ela. Certamente Ela satisfez o Senhor Supremo, por cuja misericórdia, Krishna é muito feliz com Ela.
   Se alguém declara ter um desejo intenso pelo serviço a Srimati Radhika ou o serviço como os outros residentes de Vrindavan, também deve haver alguns sintomas visíveis. Se alguém realmente vê ou associa com Srimati Radhika, esta pessoa não poderá permanecer neste mundo. Narad (no estágio de bhav bhakti) teve apenas um vislumbre do Seu Senhor Narayan e então o Senhor desapareceu e disse: “Eu nunca concedo esta visão a aqueles que não são puros.” Então, como é possível que uma alma condicionada possa ver Radhika?”
    Devemos saber todas estas verdades.
Sastroktaya-prabalaya-tat-tan-maryadayanvita
vaidhi bhaktiriyam kaiscin maryada-marga ucyate
 “Serviço devocional governado pelas regras e regulações das escrituras é também chamado de maryada-marga, ou o reverencial caminho da devoção, o caminho do serviço a Deus em opulência”. (B.R.S. Purva-vibhaga 2.269)
   Srila Vallabhacharya tem explicado sobre a etiqueta e regulação devocional (maryada). O Srimad Bhagavatam nos dá esta instrução; ouvir, cantar, lembrar, servir os pés de lótus do Senhor, adorar, orar, se tornar um servo do Senhor, se tornar amigo dele, e render tudo a Ele (Deus), constitui as nove práticas do processo de vaidhi-bhakti.
   Há também as cinco práticas principais de bhakti que são as mais importantes; sadhu-sanga- associar com os devotos, escutar o Srimad Bhagavat, viver em Mathura, cantar os santos nomes e adorar a deidade com firme fé e veneração.
   Se seguirmos estas práticas sem ofensa, vamos alcançar prema-bhakti (amor puro transcendental por Sri Krishna) muito em breve.
   Bhava Bhakti é muito elevado, como podemos ver pelos seus sintomas:
Ksantir-avyartha-kalatvam
viraktir-mana-sunyata
asa-bandhah-samutkantha
nama-gane sada rucih
asaktis-tad-gunakhyane-pritis-tad-vasati-sthale
ity-adayo-'nubhavah-syur-jata-bhavankure jane
 “Quando a semente dos sentimentos extáticos a Krishna se frutifica, os seguintes nove sintomas manifestam no comportamento do devoto: perdão, entendimento que o tempo não deve ser desperdiçado, desapego, ausência de falso prestígio, esperança, determinação, prazer em cantar os santos nomes de Deus, apego às descrições das transcendentais qualidades de Deus e afeição pelos lugares onde Deus reside- templo ou lugar sagrado como Vrindavan. Estes sintomas são chamados de anubhav ou sinais subordinados da emoção extática. Eles são visíveis em uma pessoa cujo amor por Deus começou a frutificar.” (Bhakti-rasamrta-sindhu 1.3.25-26)
   Simplesmente dizer aos outros: “Eu tenho ânsia” não trará nenhum benefício. Se alguém diz: “Não quero performar vaidhi bhakti. Não há nenhuma necessidade em seguir isto,” isto vai contra as escrituras.
sruti-smrti-puranadi-pancaratra-vidhim-vina
aikantiki harer bhaktir utpatayaiva kalpate
   “Serviço devocional a Deus que ignora as literaturas Védicas como os Upanishads, Puranas, Narad-pancharatra etc.., é simplesmente um desnecessário distúrbio a sociedade.” (Bhakti rasamrta Sindhu 1.2.101)
Aqueles que não querem seguir as regras e regulações de bhakti são completamente independentes e prejudiciais. Eles não querem aceitar qualquer inconveniência ou sofrimento na execução de vaidhi bhakti. Eles querem pular direto ao topo da árvore de bhakti. Eles querem apenas radha dasya e manjari-bhav-serviço pessoal direto a Srimati Radhika em um bosque isolado. 
   Srila Rupa Goswami declarou (de acordo com as escrituras sruti e smriti) que há 64 práticas principais de bhakti-yoga, e as primeiras dez são especialmente importantes. A primeira é guru pada ashraya. Deve-se primeiro aceitar iniciação hari-nama e então iniciação no diksha-mantra. Deve-se aprender a como praticar bhakti-yoga e aprender o que é bhakti, o que não é bhakti, o que é sakama-bhakti (devoção visando satisfazer desejos materiais), niskama-bhakti (devoção sem nenhum desejo por resultado material), nirguna bhakti (devoção que não é afetada pelas qualidades da natureza material), uttama-bhakti (serviço devocional puro), aropa-siddha bhakti (atividades que não são bhakti, mas são nomeadas bhakti porque são oferecidas ao Senhor Supremo), sanga-siddha bhakti (esforços que são associados ou favoráveis ao desenvolvimento de bhakti, mas que não são puramente compostas de bhakti), swarupa-siddha bhakti (esforços que são puramente constituídos de serviço devocional).
   Aspirantes a devotos devem saber todas estas verdades, se não eles performarão bhakti que na verdade não é bhakti. Aqueles que não querem seguir estes princípios são tolos estúpidos. Srila Bhaktivedanta Swami Maharaj usava estas palavras, estou simplesmente repetindo suas palavras. Então, tome bastante cuidado. 
Yasya-deve-para-bhaktir-yatha-deve-tatha-gurau
Tasyate kathita hi artah prakasante mahatmanah

