Esquizofrenia Educacional

O atual cenário do intenso esforço científico mundial se originou há aproximadamente quinhentos anos atrás. A grande revolução de pensamentos e ideais a qual se espalhou e alterou a Europa no Sec.14 em diante e que fez com que a civilização partisse da era medieval ficou conhecida como Renascença. A recuperação e estudos dos clássicos, a invenção da tecnologia de impressora no Sec.15 revolucionou a disseminação do conhecimento. Grandes viagens sobre os oceanos e a ‘descoberta’ de novos continentes, pavimentaram o caminho para a colonização e aumentaram a visão das pessoas assim como suas imaginações. Tudo isso levou a grandes invenções, descobertas e explorações de diversos tipos e então houve um rompimento das (antigas) tradições, o que remodelou a arte, literatura etc. (tudo se tornou mais sensual e secular). Tudo isso formou a “modernidade” como conhecemos hoje.
O conteúdo principal da Renascença era dar prioridade às aspirações pessoais (egoístas-mundanas) e focar apenas na (dita) felicidade da vida material. Este novo pensamento atual instigou o povo em geral, porque os inspirou a se preocuparem menos com o bem estar espiritual e os ofereceu uma quase que completa licença para desfrutar da vida terrena e do mundo material. Logo, este espírito começou a permear a literatura e a filosofia, sociedade e política, cultura e educação por todo o mundo. O novo espírito começou a aparecer sob novas formas, avivando a mente das pessoas; então a era do “iluminismo” chegava. Isto levou a revolução industrial. Cinco séculos consecutivos sob as garras dessa Renascença Europeia e aqui estamos carregando esse patético legado no Sec.21.
No Sec. 20, as instituições educacionais dessa terra tem transmitido todas estas improváveis teorias (big-ben, darwin etc.) aos estudantes como se fossem verdades, e esta prática continua no presente. Isso gerou um importante chamado na global civilização; inclinações ateístas vieram á tona de forma mais proeminente e fez com que as pessoas se tornassem mais e mais materialistas, centralizadas em dinheiro, consumistas e perdendo os bons valores da vida humana.


- Govardhan Gopal, "Science and spirituality in the age of space world" Pag 14-15.

“A educação moderna é esquizofrênica, oprimindo a Verdade como o único meio de perpetuar a reivindicação do homem moderno à autonomia. Se necessário, todo significado e sentido da vida deve ser negado para manter esta estranha liberdade.”- R.J.Rushdoony- "Esquizofrenia Intelectual".

Nenhum comentário:

Postar um comentário