Yasya prasada, bhagavat prasada


Ontem foi dia do desaparecimento de Śrīla Swami Maharaj, mundialmente conhecido como Swami Prabhupad, o Nome de Kṛṣṇa hoje é cantado por todo canto do globo devido ao esforço e determinação desta personalidade em satisfazer a missão de seu mestre espiritual e do próprio Senhor Supremo Śrī Chaitanya Mahaprabhu. Penso que todos aqueles que de algum jeito, entraram em contato com a cultura hindu, deve algo a ele, o que dizer daqueles que foram atraídos ao Vaishnavismo. Hoje, ao ver a foto de um dos meus Gurus Instrutores Śrīla B.N.Turyashrami Maharaj, me veio a lembrança do período que passei no monastério- Gaudiya Math em Calcutá, onde pude testemunhar o dia a dia deste muito humilde e avançado sadhaka- sanyassi praticante. Fui afortunado de poder passar dia e noite perto dele e de dormir em um colchão justo do lado de sua cama por mais de mês e pude observar que ele é um exemplo de verdadeiro renunciante- sanyassi. Todos os dias cantávamos japa na varanda, e várias vezes testemunhei seus olhos cheios de lágrimas enquanto recitava suavemente o maha-mantra. Quando ia dormir, por volta das 9:30 da noite, ele amarrava as cordas do mosquiteiros na janela que ficava em cima do meu colchão mas simplesmente para não pisar no colchão, mesmo com mais de 80 anos. Um dia vi que ele amarrava com dificuldade os cordões mas não pisava no colchão, então quando vi, fui correndo e disse: “Maharaj, Você pode pisar, não tem problema, ou eu amarro para você todos os dias.” Ele não costumava aceitar serviço de ninguém, outras vezes, eu tentei oferecer-lhe para lavar seu prato após a prasad etc.. então ele disse, não, mas vendo sua idade, peguei o cordão e eu mesmo amarrei, e nós dois demos risadas. Um dia na madrugada, acordei com gritos, e vi que Śrīla Maharaj gritava bem alto “Bhagavān, Bhagavān (Bhagavān significa Deus em sânscrito)” Até mesmo dormindo ele chamava pelo Senhor. É difícil saber por quanto tempo ainda ele fica neste mundo, ninguém pode ficar aqui para sempre. Devotos são a riqueza do praticante espiritual. Deus não pode ser servido diretamente. Podemos ter fé em Deus, cantar Seu nome etc. mas não podemos servi-Lo ou vê-Lo diretamente, mas podemos ver e servir Seus devotos. É aí que está nossa fortuna. Se observamos o exemplo dos Vaishnavas, sua conduta, seus ensinamentos e seguimos com determinação, fé e sinceridade, nossa vida está ganha, será exitosa. Yasya prasad bhagavat prasad ... Pela misericórdia do devoto, Krishna concede Sua misericórdia automaticamente, tudo é cumprido.


baladev daas

Nenhum comentário:

Postar um comentário