 “Os significados do conhecimento Védico são automaticamente revelados apenas a aquelas grandes almas que possuem a mesma fé firme tanto no Senhor Deus quanto no mestre espiritual”.  (Svetasvatara Upanisad 6.23)
   Você deseja praticar bhakti para Krishna, mas primeiro você deve praticar bhakti ao seu Gurudev. Você deve saber que Srila Gurudev é uma manifestação do próprio Senhor Krishna. Krishna é vishaya-bhagavan (O Supremo objeto e desfrutador do serviço) e Srila Gurudev é ashraya-bhagavan (o reservatório e o provedor do serviço a Deus).
Saksad-dharitvena-samasta-sastrair
uktas-tatha-bhavyata-eva-sadbhih
kintu-prabhor-yah-priya-eva-tasya
vande guroh sri-caranaravindam
   “O mestre espiritual que atua em nome do Senhor Supremo deve ser adorado como sendo tão bom quanto o Senhor, pois ele é o servente mais confidencial ao propagar a mensagem de Deus para o benefício das almas condicionadas presas neste mundo material”  (Sri Gurvastakam 7)
Yasya-prasadad-bhagavat-prasado
yasyaprasadan-na-gatih-kuto-’pi
dhyayan-stuvams-tasya-yasas-tri-sandhyam
vande guroh sri-caranaravindam
   “Pela misericórdia do mestre espiritual, recebemos a benção de Krishna. Sem a graça do mestre espiritual, ninguém pode fazer qualquer avanço. Então, devo sempre lembrar e glorificar o mestre espiritual. Pelo menos três vezes ao dia, devo oferecer minhas respeitosas reverências aos seus pés de lótus.” (Sri Gurvastakam 8)
   Estas pessoas falsas não querem servir Srila Gurudev. Como estes tolos conseguirão obter raganuga-bhakti? Sri Chaitanya Mahaprabhu seguiu todoas práticas de vaidhi-bhakti que estão escritas no Sri Bhakti Rasamrta Sindhu. Ele disse a Srila Raghunath Das Goswami:
Sthira-haiya-ghare-yao,-na-hao-vatula
krame krame paya loka bhava-sindhu-kula
   “Seja paciente e retorne a sua casa. Não seja louco. Muito em breve você será capaz de cruzar o oceano da existência material”. (Caitanya-caritamrta, Madhya 16.237)
Antare-nistha-kara,-bahye-loka-vyavahara
acirat krsna tomaya karibe uddhara
    “No seu coração, você deve se manter cheio de fé firme, mas externamente você pode agir como um homem comum. Então, muito em breve Krishna ficará satisfeito e liberará você das garras de maya”. (Caitanya-caritamrta. Madhya 16.239)
   Srila Rupa Goswami é Sri Rupa Manjari (sua forma como uma gopi), mas externamente ele seguia todas as regras e práticas de vaidhi-bhakti. Se, pela misericórdia de um Guru qualificado, alguém possui verdadeira ânsia por servir Krishna de maneira espontânea em seu coração e se, esta pessoa está servindo Krishna internamente no caminho de raganuga em sua forma espiritual (siddha deha), ela deve estar pelo menos no estágio de rati. Verdadeira ânsia transcendental manifestará neste estágio (rati-bhav). Antes disso, a pessoa não possui verdadeira ânsia. Em nome desta ânsia, homens serão atraídos por mulheres e mulheres serão atraídas por homens. Isto é muito perigoso, pois eles irão ao inferno. Eles não irão ao mundo transcendental para ser manjaris.”
   Vocês podem já ter lido este verso:
Bhayam-dvitiyabhinivesatah-syad
isad-apetasya-viparyayo-’smrtih
tan-mayayato-budha-abhajet-tam
bhaktyaikayesam guru-devatatma
   “O medo aparece quando a entidade viva se indentifica erroneamente como sendo o corpo material. Isto acontece devido a sua absorção na externa e ilusória energia material de Deus. Quando a entidade viva vira as costas para o Senhor Supremo (Deus), ela também se esquece da sua posição constitucional (natural) como um servente de Deus. Esta confusão- condição temerosa é imposta pela potência da ilusão, chamada maya. Então, a pessoa inteligente deve se engajar no serviço devocional uni direcionado a deus, sob a guia de um mestre espiritual fidedigno, a quem ela deve aceitar como sendo sua deidade adorável, sua vida e alma”.   (Srimad-Bhagavatam 11.2.37)
   Sri Kavi- um dos nove Yogendras proferiu a palavra “guru-devatatma” em sua conversa com Nimi Maharaj. Nós viemos a este mundo porque nos esquecemos de Krishna, e por isto estamos sempre sofrendo. Se alguém deseja acabar com todas as misérias da existência material, ela deve primeiramente servir Sri Guru, que é servido através dos seus ensinamentos. Primeiro sirva Sri Guru, e depois Krishna. Sem servir um Guru fidedigno, ninguém pode adentrar no campo de bhakti. Não seja impaciente como as pessoas que dizem que viram Radha ou Krishna. Estes são farsantes. Se alguém realmente vê a forma transcendental de Krishna, tal pessoa teria que abandonar seu corpo material e ir até Vrindavan, Vraj-mandal, no seu corpo transcendental perfeito (siddha deha) e então servir Krishna lá.
Tome bastante cuidado com isto. As pessoas que ignoram a importância de seguir os princípios de vaidhi-bhakti não querem seguir nada, mas você deve primeiramente seguir vaidhi-bhakti. Se você ler o Sri Chaitanya Charitamrta sob a guia de um Rasika Vaishnava, sua vaidhi-bhakti irá se tornar raganuga-bhakti automaticamente. Este é o processo.
Gaura-premanande!

Diferent kinds of human being and devotees. by Sri Gurudev B.V.Narayan Goswami Maharaj



In this world there are two kinds of human beings. A person of the first kind does not know who God is or who he himself is. He is always absorbed in sense gratification, thinking, “I am this physical body.” Such sensually absorbed persons are also of two kinds. Some are like animals and some are like demons.

Bhakti não é mera busca por conhecimento.




Muitas pessoas pensam que a mera busca pelo conhecimento védico ou filosofia visando satisfazer a curiosidade intelectual está conectado com bhakti-yoga. É certo que o conhecimento védico ajuda o praticante da devoção pura, no sentido que os Vedas nos dão as diretrizes e regras para o progresso espiritual. Porém há um abismo de diferença entre o estudo védico visando seguir as regras e ensinamentos e o estudo buscando satisfazer ou estimular a aspiração intelecto-filosófica do indivíduo.

A essência Védica.



“Chegou a nova era”. É comum hoje em dia ouvir frases como esta, era moderna, era de aquário, era da tecnologia e assim por diante. Porém tudo que chega até nós através de um canal não eterno e não divino sofre transformação com o passar do tempo. Um conhecimento passado para varias pessoas sofre alterações de acordo com o entendimento individual e do seu nível de compreensão. A verdade recebida por um canal imperfeito sofre variação que passada adiante se distancia cada vez mais da idéia original. Mesmo assim o conceito original é absoluto, eterno e imperecível. Primeiramente Krishna falou o Bhagavad Gita ao Deus do sol e com o passar do tempo a idéia original se perdeu devido ao contato com pessoas não qualificadas para absorver a essência do que foi dito. Por isto, Sri Krsna veio e falou o Gita novamente a Arjuna. E passados cinco mil anos desde que o Gita foi falado novamente, a idéia original, na maioria das vezes- nos comentários dos mayavadis (impersonalistas), se perdeu novamente. Várias culturas tentaram absorver a idéia original dos Vedas: Mayas, Grécia, Egito etc. Todas elas reconhecem o valor da cultura Védica, porém compreenderam os ensinamentos de acordo com as suas limitadas capacidades. Estes versos abaixo são encontrados no livro “Sri Bhagavatarka Marichi Mala” de Bhaktivinoda Thakur :

Yabhir bhutani bhidyante
Bhutanam patayas tatha
Yatha-prakrti sarvesam
Citra vacah sravanti hi

“Devido a variedade de suas propensões naturais, estas entidades vivas foram distinguidas dos seus mestres. De acordo com suas diferentes naturezas, diferentes tipos de entendimentos foram falados.”

Evam prakriti-vaicitryad
Bhidyante matayo nrnam
Paramparyena kesancit
Pasanda-matayo pare

“Assim, devido ás diferentes naturezas das pessoas, vários tipos de opinião foram introduzidas. Algumas destas opiniões continuam através da sucessão discipular. E outras pessoas começaram a propagar as filosofias ateístas.”

Chegamos então na era da tecnologia e da exploração. Tudo está sendo conectado e tudo está sendo explorado. Chegou-se ao ponto de cientistas e químicos modernos terem a idéia de tentar acabar com a morte em breve e para isto não percebem que vários já morreram e que eles mesmos vão morrer juntamente com esta idéia ainda “no papel”. Negar o controlador e o criador de todas as coisas deste mundo e se manter como explorador das coisas criadas por Deus, se tornou o objetivo máximo da humanidade. Mesmo assim, as pessoas ainda continuam nascendo, envelhecendo, sofrendo e morrendo. 

Ady-anta-vanta evaisam
Lokah karma-vinirmitah
Duhkhodarkas tamo-nisthah
Ksudra mandah sucarpitah

O destino de todas estas pessoas tem um começo e um final, então é temporário, cheio de misérias na longa jornada, no modo da ignorância, insignificante, mundano e cheio de lamentação.”
                                                                                                                                A situação está tão caótica que ate mesmo a população de tolos e materialistas e exploradores começam a pensar agora em vegetarianismo, doenças provindas do consumo abusivo de carne animal, medicina natural (ayurvédica) ou até mesmo a chinesa (acupuntura) etc..., que nada mais é que uma das partes estudadas nos Ayur-vedas (textos sagrados milenares relacionados a medicina), onde Krishna na forma do medico supremo, Dhanvantari, explica a medicina natural pura, yoga e assim por diante.
A raça humana atual esta imbuída em uma serie de doenças sejam elas físicas mentais ou espirituais. Procura-se hoje mais as curas para as doenças físicas e mentais do que as espirituais. O apego pelo corpo e  mente (os quais são meramente temporários e produtos do karma prévio) é muito maior do que o apego pelo eterno e espiritual (a  alma indestrutível). Para este fim procuram-se muito agora o yoga voltado para o bem estar físico e mental, o vegetarianismo, a ayurveda, a acupuntura e as medicinas naturais. O mais impressionante nisto é que o pensamento dificilmente se volta à cura da alma do espírito, mesmo sabendo que é o que temos de mais importante e que a essência de todos. “O corpo nunca vive e a alma nunca morre”. Apesar disto tentam ocultar ou menosprezar a cura do espírito entendendo que o corpo e a mente são de maior importância. Importância esta que acabará na hora do inevitável, a morte.
Então a cultura Védica vem, em essência, não para falar do corpo e da mente como em alguns textos, mas sim para nos informar que não somos este corpo composto por terra, água, fogo, ar, éter e mente, inteligência e falso ego e sim somos almas espirituais dotadas de elementos. Transcendentais sac-(conhecimento), cit (eternidade) e ananda (êxtase, felicidade). Os sastras Védicos apesar de tratar dos assuntos relacionados com o corpo e a mente no decorrer dos ensinamentos, chega um ponto que todas estas rasteiras idéias são descartadas para dar lugar ao Eterno ao espiritual e a real busca de todos nós. Vemos que primeiramente Veda Vyasa (o compilados dos Vedas as explicou Ayur-veda, Sama-veda, Atharva-veda, Rg-Veda, depois compôs os Puranas, Maha-Bharata, Upanisads etc. mas ainda sim não ficou satisfeito. Ele sentiu que após milhares de livros com tópicos relacionados com os modos materiais, ele ainda sim não se sentiu auto-realizado. Seu mestre espiritual então Sri Naradaji o instruiu: “Escreva agora sobre a alma suprema, O senhor do Universo e libere o mundo inteiro da doença da alma. Se fizeseres isso sentirás realizado e dará real ajuda a humanidade”.
Vyasadeva então compôs o Srimad-Bhagavatam onde se explica quem somos realmente, quem é Deus e qual a nossa ralação com Ele.
Assim como Vyasadeva a não ser que deliberamos sobre o nosso real ser e sobre a alma suprema o Senhor do Universo não nos sentiremos totalmente realizados neste mundo. A alma sempre deseja felicidade, amor e harmonia, e isso só é obtido através da conexão com o Supremo. Neste ponto toda a nossa conexão com este mundo mortal se queimará e a sede do espírito se saciará como néctar provindo da beleza e do amor da Divindade Suprema Sri Krsna a realidade o Belo.

Veda brahmatma-visayas
Tri-kanda-visaya ime
Paroksa vada rsayah
Paroksam mama ca priyam

“Aos olhos das pessoas comuns, A literatura Védica são divididas em três seções: karma ou atividades fruitivas, devata ou adoração aos Semi-Deuses e yajna ou realização da Verdade Absoluta. Mas se alguém compreende o real significado dos Vedas, vai ver que todas as injunções Védicas ensina á adoração ao Deus Supremo Sri Krishna. Todos os mantras dado nos Vedas apontam para um caminho indireto. Em outras palavras, o que estes mantras parecem nos ensinar não é na verdade a real proposta. A explicação confidencial dos Vedas é conceder elevação espiritual.”


Baladeva das brahmachari

Param Gurudev Article. What is really Service???

Service to the Jiva and Compassion upon the Jiva. By Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharjaja
Srila Bhakti Prajnana Kesava Goswami Maharaja Srila Bhakti Prajnana Kesava Goswami Maharaja

Most people do not finely differentiate between the two words, “jiva-seva” and “jive-daya”. Usually a person fails properly to understand the distinguishing characteristics of jiva-seva and jive-daya, and therefore ends up with an understanding that is completely opposite to the truth. In this world many people cherish the desire to be celebrated as “a great thinker”, “magnanimous”, “benevolent”, “a well-wisher of the society” and “a well-wisher of the world”; but because such people do not properly understand this subject, the culmination of all their efforts is like the labor of animals.

Black man and womens are not papa yonis. For proper understanding of Srila Prabhupad words. By Srila Gurudev.

The Hague, Holland: July 12-14, 2005 Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja Some people have doubts. They think that Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja has said that women and black people are very low. The fact is that he has not said it, and it is actually a wrong idea – a very wrong idea. You should know you are neither male nor female. The soul is transcendental – a servant of Lord Sri Krsna, but we have now accepted a female or male form.

Somos todos filhos de Deus- Entrevista com Srila Gurudev.

Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja Entrevistado para um programa de rádio Houston – Texas, 23 de Maio de 2007. Anfitriã do rádio: Primeiramente quero me apresentar, estou começando um programa de rádio aqui em Houston que se chama “Yoga para Paz”. O que fazemos é educar as pessoas no vasto assunto que é o yoga e os diferentes caminhos que uma pessoa pode tomar com o objetivo de alcançar a paz. Para que desta maneira as pessoas não fiquem presas à parte do hatha ou asana do yoga.

Unidade na Diversidade- Harmonia sem fanatismo.



Raios de Harmonia
Jornal mensal da Sri Keshavji Gaudiya Math (B.H) N: 41 – Líder Yuga Acharya Sri Srimad Bhaktivedant Narayan Goswami Maharaj – Tel: (31) 32259035 – nabadvip@gmail.com – baladev


Unidade na Diversidade - A visão não-fanática

  Este é o primeiro de uma série de artigos que resultará mais tarde em um livro onde vários versos e passagens de várias escrituras religiosas (Vedas, Bíblia, Korão e Toráh) e seus respectivos profetas serão citados visando compreender melhor o objetivo da fé, religião e harmonia que há entre elas, os quais não podem ser diferentes entre si, pois Deus é um só, não pode ser dois.

Novo livro Online. Blog.

http://jornadaaomundoespiritual.blogspot.com.br/2013_04_01_archive.html




Prefácio

  
   Banhando com a poeira dos pés de lótus de Sri Guru Pad Padma Om Vishnu Pad Paramahamsa Parivrajakacharya-varya 108 Sri Srimad Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaj, apresentamos este livro aos sinceros aspirantes pelo bem último da vida, isto é, devoção pura por Deus (suddha bhakti).
   Os assuntos tratados a seguir são de muita importância para aqueles que desejam trilhar o caminho que leva ao mundo espiritual. Primeiramente, Sri Gurudev explica quem somos nós, porque estamos neste mundo, qual a nossa relação com Deus e qual é o processo para nos livrar-nos deste plano material de existência. Este tópico é classificado com o nome de Jiva-tattva.    Várias concepções errôneas sobre este tópico estão sendo propagadas ao público leigo, porém com referências das escrituras, Sri Gurudev desmantela todas estas falsas concepções e nos ilumina com o significado profundo das palavras emanadas de Acharyas – Mestres Espirituais fidedignos, assim como de textos Védicos. Aqui, o aspirante encontrará uma espécie de almanaque completo sobre o começo do processo de sudha bhakti, o acordar do amor puro á Deus, que por si só libera as entidades vivas de kali yuga de todo tipo de sofrimento e lamentaçao e as concede o ‘vinho entorpecedor’ na forma do cantar dos santos nomes de Radha e Krishna. A feliciddade e êxtase encontrado na prática de suddha bhakti (devoção pura) são transcendentais e está livre de toda contaminação mundana.
   Na segunda parte Sri Gurudev explica detalhadamente as qualidades de um Sad-Guru fidedigno, as quatro manifestações de Sri Guru, como reconhecer um Maha Bhagavata Sad Gurudev, qual o dever de um discípulo, quando se deve abandonar um guru desqualificado e a importância de se ter um Siksha Guru. Também descreve as glórias da associação com o devoto puro de Deus. Sobre a importância de um guardião fidedigno, apresentamos também um artigo escrito por Sua Santidade Sri Srimad Bhakti Rakshak Sridhar-dev Goswami Maharaj.
   Na terceira e última parte, apresentamos um artigo escrito pelo fundador do movimento para a Consciência de Krishna no século dezoito – Srila Sachidananda Bhaktivinoda Thakur Mahasay, o grande arquiteto da missão mundial dos ensinamentos de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Ali ele descreve os diferentes níveis de devotos, quais são seus respectivos sintomas de acordo com a qualidade do cantar dos santos nomes, e como devemos nos relacionar com cada um deles. Também descreve o perigo de se cometer Vaishnava Ninda (ofensa ao Vaishnava) assim como os motivos apropriados para se refletir nas suas falhas. Ainda neste tópico, finalizamos com as instruções de Srila Vrindavan Das Thakur extraídas do seu famoso livro chamado Sri Chaitanya Bhagavata com a tradução de Sua Santidade Sri Srimad Bhakti Vaibhav Puri Goswami Maharaj.
   O autor e a fonte exata das leituras que compõe o livro estão indicados logo após o título principal de cada parte. Para a leitura dos textos, livros e artigos originais em inglês, favor ver os links na última página do livro. Que Sri Guru Pad Padma fique satisfeito com esta publicação e nos conceda a sinceridade necessária para servir seus confortantes pés de lótus de maneira digna e amorosa.


         Baladev Das Brahmachari      
 

Revendo conceitos e harmonizando as religiões.

Bastante interessante e instrutivo a todos os vegetarianos, devotos ou não.

Os cristãos deixaram de lado essa prática muito cedo. Há dois textos basilares que nos ajudam a compreender a visão cristã. O primeiro se encontra no evangelho de Marcos (7,14:23):
14 Em seguida, Jesus chamou de novo a multidão para perto dele e disse: «Escutem todos e compreendam: 15 o que vem de fora e entra numa pessoa, não a torna impura; as coisas que saem de dentro da pessoa é que a tornam impura. 16 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.»
17 Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18 Jesus disse: «Será que nem vocês entendem? Vocês não compreendem que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19 porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, e vai para a privada?» (Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros). 20 Jesus continuou a dizer: «É o que sai da pessoa que a torna impura. 21 Pois é de dentro do coração das pessoas que saem as más intenções, como a imoralidade, roubos, 22 crimes, adultérios, ambições sem limite, maldades, malícia, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23 Todas essas coisas más saem de dentro da pessoa, e são elas que a tornam impura.»

Outro texto está em Atos dos Apóstolos 10,13-15:
No dia seguinte, enquanto eles estavam a caminho e se aproximavam da cidade, ao meio-dia Pedro subiu ao terraço para rezar. 10 Sentiu fome e quis comer; mas enquanto preparavam a comida, Pedro entrou em êxtase. 11 Viu o céu aberto e uma coisa que descia para a terra; parecia uma grande toalha sustentada pelas quatro pontas. 12 Dentro dela havia todo tipo de quadrúpedes, e também répteis da terra e aves do céu. 13 E uma voz lhe disse: «Levante-se, Pedro, mate e coma!» 14 Mas Pedro respondeu: «De modo nenhum, Senhor! Porque eu jamais comi coisa profana e impura!» 15 A voz lhe disse pela segunda vez: «Não chame de impuro o que Deus purificou.» 16 Isso repetiu-se por três vezes. Depois a coisa foi recolhida ao céu.

Alguém pode perguntar: "Mas você  é vaishnava, esta pregando comer carne?" a resposta é que o ponto aquí, é que a fé, a intenção, sentimentos, pensamentos etc.. são muito mais importantes do que simplesmente comer alimentos impuros ou 'puros'. Por isso, Swami Maharaj também disse nesse sentido. Srila Sridhar Maharaj também diz que uma pessoa que não segue o dharma, regra etc.. mas tem fé m Deus, é considerada mais avançada que uma vegetariana e que não tem tanta fé em deus. Hoje em dia, muitos pensam que é uma honra ser vegetariano, que são melhores do que os outros por isso etc... e como disse um cristão 'Adoram mais os vegetais do que o próprio Deus." Swami Maharaj também disse: "Só não comemos carne por que Krishna não aceita como oferenda, se não comeríamos sem problema." O que acontece muitas vezes, são declarações fanáticas da parte de 'devotos' sobre vários tópicos espirituais, justo como os crentes fazem. As pessoas tomaram antipatia de devotos fanáticos e com razão. A falta de fé, prática sincera, realização védica e o aumento da hipocrisia são as causas do fanatismo e da não aceitação do vaisnavismo pelas pessoas de outras religiões.

Quando estudamos as escrituras sagradas, Bíblia, Korão, vedas etc ... vemos um processo gradual que leva ao absoluto. Isto é pregado de acordo com a qualificação de cada um. Por isso Maomé disse que seus discípulos poderiam comer carne, menos a de porco. E Jesus também deu algumas concessões a este respeito. Nos Vedas também há concessões para o comer de carne para pessoas no modo da ignorância. Por que eles vieram pregar para os bárbaros, não os perturbou quanto a comida pura ou impura, deu ênfase a fé, e isto é mais importante. Isto não significa que comer carne seja positivo ou divino, mas que para algumas pessoas isso não será grande problema se se tem fé em um só Deus e se seguem as palavras dos seus profetas. Srila Bhaktivinod Thakur aceitou Moisés, Maomé e Jesus como enviados de Deus e rejeitou qualquer idéia aceita de forma fanática ou imposição de crença a outras pessoas. Assim sendo, tudo que os profetas de Deus disseram (Moisés, Maomé, David, Cristo, Mahaprabhu etc..) deve ser levado em consideração e harmonizado pelos aspirantes espirituais. Hari Bol





baladeva

Vivendo a realidade

Deus não é para corações fracos

Muitas pessoas pensam que o caminho de bhakti (devoção) é uma estrada cheia de flores. Eles também acreditam que fé cega, transgressão das regras e regulações, carência de concepções válidas, sentimentalismo e especulação, estão todos incluídos em Bhakti, porem, através das escrituras e palavras dos acharyas (Mestres espirituais puros) podemos entender que apesar de que o caminho de bhakti seja a única estrada real para as pessoas obter o destino supremo, este caminho é obstruído por raios e trovões. Especialmente nesta era, Kali-Yuga, a era do argumento e disputa, o caminho de bhakti é bloqueado por milhões e milhões de trovões. Os acharyas são como o oceano de misericórdia sem causa e eles foram enviados pelo próprio Senhor Supremo. Para capacitar os viajantes no caminho de Bhakti à destemidamente alcançar a árvores dos desejos dos pés de lótus de Sri Krishna e assim saborear o néctar do amor puro a Deus, eles nos alertam sobre os incontáveis obstáculos da devoção desde o começo.

Yoga and Religion- by Srila Gurudev



Yoga e religião na era atual

Host: Just to introduce myself, I am beginning a radio program here in Houston that is called “Yoga for Peace.” What we do is educate people on the vastness of yoga and the different paths that one can take in order to reach peace. In this way, people don’t get too stuck in the hatha or asana portion of yoga. They will be able to understand that there are other avenues to expand and reach peace. This is what the program is about. We have interviewed Svamis and other great souls who have come to town, and we play these interviews on the radio so that people can learn.

Guru Maharaj Sri Tirtha Goswami Hari Katha 2013



English translation of Srila Gurudev Srila Bhakti Ballabh Tirtha Goswami Maharaj's Harikatha today, February 22nd, at Sri Chaitanya Gaudiya Math in Guwahati, Assam, on the occasion of its annual function

Introdução á biografia de Param Gurudev Srila B.P.Keshav Goswami Maharaj, por Srila Gurudev Narayan Goswami Maharaj.



O Bhagavata Guru-parampara

   Para o bem estar do mundo, o misericordioso supremo Sri Bhagavan, descende juntamente com seus queridos associados de acordo com a necessidade dos tempos e traz consigo a dádiva das suas instruções.

Sem siddhanta, bhakti rasa é impossível.

"Quando discutimos sofre a filosofia gaudiya vaishnava e seu siddhanta, muitos devotos falam 'Ah, isso é apenas filosofia, não tem importância' . Sim, isto é filosofia, mas sem compreender esta filosofia Vaishnava, é impossível adentrar em bhakti rasa e sentir o prazer espiritual encontrado na prática de bhakti yoga." Srila Bhakti Prakash Hrshikesh Maharaj

"Religião sem conhecimento filosófico é apenas fanatismo" Swami Prabhupada

About Brahmacharya - Vedic science view.


BRAHMACHARYA
The human form of life, especially male form of life is very rare and it is the best suited form for the path of self realization. Who can afford to miss this golden opportunity to go back home back to Godhead ?

As aparências enganam


(Chaitanya Bhagavata por Srila Vrindavana Das Thakur ‘Veda Vyasa  em Goura-lila’ - madhya-lila. Pág. 296-297 – Tradução – Srila B.V.Puri Goswami Maharaj)


   “Jagai e Madhai, mesmo tendo cometido todos os pecados imagináveis, ainda sim, estavam livres das ofensas contra os Vaishnavas. Eles estavam sempre bêbados e não tinham oportunidade de criticar os Vaishnavas.